Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Sensui Shinoba » 03 Mar 2020 19:43

Já ouvi muitos falando que focam na melhoria da técnica da execução mais do que no peso do exercício, mas isso em teoria tornaria as fibras musculares mais exigidas? Ou executar um exercício com técnica equivocada pode torna-lo mais difícil?

Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4426
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Germer » 03 Mar 2020 19:58

Exemplo mais clássico do mundo: o sujeito na rosca direta com barra, 15 de cada lado, jogando tronco pra trás na concêntrica e cotovelos pra frente e pra trás, vai movimentar a carga com muito mais facilidade do que se tivesse paradinho, movendo apenas a articulação.

Se chama de "roubar" por um motivo.


Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Sensui Shinoba » 04 Mar 2020 00:57

Germer escreveu:
03 Mar 2020 19:58
Exemplo mais clássico do mundo: o sujeito na rosca direta com barra, 15 de cada lado, jogando tronco pra trás na concêntrica e cotovelos pra frente e pra trás, vai movimentar a carga com muito mais facilidade do que se tivesse paradinho, movendo apenas a articulação.

Se chama de "roubar" por um motivo.
Então quer dizer que a técnica perfeita sempre exigirá mais do grupo muscular do que qualquer outra forma de execução errada? Não tem como por exemplo no supino, você ter mais dificuldade por não fazer o movimento correto?

Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4426
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Germer » 04 Mar 2020 01:06

Sensui Shinoba escreveu:
04 Mar 2020 00:57
Então quer dizer que a técnica perfeita sempre exigirá mais do grupo muscular do que qualquer outra forma de execução errada? Não tem como por exemplo no supino, você ter mais dificuldade por não fazer o movimento correto?
Do grupo muscular que é o foco do movimento? Sim. A técnica correta é sempre mais exigente.

Não acho que uma execução errada (entenda erro como movimento completamente ruim e ainda por cima com potencial lesivo, tipo o exemplo que eu dei acima) possa dificultar o movimento da carga, já que a técnica correta sempre visa o maior trabalho muscular.

didigo
Mensagens: 3837
Registrado em: 15 Fev 2015 00:15
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por didigo » 04 Mar 2020 02:58

Tudo depende, não adianta nada cair na ladainha do Kai Greene que vc pode usar peso de papel e ficar grande, aquilo e para vender... Nosso músculo precisa de estimulo constante..

Coloque uma carga em que vc consiga executar o exercício corretamente e tente progredir com o tempo.

Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Sensui Shinoba » 04 Mar 2020 03:33

Garfield escreveu:
04 Mar 2020 03:06
Se vc vai levantar peso a cima da cabeça, a técnica deixará o movimento de bem mais facil execução.

Quero ver alguém levantar quase 1,5 vezes seu peso nos braços sem ter uma puta tecnica alem da força.
No supino seria o caso da técnica facilitando a elevação do peso?

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9802
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Carrapeta » 04 Mar 2020 08:18

Veja os vídeos do Branch Warren e Johnny Jackson treinando. Parecem dois malucos arremessando os pesos. Agora veja os vídeos recentes do Rafael Brandão treinando com Flex Lewis e John De La Rosa, perceba a diferença na execução desses caras e compare com os dois doidos citados no início.

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9802
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Carrapeta » 04 Mar 2020 08:21

Sobre supino, vejo várias vídeos dos caras tops da gringa e no treino de peito não vejo os caras fazerem o supino reto na barra e sim com alteres, o inclinado também digo o mesmo. Quem sabe o pq disso?

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por RicardoBJJ » 04 Mar 2020 09:59

Garfield escreveu:
04 Mar 2020 03:37
Não lpo e similares. Quando vc trabalha conjuntos de músculos de maneira macro a tecnica ajuda pra caralho. Agora em musculos isolados tem as roubadas padrão, mas se vc esta roubando mesmo que inconscientemente vc esta buscando uma maneira de carregar mais peso ou fazer menos esforço por kilo levantado.
Mas LPO não tem o mesmo foco da musculação. Evidente que na execução do levantamento de peso o atleta "rouba", ou seja, usa toda a estrutura do corpo para levantar um peso 3x maior que o peso corporal dele. e não há nada de errado nisso.
Imagem

