Triglicérides e esteatose

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
VBB
Mensagens: 6443
Registrado em: 15 Jun 2014 14:57
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por VBB » 17 Ago 2019 16:45

Violence escreveu:
17 Ago 2019 16:35
Deu até água na boca essa abóbora! kkkkkkkkkk

O que seu médico/nutricionista diz a respeito da dieta low carb?!

Já vi alguns médicos criticarem e dizer que só o que importa é o déficit calórico, não importando de onde vem essas calorias.
Existe muita discussão nessa área e cada um puxa para o seu lado. Eu acredito que para quem precisa perder peso é necessário fazer uso da calculadora e trabalhar o déficit calórico de maneira pragmática. Eu fiz isso no começo pois queria perder gordura e consegui sem muita dificuldade. O que meus médicos dizem é que a qualidade do alimento é de suma importância. Se não me engano batata-doce é mais calórica que a batata inglesa mas um carboidrato complexo de melhor qualidade. Uma das razões que acredito terem sido responsáveis pelos meus problemas foi a alteração drástica de alimentação quando retornei ao Brasil e passei a comer nossos carboidratos de péssima qualidade (pães e massas, principalmente). Por muito tempo usei farinhas excelentes e me alimentei bem e com nossos equivalentes minha saúde deteriorou. Meu gastro por exemplo ao perceber que eu estava precisando reduzir açúcar disse que eu não precisava comer frutas pois nunca foi um grande hábito meu e elas contém frutose. Estaria forçando o alimento que não gosto e ele estaria em alguns casos até me atrapalhando (suco de laranja por exemplo). Não há razão pra forçar alimentos que você odeia e não vai conseguir prosseguir comendo em longo prazo. Por isso me organizei para comer somente coisas que aprecio. A nutricionista tentou moldar toda minha alimentação e não deu certo. Como duas vezes ao dia, almoço e janta. Eventualmente algo de tarde, principalmente sábado e domingo. Não adianta sentar no consultório e ela vir com um cardápio com 6 refeições de 3 em 3 horas no meu caso, eu simplesmente não seguirei. Mesmo assim, a low carb tem sido meio que um consenso entre os dois médicos que vou e a nutricionista também é adepta em casos como o meu.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Violence » 17 Ago 2019 16:56

VBB escreveu:
17 Ago 2019 16:45
Existe muita discussão nessa área e cada um puxa para o seu lado. Eu acredito que para quem precisa perder peso é necessário fazer uso da calculadora e trabalhar o déficit calórico de maneira pragmática. Eu fiz isso no começo pois queria perder gordura e consegui sem muita dificuldade. O que meus médicos dizem é que a qualidade do alimento é de suma importância. Se não me engano batata-doce é mais calórica que a batata inglesa mas um carboidrato complexo de melhor qualidade. Uma das razões que acredito terem sido responsáveis pelos meus problemas foi a alteração drástica de alimentação quando retornei ao Brasil e passei a comer nossos carboidratos de péssima qualidade (pães e massas, principalmente). Por muito tempo usei farinhas excelentes e me alimentei bem e com nossos equivalentes minha saúde deteriorou. Meu gastro por exemplo ao perceber que eu estava precisando reduzir açúcar disse que eu não precisava comer frutas pois nunca foi um grande hábito meu e elas contém frutose. Estaria forçando o alimento que não gosto e ele estaria em alguns casos até me atrapalhando (suco de laranja por exemplo). Não há razão pra forçar alimentos que você odeia e não vai conseguir prosseguir comendo em longo prazo. Por isso me organizei para comer somente coisas que aprecio. A nutricionista tentou moldar toda minha alimentação e não deu certo. Como duas vezes ao dia, almoço e janta. Eventualmente algo de tarde, principalmente sábado e domingo. Não adianta sentar no consultório e ela vir com um cardápio com 6 refeições de 3 em 3 horas no meu caso, eu simplesmente não seguirei. Mesmo assim, a low carb tem sido meio que um consenso entre os dois médicos que vou e a nutricionista também é adepta em casos como o meu.
Bacana, VBB!

