Excelente post. Parabéns. Eu tenho discutido esse tema com alguns amigos já tem algum tempo.Gaijin escreveu:
E digo mais, acho que as artes marciais de modo geral sofreram um "amolecimento" muito grande nas últimas décadas, porque ocorreu uma espécie de "abismo" com o boom do MMA.
O que eu vejo que aconteceu foi: à medida que o MMA foi se desenvolvendo e popularizando, começou-se a "separar" nas academias o pessoal que treinava pra lutar MMA e o pessoal que visava competir na modalidade.
Eu não vejo problema nessa "separação" nas academias, o que eu mais tenho ficado preocupado é com a forma como algumas academias/professores tem lidado com a arte marcial, a popularização do MMA não pode gerar esse "amolecimento" nas artes marciais que você bem citou, muito pelo contrário, eu acho que deveria acontecer é um fortalecimento de cada arte marcial, um cuidado maior com cada modalidade. A arte marcial não pode ser enfraquecida por causa do MMA, o que deve ocorrer é uma adaptação/ajuste, um resgate da essência de cada arte marcial, mas não diluição da arte. É um tema bem amplo, tem uma galera que tem um pensamento um pouco diferente desse que eu tenho haha, principalmente a galera mais nova que tem ingressado no MMA direto, sem formação em nenhuma arte marcial.