Avatar do usuário
Mutcha Lutcha
Mensagens: 1859
Registrado em: 29 Out 2014 12:59
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Mutcha Lutcha » 04 Mar 2020 10:09

Lendo o titulo jah sabemos ser obra do grande Sensei Shiromba! Continue nos brindando com sua humildade em perguntar coisas sobre malhação , melhoramentos na rosta, reto , terra e afins que já domina apenas para ajudar a quem precisa. Obrigado Sensei, no aguardo pois sempre quis muito saber sobre isso!
Calixto escreveu:
05 Mar 2020 13:01
Vc q é colega de fórum eu dou um.boquete de brinde .
Wiki Aquiles e Pátroclo

Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Sensui Shinoba » 04 Mar 2020 10:38

Military press e supino com halteres não seria o caso em que a técnica é fundamental pra se tirar o peso do chão e ergue-lo sobre a cabeça? Lembro que antes de pegar o jeito pra mim era impossível até levantar halteres de 28kg pra supinar, tem todo um jogo de movimentação de tronco e até joelhos

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6868
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Masteron » 04 Mar 2020 10:48

Putz...eu lembro que uns 20 anos atrás eu fazia 10 reps de supino inclinado com halteres de 44 kg ( que era o mais pesado da gym) claro que nesta ignorancia metade quem levantava era o ombro superior e o triceps.
Hj eu faço com 20 e poucos kg.
Os dois tipos de treino ( roubando e sem roubar) davam bom resultado.
A diferença ?
Hj tenho muito menos lesões. Alias , não me lesiono acho que faz uns 4 anos ( desde quando fui inventar de fazer aquela merda de muscle up de crossfiteiro numa praia em pleno dia de reveillon e estourei um ligamento do ombro que nunca mais ficou bom, mas foi bom pra largar de ser mongol e inventar fazer merda )
Mas ego de garoto é foda né , e treinar pesado quando as articulações e tendões tão bons e hormonios vazando é uma terapia boa demais.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por winstrol » 04 Mar 2020 10:55

A técnica sempre será importante independente do movimento, até mesmo nos exercícios isolados você deve ter consciência corporal, por isso o primeiro passo é o ensino postural e depois o movimento em si. Depois de boa postura, movimento, respiração, bracing e etc, você deve focar na amplitude e cadência para só depois pensar em carga.
Para alunos iniciantes esse processo demora cerca de 4 a 6 semanas, durante esse tempo ele vai fortalecendo seus ossos, tendões e músculos fazendo uma adaptação anatômica para então começar a fazer treinos de força.
Agora em se tratando de agachamento e deadlifts a técnica passa ainda a ter mais importância, os praticantes de musculação não sabem agachar e executar o levantamento de terra com boa técnica.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pergunta aos marombas: Uma técnica mais apurada facilita ou dificulta a execução de um exercício?

Mensagem por Sensui Shinoba » 04 Mar 2020 10:56

Masteron escreveu:
04 Mar 2020 10:48
Putz...eu lembro que uns 20 anos atrás eu fazia 10 reps de supino inclinado com halteres de 44 kg ( que era o mais pesado da gym) claro que nesta ignorancia metade quem levantava era o ombro superior e o triceps.
Hj eu faço com 20 e poucos kg.
Os dois tipos de treino ( roubando e sem roubar) davam bom resultado.
A diferença ?
Hj tenho muito menos lesões. Alias , não me lesiono acho que faz uns 4 anos ( desde quando fui inventar de fazer aquela merda de muscle up de crossfiteiro numa praia em pleno dia de reveillon e estourei um ligamento do ombro que nunca mais ficou bom, mas foi bom pra largar de ser mongol e inventar fazer merda )
Mas ego de garoto é foda né , e treinar pesado quando as articulações e tendões tão bons e hormonios vazando é uma terapia boa demais.
Em termos de dificuldade, você supinar com halteres de 20 e poucos kg usando e técnica certa equivalem a quantos kg fazendo errado na sua opinião?
E por que não se vê muitos marombas passando de 30kg de cada halter, as vezes nem isso, e no com barra os caras metem 40kg de cada lado sem medo? A sensação que eu tenho é que os caras "respeitam" mais o supino com halteres haha. É como se pegar pesado ali fosse só pros cascas

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dutch, Maestro, Marcial e 365 visitantes