Tenho tentado uma dieta com 3 refeições por dia, calculando os macro-nutrientes. Inclusive, tentando hipertrofia muscular.

Como é recente, ainda não tenho relatos pra dizer se funcionou. :dunno:

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Masteron » 17 Ago 2019 17:58

(apenas um exemplo frequente)... Aí tá lá o manolo com a barriguinha crescendo mês a mês... Ele come negresco, pão de queijo, esfirra do habibs e doritos e considera isso carbo, só que tem gordura trans pra caralho junto - os tais alimentos ultraprocessados - hiperpalataveis (tb chamados lixo) , que quanto mais come mais vontade da ) , ele ainda come alguns carbo integral, orgânico, sem gluten e sem lactose pois "esses podem". Toma umas brejas. Fica obviamente todo dia num balanço calórico bem positivo, então todo dia engorda um pouquinho.
Aí um dia ele ouve falar no nome da moda : "low carb" uauuu vou fazer
Ele corta os carbos (aliás... O lixo) ...ou pelo menos, reduz bem. Reduz bem as brejas. Foco total no low carb. Passa a comer pouco carbo, só dos "bons" (como se houvesse isso), já q tirou maioria dos carbos (ops... Aliás... Do lixo... Que ele chamava de carbo). Claro que menos lixo = menos carbo mas, mais ainda, menos gordura trans e o que realmente mais importa... tchan tchan tcharan... Menos calorias!
Entrou em déficit calórico (mesmo sem saber, mas afinal o que que importa é o resultado)
Menos carbo total e menos sódio dos lixo e menos álcool = menos retenção! Uauu perdi três kg em uma semana!
Ou seja... Não é o low carb que emagreceu a barriga ou o fígado ... Foi o déficit calórico que o ajuste da super ingestão de carbo (geralmente com gordura junto) promoveu , mais a redução da retenção pela diminuição de lixo (sal com açúcar e farinha) que ingeria diariamente antes.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

jorgequebraqueixo
Mensagens: 179
Registrado em: 27 Out 2014 21:52
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por jorgequebraqueixo » 19 Ago 2019 22:32

Faça uma boa alimentação, e acrescente um chá verde após as refeições, bom tomar o chá depois de algumas horas.

jorgequebraqueixo
Mensagens: 179
Registrado em: 27 Out 2014 21:52
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por jorgequebraqueixo » 19 Ago 2019 22:37

Chá de cúrcuma combate triglicérides também, ótimo chá.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Tartaruga » 20 Ago 2019 04:22

To apostando no abacate, além de maneirar no restante da alimentação, vamos ver no que dá.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Anônimo » 20 Ago 2019 09:38

Ômega 3 ajuda? Comecei a usar depois de recomendações médicas. O problema é saber se essas marcas nacionais têm qualidade. Não fiz novos exames nos últimos 6 meses para saber se houve redução na esteatose.

Avatar do usuário
VBB
Mensagens: 6443
Registrado em: 15 Jun 2014 14:57
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por VBB » 20 Ago 2019 10:07

