Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14277
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Dillan Grau » 29 Abr 2020 06:36

Imagem
José Aldo foi campeão dos pesos-penas (66 kg) do UFC por vários anos – Diego Ribas

Cris ‘Cyborg’ e José Aldo têm muito mais em comum do que apenas o país de nascimento e a profissão. Soberanos no peso-pena (66 kg) do UFC durante anos e considerados por muitos como os maiores atletas da história da categoria, ambos foram destronados em derrotas por nocaute com menos de um minuto de luta. A trajetória semelhante e o impacto dos reveses relâmpago que acabaram com seus reinados foram discutidos pelos dois em bate-papo por vídeo no canal do ‘Youtube’ da curitibana (clique aqui).

Invicto por uma década e consagrado pelos títulos do WEC e do UFC, José Aldo acabou surpreendido pelo então emergente Conor McGregor, que com um soco nocauteou o ‘Campeão do Povo’ em apenas 13 segundos de luta, em dezembro de 2015. No bate-papo com ‘Cyborg’, o manauara admitiu que a derrota o afetou psicologicamente e o fez ter dúvidas em sua cabeça sobre sua capacidade de absorver golpes em sua luta seguinte, contra Frankie Edgar, sete meses depois.

“Nós nunca esperamos perder – e perder daquele jeito. É um esporte e é 50 a 50, claro, isso poderia acontecer um dia. Enquanto a gente estiver lutando, perder é uma possibilidade, mas eu estava tão confiante na minha cabeça entrando nessa luta. ‘Não, eu estou super bem preparado, eu não consigo ver como esse cara vai ganhar’. Por tudo que foi falado e tudo que estava acontecendo, meu time e eu estávamos positivos de que nós íamos lá e derrotá-lo. E não foi o que aconteceu”, contou Aldo, antes de falar no impacto que a derrota causou nele.

“Aí começam a aparecer as dúvidas na sua cabeça. Você começa a pensar, começa a tentar achar uma maneira que você possa aceitar aquela derrota. (…) Eu até lembro que eu falei com a Cris, ela não deve nem lembrar, falei com ela: ‘Cris, eu preciso de alguma coisa para deixar meu queixo forte’. A Cris me apresentou uma borrachinha e eu falei: ‘Eu tenho que treinar esse lado, porque o cara me acertou um soco e eu caí. Estou com o queixo ruim’. Mas logo em seguida ganhei do Frankie Edgar, ganhei o cinturão de volta. Lutei não me arriscando, não me colocando em perigo, porque eu tinha que vencer aquela luta de qualquer maneira, não importava como fosse. (Mas) depois eu falei: ‘Não, eu sou campeão. Aquilo foi apenas um acontecimento, um fato, que nunca mais vai acontecer na minha vida’. Por isso eu tenho que treinar dobrado, me dedicar mais, ver o que eu errei, para que isso não aconteça de novo”, relembrou o ex-campeão peso-pena do UFC.

Por sua vez, ‘Cyborg’ permanecia hegemônica no MMA feminino, com apenas uma derrota em sua carreira, logo em sua estreia em 2005, até medir forças com a compatriota Amanda Nunes, no UFC 232. Apesar de admitir que a perda do cinturão foi bastante sentida e que provocou uma batalha de pensamentos divergentes em sua mente, a curitibana preferiu ver o ‘copo meio cheio’ e se mostrou grata por tudo que aconteceu.

“Eu acho que existe algo errado quando não existem problemas no meu camp porque eu sempre tenho um problema no camp e isso me motiva. Eu treinei nove meses para aquela luta e tive muito estresse ao meu redor. Não é uma desculpa, mas eu agi emocionalmente na luta. Não é o que eu treinei, eu agi emocionalmente. Nós nunca pensamos que vamos perder no primeiro round. Você diz: ‘Eu vou dar o meu máximo, vou até o final, e se eles me derrotarem, eu vou até o final’. É isso que nós pensamos. A pior coisa depois da derrota é tomar banho. Você toma um banho sozinha e aquela lembrança vem na sua cabeça o tempo todo, e depois você começa a questionar (você mesma). Um lado diz uma coisa, o outro lado diz outra coisa. Existe uma luta dentro da sua cabeça toda vez que você toma um banho. A semana depois daquela luta foi um momento difícil”, revelou Cris, antes de continuar.

