Combate as drogas - opiniões

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Dookie
Mensagens: 696
Registrado em: 10 Ago 2014 13:54
Contato:

Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Dookie » 13 Ago 2019 10:07

Amigos do forum, recentemente me veio uma duvida e gostaria da opinião de vocês: Quanto o governo gasta com prevenção a dependentes químicos no país? E quanto de fato o SUS gasta com o tratamento? Eu não achei dados oficiais do governo, apenas alguns sites com informações sem fonte.

Eu gostaria de fazer um paralelo com o aumento ou diminuição desses valores, como não achei dados oficiais, não sei se os atendimentos no SUS estão aumentando ou diminuindo e como o governo está fazendo para lidar com isso. Alguém consegue ajudar? Seria bom dados de pelo menos uns 10 anos, sei que é difícil.

Mas com isso dava para se ter uma ideia, de : se o governo liberasse as drogas, o gasto com prevenção iria a zero, porem o tratamento iria aumentar. Gostaria de tentar relacionar isso. Porque também da para fazer o contrário, quanto o governo deveria aumentar em prevenção para diminuir os gastos com tratamento.


Isso não é uma briga entre esquerda e direita. Não avacalhem o topico.
Imagem

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Tartaruga » 13 Ago 2019 10:13

Eu ACHO que nao rola de liberar geral. Mas minha opiniao nao eh fechada, se me convencerem por argumentos que seria melhor liberar, talvez eu mude meu ponto de vista.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por kyo_spirit » 13 Ago 2019 10:19

Dookie escreveu:
13 Ago 2019 10:07
Amigos do forum, recentemente me veio uma duvida e gostaria da opinião de vocês: Quanto o governo gasta com prevenção a dependentes químicos no país? E quanto de fato o SUS gasta com o tratamento? Eu não achei dados oficiais do governo, apenas alguns sites com informações sem fonte.

Eu gostaria de fazer um paralelo com o aumento ou diminuição desses valores, como não achei dados oficiais, não sei se os atendimentos no SUS estão aumentando ou diminuindo e como o governo está fazendo para lidar com isso. Alguém consegue ajudar? Seria bom dados de pelo menos uns 10 anos, sei que é difícil.

Mas com isso dava para se ter uma ideia, de : se o governo liberasse as drogas, o gasto com prevenção iria a zero, porem o tratamento iria aumentar. Gostaria de tentar relacionar isso. Porque também da para fazer o contrário, quanto o governo deveria aumentar em prevenção para diminuir os gastos com tratamento.


Isso não é uma briga entre esquerda e direita. Não avacalhem o topico.
Qd vc fala da hipótese de liberar as dorgas....tá falando de liberar geral?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Dookie
Mensagens: 696
Registrado em: 10 Ago 2014 13:54
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Dookie » 13 Ago 2019 10:30

Eu não tenho opinião sobre isso ainda. Mas eu queria dados do governo para pelo menos saber onde estamos. Porque vejo as pessoas falando quanto o governo iria economizar ou gastar mais com isso. Mas não encontro dados oficiais
Imagem

Avatar do usuário
Z.R.E.A.M
Mensagens: 2731
Registrado em: 30 Jun 2014 21:07
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Z.R.E.A.M » 13 Ago 2019 11:14

Sou a favor da liberação de toda e qualquer droga. A razão? Não acredito que cabe ao estado definir o que os indivíduos podem ou não usar.

Ainda usando um argumento mais utilitarista, a liberação das drogas quebraria o tráfico e criaria um grande mercado com inúmeras possibilidades de emprego.

marofa
Mensagens: 12910
Registrado em: 20 Dez 2014 22:36
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por marofa » 13 Ago 2019 11:21

É uma boa ideia pra estudo, nunca vi essa relação de gasto de prevenção x gasto de tratamento

Avatar do usuário
abnerjj
Mensagens: 3486
Registrado em: 01 Out 2014 17:53
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por abnerjj » 13 Ago 2019 11:39

Drogas 100% liberadas, sou a favor. Armas também.

