Sumô - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 14:35

Bom pessoal, eu chamei quase todos os colegas fãs do sumô para o BJJF pra que nós passamos dar continuidade às coberturas dos bashôs.

Por questão de hierarquia, eu falei com o nosso amigo VagabondMusashi pra ele abrir o tópico por aqui, mas ele disse pra eu mesmo abrir o tópico do sumô. Então, vamos lá. :punk:


Imagem

O que é o sumô?

Sobre o Sumô
Sumô é o esporte nacional do Japão e um estilo de grappling que tem uma rica tradição.
Imagem

Como funcionam os campeonatos

É um campeonato de pontos corridos, ou seja, você luta 15 vezes e quem tiver mais vitórias, ganha o campeonato.

Existem várias divisões, e para subir de divisão, é só ganhar mais do que perde ( ou seja, no mínimo 8 vitórias e 7 derrotas). Assim você é promovido.

Com sucessivas vitórias, o lutador vai subindo divisão por divisão até chegar na divisão do topo, onde ele pode lutar pelo taça do Imperador.

Por conseguinte, os lutadores que perdem muito são demovidos, e baixam de divisão.

Imagem

As regras do esporte
A luta ocorre no dohyô, um ringue de 4.55 metros de diâmetro. Vence quem conseguir fazer com que o oponente toque o chão com qualquer parte do corpo que não a sola dos pés, ou então vence quem tirar o oponente do ringue. É permitido empurrar, puxar e dar tapas, mas não é permitido socar ou desfazer o penteado do outro.

Os lutadores se enfrentam e a luta começa quando os dois colocarem ambas as mãos no chão. Normalmente um lutador coloca as duas mãos e quando o outro toca as suas mãos rapidamente, eles imediatamente começam o combate.

O juiz age como juiz e torcedor também, dando força para os lutadores, gritando incentivos, e declarando o vencedor.

Imagem

As tradições do esporte
Sumô fortemente associado à religião Shinto, e à cultura tradicional japonesa e muitos aspectos do esporte refletem isso. Os lutadores jogam sal para purificar o ringue sempre que saem e entram novamente. Não é permitido a mulher alguma pisar no ringue. Há vários rituais no sumô, antes dos campeonatos.

É comum antes das lutas entre lutadores de nível top, que eles se encarem e saiam do ringue e voltem várias vezes antes de começar.

Os lutadores de sumô vivem o esporte. Eles entram para um heya, ou escola, e vivem e treinam lá. Os que começam a carreira fazem toda a limpeza, cozinham tudo, e servem aos mais velhos, e quando vão subindo no esporte, vão ganhando mais privilégios.

Lutadores de sumô recebem salários fixos dependendo de que divisão lutam, mais alguns bônus por boa performance.

Quando um lutador entra numa escola, ou heya, ele JAMAIS pode ir para outra escola. Ele está ali pela vida toda, até se aposentar, a não ser que a escola seja dissolvida e absorvida por outra. Não gostou? Azar. Não existe creontismo no sumô.


O que torna o sumô tão especial?
O sumô é um esporte que reúne uma rica tradição, e requer absoluta dedicação e dignidade dos lutadores. É um esporte onde não existe sorte: ninguém vira campeão de sumô através de sorte. É preciso consistência para vencer um campeonato de pontos corridos, e uma tremenda força mental.

É um explosivo e por vezes violento duelo de gigantes que reúne técnica com força e tamanho fenomenais.

É um esporte cruel que não dá chance para ninguém: seja ou não querido pelos fãs, sem vitórias você não vai a lugar algum. Em caso de lesão você é friamente demovido até voltar a lutar e reconquistar o direito de competir entre seus iguais. Ser demovido significa perder seu salário e privilégios, sem exceção. Não há categorias de peso, nem idade, nada. Se você quer lutar sumô, então vai lutar com todos os outros, de igual pra igual.