“Eu vejo tudo que aconteceu como algo para melhor porque eu definitivamente me tornei uma atleta melhor e uma pessoa melhor, e sou grata. Sou grata por tudo que aconteceu”, declarou ‘Cyborg’, que, agora campeã peso-pena do Bellator, mantém o objetivo de conseguir uma revanche contra a compatriota no futuro: “Não é um sonho, é um objetivo no MMA, fazer algo diferente. Uma superluta entre a campeã do Bellator e a campeã do UFC. Amanda Nunes e eu. Eu acho que isso ajudaria muito o MMA”.

Após perder o título para Amanda Nunes, Cris ‘Cyborg’ derrotou Felicia Spencer em sua última luta pelo UFC, antes de assinar com o Bellator. Em sua estreia pela nova organização, a curitibana superou Julia Budd para se tornar campeã peso-pena da entidade, em janeiro deste ano. Já Aldo desceu recentemente para o peso-galo (61 kg) depois de perder novamente o cinturão até 66 kg, desta vez para Max Holloway, e não conseguir recuperá-lo. Apesar de em sua primeira luta na nova divisão ter sido derrotado por Marlon Moraes em decisão polêmica dos juízes, o manauara estava escalado para desafiar Henry Cejudo pela cinta da categoria, mas a pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos do ‘Campeão do Povo’, ao menos momentaneamente.


https://agfight.com.br/cyborg-e-aldo-co ... go-no-ufc/
Imagem

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1971
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Andy » 29 Abr 2020 08:17

Se a gente tantas e tantas vezes saiu arrasado de um simples treino de jiu porque tomou um amasso ou uma passada de carro inesperada ( ou campeonato, isso me aconteceu uma vez )....imagina um campeão hegemônico sofrer uma derrota brutal ?

Deve ser foda mesmo.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4484
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por MãoDeMacaco » 29 Abr 2020 22:45

Andy escreveu:
29 Abr 2020 08:17
Se a gente tantas e tantas vezes saiu arrasado de um simples treino de jiu porque tomou um amasso ou uma passada de carro inesperada ( ou campeonato, isso me aconteceu uma vez )....imagina um campeão hegemônico sofrer uma derrota brutal ?

Deve ser foda mesmo.
eu fui zuluzado numa final em um campeonato regional de jiu, fiz duas lutas antes da final e na última era um guri de -75kg lutando na 85kg, eu era muito mais forte. Só sei que voltei pra casa com a medalha de prata e puto da vida, mentalmente derrotado. Detalhe que eu fui lutar sozinho, não tinha ninguém junto comigo, mas perder ali foi uma merda pessoal.

Imagina para o Aldo que caiu babando para o cara mais boçal do esporte...

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14158
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por FCB » 30 Abr 2020 18:10

Dana White NUNCA vai casar Cyborg vs Amanda enqto a Cris for do Bellator.
O UFC tem mais a perder do que a ganhar com essa disputa.
Primeiro q todo mundo sabe que, em regra, os lutadores mais duros estão no UFC.
Segundo que o UFC é muito mais conhecido que o concorrente.
Terceiro, se a Amanda vence, pro público em geral, não fez nada mais que a obrigação. Se perde, levanta o nome da Cyborg e do Bellator.

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6867
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Masteron » 30 Abr 2020 19:43

Situações diferentes ne
Aldo tomou um "one punch",derrota relâmpago pura.
Cyba tomou uma surra no R1, não da p chamar de derrota relâmpago.