Drogas e armas de fácil acesso para todos os cidadãos.
Soul Rebel....

Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)

Avatar do usuário
Coconut
Mensagens: 485
Registrado em: 17 Jun 2014 09:13
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Coconut » 13 Ago 2019 11:39

Eu acho que poderiam liberar drogas sim. Mas antes deveria fazer um trabalho de conscientização desde a base nas escolas.
Mostrando que a droga é boa sim e por isso vicia, mas daí dizer o que o perigo do vicio pode levar.
Acho que se ensinassem pelo menos uma base nas escolas sobre como nutrição e educação física o governo ja pouparia bastante com saúde.

mais ou menos quando você quer experimentar cerveja e deixam dar um gole e se voce pedir mais te fazem tomar um litro e passar mal de um jeito que fique traumatizado rs

Sei lá, to tentando ir na linha de raciocínio dos que treinam e por saber que beber, comer mal, dormir pouco, vai atrapalhar nos treinos e aos poucos você vai deixando de fazer essas coisas ruins.

(Bustamanteei)

pedrocwb87
Mensagens: 496
Registrado em: 13 Nov 2014 16:24
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por pedrocwb87 » 13 Ago 2019 11:44

No Brasil você não vai achar estes dados.

Já li, algum tempo atrás (quando era mais novo e tinha aulas de Sociologia e Filosofia na faculdade de direito) dados estrangeiros (Holanda, Canadá, Espanha, alguns estados dos Estados Unidos) que é MUUUUUITO mais barato você "tratar" o dependente do que brigar contra as drogas, especialmente por todo o envolvido.

Claro que a questão de liberar ou não drogas (e quais drogas) não passa APENAS por uma análise econômica, mas também social. Particular e especialmente em relação a Maconha, a proibição é bizarra, como explico abaixo.

Primeiro: a questão FINANCEIRA COMO UM TODO. Hoje, a maconha é ilícita. Assim, não se paga imposto sobre isso. Legalizando, você passa a cobrar imposto diretamente sobre o produto. Além disso, eventual liberação da Maconha importaria na geração de empregos e em inúmeros impostos (plantio, cultivo, transporte, venda, acessórios) além da óbvia geração de emprego em todos estes setores.

Segundo: com o produto sendo ilegal, não tem qualquer tipo de controle de qualidade do produto, armazenagem, instrução acerca da forma de uso (Por exemplo vaporizadores, ou mesmo o consumo através de alimentos) que são muito menos nocivos do que FUMAR. Ou seja, legalizar DIMINUIRIA OS EFEITOS NEGATIVOS DECORRENTES DO USO E CONSEQUENTEMENTE O CUSTO POR PACIENTE USUÁRIO (OBVIAMENTE NÃO ANULARIA E PODERIA AUMENTAR O NÚMERO DE USUÁRIOS - ISSO É QUESTIONAVEL. NÃO ACHEI FONTE, MAS JÁ LI QUE NO CANADÁ, POR EXMEPLO, APÓS A LEGALIZAÇÃO NÃO TEM AUMENTO NO NÚMERO DE USUÁRIOS DECLARADOS).

Terceiro: desarticulação da principal fonte de renda das organizações criminosas. No MUNDO (e também no Brasil), o dinheiro do tráfico é o principal responsável pelo financiamento do crime como um todo. No Brasil, especialmente a Maconha é tida como fonte de cerca de 80% do dinheiro do tráfico

Quarto: "liberação" da polícia para atender crimes violentos, desonerando inclusive presídios (cerca de 28% dos presos no Brasil estão lá pelo tráfico de MACONHA) Cadeias mais vazias e crime organizado mais pobre, teoricamente pode facilitar tratamento, recuperação e reinserção de presos na sociedade. fonte: https://igarape.org.br/10-anos-da-lei-d ... no-brasil/

Quinto: NENHUM PAÍS NO MUNDO VENCE A GUERRA CONTRA AS DROGAS (tem drogas no mundo todo, não importa o quão rígido (Indonésia) ou o valor que se investe (EUA é o país que mais investe - e que mais consome drogas no mundo)

Sexto: Não venham com argumento de porta de entrada de outras drogas, porque as primeiras (e principais) portas de entrada pra qualquer entorpecente no mundo são CIGARRO E ÁLCOOL.