Masteron escreveu:
17 Ago 2019 17:58
(apenas um exemplo frequente)... Aí tá lá o manolo com a barriguinha crescendo mês a mês... Ele come negresco, pão de queijo, esfirra do habibs e doritos e considera isso carbo, só que tem gordura trans pra caralho junto - os tais alimentos ultraprocessados - hiperpalataveis (tb chamados lixo) , que quanto mais come mais vontade da ) , ele ainda come alguns carbo integral, orgânico, sem gluten e sem lactose pois "esses podem". Toma umas brejas. Fica obviamente todo dia num balanço calórico bem positivo, então todo dia engorda um pouquinho.
Aí um dia ele ouve falar no nome da moda : "low carb" uauuu vou fazer
Ele corta os carbos (aliás... O lixo) ...ou pelo menos, reduz bem. Reduz bem as brejas. Foco total no low carb. Passa a comer pouco carbo, só dos "bons" (como se houvesse isso), já q tirou maioria dos carbos (ops... Aliás... Do lixo... Que ele chamava de carbo). Claro que menos lixo = menos carbo mas, mais ainda, menos gordura trans e o que realmente mais importa... tchan tchan tcharan... Menos calorias!
Entrou em déficit calórico (mesmo sem saber, mas afinal o que que importa é o resultado)
Menos carbo total e menos sódio dos lixo e menos álcool = menos retenção! Uauu perdi três kg em uma semana!
Ou seja... Não é o low carb que emagreceu a barriga ou o fígado ... Foi o déficit calórico que o ajuste da super ingestão de carbo (geralmente com gordura junto) promoveu , mais a redução da retenção pela diminuição de lixo (sal com açúcar e farinha) que ingeria diariamente antes.

Eu tenho uma vantagem em relação a muitas pessoas que precisam tratar esteatose. Não sou consumidor de praticamente nada industrializado na alimentação. Odeio bolachas, fastfood, etc. Tem gente que não vive sem. Não uso nem molho de tomate pronto, faço o meu durante horas e guardo para algumas refeições. O que mais aprendi durante o tratamento é auto-controle. Faço o que se deve fazer mas em caso de fugir do padrão, sem problema, retoma na próxima refeição. Muitas pessoas ficam 60 dias no pau, com restrição demais e na primeira furada jogam tudo pro ar. O déficit calórico é que faz perder peso mas com alimentos mais saudáveis sempre será melhor.

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Masteron » 20 Ago 2019 12:36

VBB escreveu:
20 Ago 2019 10:07
O que mais aprendi durante o tratamento é auto-controle. Faço o que se deve fazer mas em caso de fugir do padrão, sem problema, retoma na próxima refeição. Muitas pessoas ficam 60 dias no pau, com restrição demais e na primeira furada jogam tudo pro ar. O déficit calórico é que faz perder peso mas com alimentos mais saudáveis sempre será melhor.
Boa , é isso aí .
Obesidade ( e saude em geral) é assim, nao adianta entupir de remédios se o mental tá estressando, e medidas radicais de dieta vão estressar mais cedo ou mais tarde . Isso que vc citou é mega importante , faz o que precisa hoje, errou hj , nao deu , amanha volta a tentar . Sem a vibe de tudo ou nada e sim " o melhor que eu puder hoje" .
Esse projeto de nao sei quantos dias, que a gente ve por aí na mídia é o modo mais inadequado de se fazer as coisas .
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Avatar do usuário
VBB
Mensagens: 6443
Registrado em: 15 Jun 2014 14:57
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por VBB » 20 Ago 2019 14:03

Masteron escreveu:
20 Ago 2019 12:36
Boa , é isso aí .
Obesidade ( e saude em geral) é assim, nao adianta entupir de remédios se o mental tá estressando, e medidas radicais de dieta vão estressar mais cedo ou mais tarde . Isso que vc citou é mega importante , faz o que precisa hoje, errou hj , nao deu , amanha volta a tentar . Sem a vibe de tudo ou nada e sim " o melhor que eu puder hoje" .
Esse projeto de nao sei quantos dias, que a gente ve por aí na mídia é o modo mais inadequado de se fazer as coisas .
O que você acha do café, mestre? Consumo relativamente bastante e é um porto seguro entre os ítens que consumo diariamente. Muita gente fala mal e muita gente fala bem. Sinto que se tirar desregulo sobretudo o meu intestino.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Birita » 20 Ago 2019 15:52