(não que eu acho que o Aldo venceria se aquela mão não entrasse, mas foram situações diferentes)
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Urubu Rei » 30 Abr 2020 23:13

Aldo deve ter pesadelos até hoje com o Conor. Sofreu bullying ( :hehe: ) em todos os compromissos de promoção e chegou na luta vertendo sangue pelos olhos pra descontar a raiva naquilo que julgava ser superior, mas foi tirado pra nada em míseros 13 segundos. Não deve ter sido fácil lidar com isso.

Quanto a derrota da Cyborg, eu vibrei demais. Nunca pensei que veria uma mulher espancando ela daquele jeito, com técnica, mas muito na base da brutalidade também. A cada bordoada a Cyba se peidava toda, até tombar de cara no chão. Foi bem surreal.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por tjeua » 01 Mai 2020 09:18

Urubu Rei escreveu:
30 Abr 2020 23:13
Aldo deve ter pesadelos até hoje com o Conor. Sofreu bullying ( :hehe: ) em todos os compromissos de promoção e chegou na luta vertendo sangue pelos olhos pra descontar a raiva naquilo que julgava ser superior, mas foi tirado pra nada em míseros 13 segundos. Não deve ter sido fácil lidar com isso.

Quanto a derrota da Cyborg, eu vibrei demais. Nunca pensei que veria uma mulher espancando ela daquele jeito, com técnica, mas muito na base da brutalidade também. A cada bordoada a Cyba se peidava toda, até tombar de cara no chão. Foi bem surreal.
Descordo q ele foi tirado pra nada... ok tomou um soco e perdeu, soco pode entrar a qualquer momento da luta.

Tirar pra nada eh o q o AS fez com o Griffin
O que o Vitao fez na época do trt com geral da categoria

Mostra superioridade onde o cara nem te acha.

O soco entrou, perdeu, mas n teve essa de tirar pra nada

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Urubu Rei » 01 Mai 2020 16:33

tjeua escreveu:
01 Mai 2020 09:18
Descordo q ele foi tirado pra nada... ok tomou um soco e perdeu, soco pode entrar a qualquer momento da luta.

Tirar pra nada eh o q o AS fez com o Griffin
O que o Vitao fez na época do trt com geral da categoria

Mostra superioridade onde o cara nem te acha.

O soco entrou, perdeu, mas n teve essa de tirar pra nada
Você compreende a expressão de uma forma diferente então, mais restrita. Pra mim, despachar o adversário em segundos, seja por nocaute ou finalização, também é tirar pra nada.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2976
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Atibaia » 04 Mai 2020 14:50

Essa derrota do Aldo pro Conor foi triste mesmo, até pra nós (eu no caso) foi doída, imagine pra ele.

Acho que pior que a derrota foi o Dana não ter dado a revanche imediata.

Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3649
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por M.A.D » 05 Mai 2020 12:54

A Cyborg até estava bem, tin ha colocado umas mãos pesadas na Amanda, que recuou e quando a Criz veio babando, levou o contra golpe forte na ponta do queixo. Aí até acabar a luta foi uma chuva de socos.
Veja a derrota dela como mérito da Amanda, que recuou e contra atacou, e uma falha bizarra da Cris, que foi com tudo para cima, toda aberta, quando acertou a Amanda.

PS: passada de carro para mim foi o que o forista disse, AS no Griffin, Cain no Cigano (2x), TJ no Barão (2x), Khabib no Conor em em geral dos leves. Ciba tomou uma na ponta do queixo que ninguém seguraria. Aldo idem.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2892
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Cyborg’ e Aldo analisam impacto psicológico de derrotas relâmpago no UFC

Mensagem por Sambo » 05 Mai 2020 16:43

Aldo era atual campeão, nunca vi daar tanta moral pra um desafiante antes de uma luta... acho que ali que ele perdeu
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 210 visitantes