Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
martedragon
Mensagens: 944
Registrado em: 19 Nov 2014 19:52
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por martedragon » 21 Ago 2019 20:17

LAWYER escreveu:
21 Ago 2019 16:23
Werdum compartilhou conosco um áudio com o grupo dos ChuteBoxers. Ele, Rafael, Dida, Wanderley, Cristiano... todos putos com o Cú de Cachorro (nas palavras do Vai Cavalo)...

Renzo já apaziguou porque o moleque ligou pedindo desculpas. Ia pra academia do Renzo semana que vem e agora não sabe o que fazer porque já batia lá igual tamborim e agora está com medo de apanhar...

Querendo dar um apavoro estão vários, vários Monstros... Não vou citá-los porque vão chamá-los de covardes. Ora, mas o rapaz nao é faixa-preta? Não sabe se defender? Não entra numa sala fechada para encarar outro homem? Ah tá... não é arte marcial que ele faz, é esporte né...

Se você tentar berimbolar comigo eu quebro o seu joelho, é simples, é fundamento. Bom, se for o esporte, soltinho, blz, de repente funciona... mas se eu pesar do jeito que tem que pesar, nem no soltinho funciona!

Em um mundial no Tijuca eu vi o Pé de Pano finalizar um faixa-preta cascudo com o joelho na barriga. Isso é dominar o fundamento. Os atletas não estão dominando o fundamento, só isso. O joelho na barriga executado corretamente fode a sua cervical. Poucos sabem aplicar corretamente.

Se você tentar um triângulo na rua, você pode morrer com o crânio esbagaçado no asfalto, só isso. É fundamento.

"Hélio não sabia dar triângulo", hehehehehe... Meu mundo é um fórum de internet, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parei. Vou até dar um treino hoje, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, pqp.....
...Aguardando as palavras do mestre Forrest Gump!!

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por PHDookie » 21 Ago 2019 20:38

patola escreveu:
21 Ago 2019 13:53
O triângulo só entrou pro jiu jitsu nos anos 70, muito muito depois de Helio ter parado de lutar. Foi trazido por um judoca, assim como o estrangulamento ezequiel e tantas outras coisas devolvidas.

Antigamente, a passagem de guarda era feita com UMA PERNA sobre o ombro apenas, situação de triângulo. Isso só foi corrigido muito depois.

Carlos era um iniciante no jiu jitsu, se me lembro não foram nem 4 anos treinando com Maeda. Hélio aprendeu com ele. Repito, eles pegaram a MAIORIA das técnicas de outras artes, como catch e seus rivais judocas.

Durante toda a sua carreira de lutador, Hélio não sabia o triângulo.
Já tinha japa dando triângulo no Brasil desde 1930 duvido q o Hélio não conhecesse, aliás hoje é q não se deve conhecer muita coisa do passado.
Jon Jones na luta contra o Glover fudeu o ombro do mesmo com uma chave em pé e todo mundo perguntando de onde ele tinha tirado aquilo , ele vai e mostra um livro do hélio ensinando a técnica...

Avatar do usuário
Chander
Mensagens: 1242
Registrado em: 25 Nov 2014 16:09
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Chander » 22 Ago 2019 08:14

O objetivo dele foi alcançado... já estamos na página 6 em um fórum de BJJ com opiniões contrapostas.

Agora imagina algum americano ouvindo isso se não vai concordar na hora com ele.

Americano possui duas características muito evidentes: são patriotas e gostam desse tipo de showzinho (basta ver o WWE).

Agora como disse algum florista aí pra cima, as atitudes tem consequencias, vamos ver até onde segura a onda.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por brunodsr » 22 Ago 2019 08:50

Olha, a posição parece entregar o triângulo mesmo, mas tem que ver como está o quadril de quem tá por baixo. Pra meter um triângulo aí não é apenas laçar as pernas. Tem que "quebrar" o quadril para o lado oposto ao que o adversário tá passando. Se tentar apenas fechar, vai dar a passagem lateral.

Eu até concordo que isso seja um tanto arriscado contra um guardeiro flexível e comprido, mas em via de regra, ainda vejo muita gente usando essa passagem em campeonato.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Doguera » 22 Ago 2019 09:36

Cara, coisa de 15 anos atrás, comprei o livro do Renzo/Royler e ao ver essa passagem lembro que fiquei pensando "WTF? Isso é mais que um convite pro triângulo". E confesso que, do modo como ela é ensinada ali, nunca vi ninguém fazer.

Mas, anos depois, não me recordo se aqui ou no PVT, um usuário foi num seminário do Rorion e disse que ele ensinou a passagem e ninguém conseguiu aplicar um triângulo nele.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 22 Ago 2019 09:59

Opinião é igual cu, até de lutador profissional de BJJ.
É igual cu, e se vc acha que BJJ é só lutar arrastando o cu no chão ou botando ele para cima, é questão de gosto e opinião tb.

Prefiro jiu-jitsu do Hélio e do Rickson, cada um tem o modelo de lutador que quiser.

Avatar do usuário
VBB
Mensagens: 6443
Registrado em: 15 Jun 2014 14:57
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por VBB » 22 Ago 2019 10:03

Filipe escreveu:
22 Ago 2019 09:52
Então tudo é uma questão de fundamentos, que em foto n tem como mostrar.

Não necessariamente tu precisa matar a pena. Se vc estiver posturado, tu n toma triângulo, depois que tu começa a emborcar, caso tenha a mão na lapela, tu entra amassando, o cara tb n vai te dar triângulo. Por isso ninguém deu no Rorion, mestre Lawler poderia dar uma luz nessa questão

Sou um mero faixa marrom nutela
O que vai de encontro ao que o Rickson repete exaustivamente e é ridicularizado por uma minoria barulhenta. A perfeição do movimento leva ao êxito e é o que se perdeu com o jogo esportivo.