É um esporte de detalhes, onde dois se enfrentam num ringue minúsculo e que termina rapidamente. A margem de erro é inexistente: qualquer desequilíbrio, passo em falso, falta de atenção ou foco resulta numa derrota imediata.

Mas pra mim o mais bacana é que o sumô é um esporte que é quase uma comunidade, uma irmandade entre atletas, organização e fãs, no qual passamos a conhecer os lutadores, acompanhar suas carreiras, suas vidas. O sumô é a vida deles. Há uma relação íntima e profunda de todo o esporte com os fãs: as academias ( heyas), a Associação de Sumô, os lutadores, todos dão satisfação aos fãs do esporte.

Como funciona o Ranking?

Imagem

Parece mais complicado do que é.

A gente só vai acompanhar aqui a primeira divisão, que é quem luta pela Taça do Imperador e pelo título de verdade.

No sumô você começa a carreira da 6a divisão. A cada campeonato você tem um número fixo de lutas ( 7 nas mais fracas, 15 na 1a e 2a divisão). Os campeonatos são de pontos corridos. Quando você termina com campeonato com mais vitórias do que derrotas, você sobe no ranking no campeonato seguinte. Quanto mais vitórias tiver, mais sobe. Quando estiver perto do topo de uma divisão e for bem no campeonato, você sobe para a divisão de cima.

Na primeira divisão há um ranking especial, como você pode ver acima. No topo está o Yokozuna. Este título só pode ser conquistado quando um lutador vence dois campeonatos seguidos. É muito raro haver dois Yokozunas no sumô, embora isso já tenha acontecido. Ao contrário dos outros rankings, um Yokozuna jamais pode ser demovido. Ele é Yokozuna para a vida toda, e caso não consiga mais lutar em altíssimo nível, é pressionado a se aposentar.

Em segundo no ranking vem os Ozeki, este ranking não pode ser atingido só com mais vitórias que derrotas. Para ganhar este título você precisa conquistar 33 vitórias em 3 campeonatos ( um total de 45 lutas). É dificílimo isto. No momento temos 4 Ozekis Se um Ozeki for mal em dois torneios seguidos, com mais derrotas que vitórias, ele perde o título de Ozeki e volta para o ranking normal.

Abaixo deles vem os Sekiwake e Komusubi. São o topo do ranking que pode ser atingido só vencendo mais do que se perde.

Completando a divisão estão os Maegashira, o resto da galera.



Por quê eu deveria assistir ao sumô?
Imagine um esporte onde o próprio esporte é a estrela. Centenas de anos de tradição viva, numa competição brutal e sem espaço pra nada. O sumô é a estrela do sumô. Não há lugar pra atletas metidos, indisciplinados, ou problemáticos. Um grande campeão do esporte foi expulso por brigar fora de uma balada, no auge da sua carreira.

Não tem categoria de peso. Não tem categoria de idade. Tem um ranking e está todo mundo nele, em várias divisões. Você entra, se for ganhando, chega até o topo. Se perder, cai. Pode ser estrela, pode ser famoso, pode ser querido, grande ou pequeno, forte ou tecnico, bonito ou feio, jovem ou velhom tanto faz: perdeu já era.

Não tem isso de dar um tempo, de sair fora. Tem campeonato a cada dois meses, sim ou sim, e quem não participar ganha WO em todas as suas lutas e cai muito no ranking, podendo até cair pra divisão de baixo. Todo mundo entra no ringue com faixas no pé, joelho, mão. Lesões são comuns, tem que lutar mesmo assim. Achou ruim? Se aposente. Ah, e quem se aposenta não volta mais. É adeus de vez.

A porrada come solta, são caras imensos num ringue minúsculo trocando tapa, empurrão, mas também tem muito espaço pra técnica e jogos mentais.

Como eu já falei,se você quiser se destacar, vai ter que ser na luta. Não é permitido comemorar nem reclamar depois da luta. Se você ganhar o campeonato, não pode nem dar um grito de celebração. O decoro é estrito, o esporte vem em primeiro lugar, a tradição impera e nem se você for o maior de todos os tempos você está acima disso. O esporte requer respeito ao esporte.