Sétimo: a Maconha só é proibida formalmente. Aposto que todos aqui já viram/conhecem usuários de maconha. Em qualquer praça/centro de qualquer cidade média/grande é possível comprar maconha. Várias pessoas, famosas ou não, defendem abertamente e confessam o uso. Sobre isso, deixo uma pergunta aqui pros foristas que nunca fumaram um baseado:
Se amanhã for liberada a maconha, você vai correndo comprar? Eu ACREDITO que não. Quem quer/quis fumar maconha, já conseguiu, fumou, e usa/não usa por mera liberalidade, pouco importando se é liberado ou não.

Oitavo: a guerra às drogas começou no século passado, nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Após 100 anos de guerra, temos a certeza de que a mesma é perdida. Todas as civilizações humanas independentemente da época ou do local, usam/usaram substancias entorpecentes. Álcool, Maconha, Ópio, Hayauasca, etc..

Resumindo, na minha singela opinião, é óbvio que fumar maconha não vai te deixar saudável (especialmente o FUMAR, pois dá câncer de boca, garganta, pulmão, etc.)

Por outro lado, inúmeros estudos mostram que faz menos mal do que as várias toxinas do cigarro (que também é fumado), beber álcool, beber refrigerante entupido de açúcar e até comer algumas coisas, tais como salgadinhos industrializados, Mc Donalds, e outros carregados de colesterol, gordura trans, dentre outros.

Pra não parecer que eu to defendendo que sejamos todos santos, muito pelo contrário.. Eu bebo álcool, fumo cigarro, bebo refrigerante, como produtos industrializados, Mc Donalds, etc

O que eu defendo é cada ser humano ter a LIBERDADE de escolher o que consumir, sem que o estado arbitrariamente diga: UM PODE, OUTRO NÃO PODE.

Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5860
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Pegetto » 13 Ago 2019 11:52

Sou completamente a favor da liberação da maconha, sem dúvida alguma.

A maconha é amplamente consumida e é uma droga, ao meu ver, menos destrutiva que o próprio álcool. Com a liberação da maconha teríamos um mercado específico que geraria emprego pra muita gente, além do que quebraria um dos sustentáculos do tráfico.

A maconha e a cocaína são, provavelmente, as drogas mais consumidas, ao meu ver se você tira a maconha da rota do tráfico, por meio de um processo consistente de liberação e regulamentação (que nem em outros países do mundo), em teoria facilitaria para a PF fazer as buscas direcionadas para o tráfico das outras drogas.

A discussão da liberação geral, todas as drogas, é muito complicada, mas referente à maconha, eu não tenho a menor dúvida de que seria uma ótima (detalhe que eu nem curto maconha).

No mais:

Imagem
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Rasta
Mensagens: 2848
Registrado em: 04 Nov 2014 12:34
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Rasta » 13 Ago 2019 11:58

A favor da liberaçao de todas..

Teriamos problemas? Sim, inúmeros.. mas infinitamente menores que a proibiçao e este sistema paralelo traz...

Inclusive acredito ser a tendencia natural da evoluçao da sociedade.. quem fizer primeiro sairá na frente..

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Aldebarã » 13 Ago 2019 12:22

Vamos lá:

bom, segundo os entendedores do mega eficiente sistema de saúde brasileiro, cerca de 9,1 bilhões de bonoros são gastos com internações de dependentes químicos dessa desgraça nojenta desse país todos os anos. Pra piorar, Bolsonaro lança uma legislação mais restritiva com direito a, pasmem, INTERNAÇÃO CUMPULSÓRIA. Olha que bizarrice!!!!! O mais bizarro de tudo é que, com essa mentalidade, de tratar o uso como caso de saúde pública, faz aumentar exponencialmente o número de pedidos de auxílio doença química. É mais ou menos como seguro-desemprego, o sujeito está trabalhando, cava uma demissão, vai pra informalidade e recebe o benefício. Na imagem abaixo você vê os efeitos de algumas drogas, mas digo que certamente não houve sequer uma consulta a um estudo crível e sério para fins de coleta de dados. Lembrando que no Brasil, tradicionalmente, onde o governo puder enfiar seus tentáculos para gastar o dinheiro do contribuinte ele vai fazer isso sem dó.