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por MauricioRSRJ » 22 Ago 2019 10:29

Essa passagem de guarda é mais velha que tudo, fundamento básico e feita por todos os grandes passadores em diversas épocas, e não tem nada a ver com “ceder” o triângulo...

Tem gente que dá pitaco de entendedor de tudo, mas na prática não sabe nada. Vai treinar.
Editado pela última vez por MauricioRSRJ em 22 Ago 2019 12:13, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por tjeua » 22 Ago 2019 10:32

MauricioRSRJ escreveu:
22 Ago 2019 10:29
Essa passagem de guarda é mais velha que tudo, feita por todos os grandes passadores em diversas épocas, e não tem nada a ver com “ceder” o triângulo...

Tem gente que dá pitaco de entendedor de tudo, mas na prática não sabe nada. Vai treinar.
*_____________

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Doguera » 22 Ago 2019 11:04

patola escreveu:
22 Ago 2019 07:25
Imagem
phpBB [video]

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2422
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Sharivan » 22 Ago 2019 11:04

MauricioRSRJ escreveu:
22 Ago 2019 10:29
Essa passagem de guarda é mais velha que tudo, feita por todos os grandes passadores em diversas épocas, e não tem nada a ver com “ceder” o triângulo...

Tem gente que dá pitaco de entendedor de tudo, mas na prática não sabe nada. Vai treinar.
Exatamente!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Violence » 22 Ago 2019 11:38

patola escreveu:
22 Ago 2019 04:57
According to a popular belief maintained by Romero Cavalcanti, the technique was introduced in Brazilian jiu-jitsu by Rolls Gracie after finding it in a judo book.[10] Márcio "Macarrão" Stambowsky, who was named by Rickson Gracie as one of the earliest Brazilian competitors to popularize the concept,[11] has also credited Rolls.[12] Other sources, like Toshiya Masuda[9] and Roberto Pedreira,[13] believe it might have been introduced in Brazil much earlier by Yasuichi and Naoichi Ono, disciples of Yaichibei Kanemitsu himself, as well as possibly other judo practitioners like Ryuzo Ogawa.[13] Rolls trainee Mario Tallarico lends credibility to this theory.[8]


----

De todo o modo, pra quem não sabia, a passagem de guarda padrão na época do Hélio (ensinada também com a ressalva de que é obsoleta no livro Gracie Jiu Jitsu: Theory and Technique de Renzo e Royler Gracie) era com UMA perna sobre o ombro, posição que cede triângulo. Isso só foi mudado MUITO adiante.

Agora se vocês querem discordar do Macarrão, do Jacaré, do Bolão e ignorar o fato de que Hélio ensinava e usava uma passagem de guarda que dava o triângulo de bandeja , aí é com vocês

O velho não sabia usar triângulo, possivelmente não entendia a técnica, e jamais a usou em competição apesar de lutar quase que exclusivamente da guarda.
Acredito que a passagem a que você se refere seja a que o Mestre Malibu ensina no vídeo abaixo:

phpBB [video]


Se for essa, não é tão simples pegar o triângulo, não. Como ele bem diz. :dunno:

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1496
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por Marcial » 22 Ago 2019 12:02

Bem antes de começar no JJ, quando eu ainda era adolescente, um coroa cascudo que ensinava porradaria pros amigos do filho (eu entre eles) na Academia do Mestre Fernando Soares, na Vila Valqueire, dizia que ninguém nunca tinha pego e nem nunca o pegaria em um triângulo. Ninguém conseguia encaixar, e se encaixasse ia terminar cravado no chão... :) O filho do cara, meu amigo, treinava na Barra Gracie da Espaço Vital e sempre vinha com umas técnicas "novas", mas eu percebia que os coroas mais antigos que treinavam lá, muitos da polícia, alguns militares, já tinham visto tudo aquilo, e avaliado com base no ferro e no fogo o que prestava de fato :)

Todos esses velhos cascudos respeitavam MUITO o Hélio e o Rickson...

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por MauricioRSRJ » 22 Ago 2019 12:23

Se por um acaso em uma situação de rua for oportuno, necessário ou acidental, encaixar um triângulo, o ideal seria derrubar o oponente abraçando o calcanhar e caindo montado com o triângulo encaixado...mas de fato não seria o ideal numa situação de defesa pessoal...

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4484
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Keenan Cornelius sobre Hélio e Rickson Gracie

Mensagem por MãoDeMacaco » 22 Ago 2019 12:36

patola escreveu:
22 Ago 2019 12:18
Eu acho que se nego tirar as bolsa do coroa da boca dá pra prestar atenção nos relatos dos alunos do Rockson sobre como o triangulo entrou pro cânone oficial do jiu jitsu Gracie, daí vão fazer essa passagem no Roger e me digam o que aconteceu
Imagem

Um monstro do JJB tentou um triângulo em uma luta com regras de mma mais brandas do que as de hoje e olha aí o resultado. Você acha que o Hélio, que saia na mão em lutas sem regras nenhuma, tentaria um triângulo contra adversários mais fortes e mais pesados ?

O que as pessoas não entendem é que, a partir do momento em que se definiu um sistema de pontuação para o esporte, as técnicas começaram a se adaptar a isso, o que é totalmente diferente do contexto do mestres antigos, que tinham por objetivo continuarem andando após uma luta.

“Tirar as bolas do velho da boca” muito brabo pra um playboy contador de histórias..

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: codematrixbr, Djair Ferreira, Fpmg, Gregory, jiuhu, Krusher, SpeedGame, zehmetal e 296 visitantes