Por fim, vamos assistindo às jornadas dos lutadores. Os que estão chegando querendo conquistar espaço, os que estão em decadência tentando se manter no topo. Os que lutam contra handicaps físicos ( Takanoyama e sua impossibilidade de ganhar peso, Masunoyama e seu problema cardíaco, etc.), e a luta dos que estão no topo para não perderem seus postos diante do sangue novo que vem com tudo.

A narrativa que se desenrola a cada campeonato é dramática.

No todo, é divertido, empolgante, e viciante e vale experimentar. Demora um pouco pra saber quem é quem ( são todos imensos e de nome complicado) mas rapidamente você pega o jeito, encontra um favorito e a partir daí é só torcida!
Editado pela última vez por SALINHO em 11 Out 2014 16:13, em um total de 3 vezes.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 14:42

O próximo campeonato será: Kyushu basho, 9 November – 23 November
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 15:05

Lembrando que se o Hakuho ganhar o próximo bashô, ele empata com Taihō como o sumotori que mais ganhou torneiros na história.

Most career
championships[edit]

1º Taihō - 32
2º Chiyonofuji - 31
3º Hakuhō - 31
4 Asashōryū - 25
5º Kitanoumi - 24
6º Takanohana II - 22
7º Wajima - 14
8º Futabayama - 12
8ºMusashimaru - 12
10º Akebono - 11
BÓ VOVÔ!!!!

Adrianão
Mensagens: 14
Registrado em: 10 Out 2014 11:05
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por Adrianão » 10 Out 2014 15:23

Boa, melhor tópico, na minha opinião, do PVT. Ichinojo novo fenômeno.

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por BrunoJJ » 10 Out 2014 15:39

Opa! ai sim!

War Haruma

War nojento

War Ikioi!
Imagem

Avatar do usuário
juliojr
Mensagens: 141
Registrado em: 05 Out 2014 16:38
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por juliojr » 10 Out 2014 16:02

Opa, estamos aqui. Vou ingressando no fórum aos poucos. Abs

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 16:06

juliojr escreveu:Opa, estamos aqui. Vou ingressando no fórum aos poucos. Abs
Boa! Vamos movimentar o tópico.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 16:06

BrunoJJ escreveu:Opa! ai sim!

War Haruma

War nojento

War Ikioi!
Ikioi? Confesso que nem sei quem é.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 16:07

café c/ leite escreveu:
Por falar nele alguém tem notícias do Haruma?
Ele tava pendente de fazer ou não uma cirurgia no olho. Se tivesse que fazer a cirurgia, não iria participar do bashô de novembro.

Alguém tem notícias?
BÓ VOVÔ!!!!

Deadlift
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por Deadlift » 10 Out 2014 16:39

Agora sim!!! Tamo junto!

Avatar do usuário
Punisher
Mensagens: 482
Registrado em: 03 Out 2014 14:36
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por Punisher » 10 Out 2014 18:27

O tópico mais pesado do BJJ!!!! :-bd
Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de FDPs que se reúnem pra roubar!
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3

Avatar do usuário
Wilson
Mensagens: 293
Registrado em: 04 Out 2014 04:04
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por Wilson » 10 Out 2014 18:52

Me juntando à galera que curte o Sumô.
Esse tópico promete ser um dos melhores do fórum.

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por BrunoJJ » 10 Out 2014 19:37

SALINHO escreveu: Ikioi? Confesso que nem sei quem é.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 20:32

BrunoJJ escreveu: Imagem
Vou prestar atenção agora nas lutas dele.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por BrunoJJ » 10 Out 2014 20:36

SALINHO escreveu: Vou prestar atenção agora nas lutas dele.
Ele não tem nada de muito especial, mas é técnico, não sei por que mas gosto dele, deve ser o nome que acho legal.

Também gosto do Shohouzan pela taparia.
Imagem

Responder