Imagem

Frente a essa realidade, temos o sistema carcerário mais caro do mundo. Que basicamente é cimposto por indivíduos que portavam alguma quantidade de dorga ou um 38.

Imagem

Só com esse post dá para ter uma noção da maluquice que é a política anti-droga no Brasil. É uma cachoeira de desperdício de dinheiro onde o estado sempre acha que vai fazer com que o indivíduo deixe de usar uma substancia que pro corpo dele é tão importante quanto feijão, arroz e bife.

Sou radicalmente a favor da legalização de todas as drogas e, tomando como base Portugal, Belgica e Holanda, a legalização faz sim, diminuir o consumo.

Um abraço
Team Cara de Sapato :gunthug:

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por Paulo J. » 13 Ago 2019 12:22

Isso é suspeito. Canhotagem em geral deseja que o papai Estado viva a vida pelas pessoas e decida por elas. Mas no caso das drogas eles querem liberar. A verdade é que liberar não melhoraria nada, muito pelo contrário. Aqui é um pais burocrático e cheio de gente no mercado informal. Vem o Estado e libera essa possibilidade de negócios? Imagina o que vai acontecer. Teria um traficante em cada esquina, se não for em cada casa. Somente se tivesse uma Souza Cruz das drogas vendendo em quantidades estúpidas para a coisa ser "controlada" . O que é outra ilusão, pois também teríamos viciados na mesma proporção.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25751
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por JackmAtAll » 13 Ago 2019 12:30

Quando vejo as ideias que deram certa em países do primeiro mundo ou estáveis onde o governo funciona, policia é eficiente e judiciário não é picareta e sangue suga não vejo como dar certo no brasil que é justamente o contrário já da um temor.

Em um estado tão ineficiente já não dá conta de legislar, imagina legalizar drogas como ficaria, não consegue reprimir vai regular então?

Os exemplos atuais são de países com leis rigidas, policia eficiente, maluco da 1 deslize toma multa, vai para a cadeira ou perde licença facilmente, imagina nessa zona com regulação que só serve para enganar a bagunça que viraria.

Acredito que o que EUA e outra países de primeiro mundo fazem até poderia ser aplicado aqui, mas hoje com essa bagunça que o país é seria um convite pra dar merda completa.

Zero de confiança no estado, lamento.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Combate as drogas - opiniões

Mensagem por malicia » 13 Ago 2019 12:39

JackmAtAll escreveu:
13 Ago 2019 12:30
Quando vejo as ideias que deram certa em países do primeiro mundo ou estáveis onde o governo funciona, policia é eficiente e judiciário não é picareta e sangue suga não vejo como dar certo no brasil que é justamente o contrário já da um temor.

Em um estado tão ineficiente já não dá conta de legislar, imagina legalizar drogas como ficaria, não consegue reprimir vai regular então?

Os exemplos atuais são de países com leis rigidas, policia eficiente, maluco da 1 deslize toma multa, vai para a cadeira ou perde licença facilmente, imagina nessa zona com regulação que só serve para enganar a bagunça que viraria.

Acredito que o que EUA e outra países de primeiro mundo fazem até poderia ser aplicado aqui, mas hoje com essa bagunça que o país é seria um convite pra dar merda completa.

Zero de confiança no estado, lamento.
Legalizar realmente é complicado...

O primeiro passo é descriminalizar...

Abs!
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Azagthoth, Batman, codematrixbr, didigo, Djair Ferreira, Pegetto, Sarruf 84, The Griot, The Walrus e 250 visitantes