Masteron escreveu:
17 Ago 2019 17:58
(apenas um exemplo frequente)... Aí tá lá o manolo com a barriguinha crescendo mês a mês... Ele come negresco, pão de queijo, esfirra do habibs e doritos e considera isso carbo, só que tem gordura trans pra caralho junto - os tais alimentos ultraprocessados - hiperpalataveis (tb chamados lixo) , que quanto mais come mais vontade da ) , ele ainda come alguns carbo integral, orgânico, sem gluten e sem lactose pois "esses podem". Toma umas brejas. Fica obviamente todo dia num balanço calórico bem positivo, então todo dia engorda um pouquinho.
Aí um dia ele ouve falar no nome da moda : "low carb" uauuu vou fazer
Ele corta os carbos (aliás... O lixo) ...ou pelo menos, reduz bem. Reduz bem as brejas. Foco total no low carb. Passa a comer pouco carbo, só dos "bons" (como se houvesse isso), já q tirou maioria dos carbos (ops... Aliás... Do lixo... Que ele chamava de carbo). Claro que menos lixo = menos carbo mas, mais ainda, menos gordura trans e o que realmente mais importa... tchan tchan tcharan... Menos calorias!
Entrou em déficit calórico (mesmo sem saber, mas afinal o que que importa é o resultado)
Menos carbo total e menos sódio dos lixo e menos álcool = menos retenção! Uauu perdi três kg em uma semana!
Ou seja... Não é o low carb que emagreceu a barriga ou o fígado ... Foi o déficit calórico que o ajuste da super ingestão de carbo (geralmente com gordura junto) promoveu , mais a redução da retenção pela diminuição de lixo (sal com açúcar e farinha) que ingeria diariamente antes.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31217353

da uma lida.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Birita » 20 Ago 2019 16:00

um sobre low carb no tratamento da gordura no fígado:

https://bmjopen.bmj.com/content/9/2/e023597

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Birita » 20 Ago 2019 16:00

um sobre low carb no tratamento da gordura no fígado:

https://bmjopen.bmj.com/content/9/2/e023597

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Masteron » 20 Ago 2019 16:24

Birita escreveu:
20 Ago 2019 15:52
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31217353
da uma lida.
Opaaa boaaa...
Conhecia este já este estudo , é o que os lowcarbfans tem no bolso pra toda discussão hj em dia .
Vc leu o estudo todo , nao apenas o subject ? Eu até acompanhei o clinical trials dele.
Se vc ler ( ou caso tenha lido) a metodologia, vai ver que a substituição das calorias do carbo tirado ( do grupo low carb ) foi por mais gordura pufa ( omega 3 ) e de mono ( omega 9 ) do que de saturada ...ahammm danadinhos né... entao o estudo vale e vai funcionar se vc comer salmão com azeite todo dia , só que a enooorme maioria come muito mais gordura saturada (carne gorda e bacon) do que de pufa ( salmão) . Engraçado que no grupo que comeu alto carbo essa proporção de pufa pra mono pra saturada ele não respeitou ( pq será né) . Sabe-se há décadas que quando vc substitui a qualidade das gorduras ( de sat pra mono e pufa) , voce melhora o LDL , melhora o triglicérides, e a resistência insulínica . Não teve diferença de pressão arterial, nem de gordura no figado ( o que nao significa que reduzir carbo nao tenha efeito próprio no figado gordo, até acho que tem pq geralmente o nego comeu lixo - sucrose com frutose que sabemos que favorece isso , mas se teve , foi irrelevante perto do efeito do déficit calórico) , no estudo tb da pra ver que nao teve diferença de gasto calórico entre os grupos ( entao carbo baixo , por si, nao fez queimar mais calorias)
Entao sorry o textão mas o que este estudo mostra mesmo é que :
- substituir carbo por gordura reduz o açucar no sangue. blz.
- substituir carbo por pufas ( omega 3) e mono ( omega 9 ) melhora o perfil lipídico
- substituir carbo por gordura não melhora a pressão , o figado gorduroso , gordura visceral e circunferência abdominal .

( normal. Como na maioria dos estudos... o estudo prova o que o pesquisador quer que ele prove )
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Triglicérides e esteatose

Mensagem por Masteron » 20 Ago 2019 16:26

duplou
Editado pela última vez por Masteron em 20 Ago 2019 16:36, em um total de 1 vez.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 222 visitantes