Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14123
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por Dillan Grau » 29 Mar 2020 06:29

Com academia fechada por conta da pandemia do Covid-19, equipe passa exercícios físicos pelo WhatsApp aos lutadores

Com a pandemia do Covid-19 obrigando as academias a fechar suas portas temporariamente, a Vila da Luta tenta, através dos aplicativos de comunicação, mante seus lutadores em atividade para que não voltem fisicamente tão prejudicados para os futuros compromissos. Líder da equipe, Eduardo Alonso e os preparadores físicos estão em contato constante com seus pupilos para que eles consigam manter o condicionamento. O caso que gera mais atenção é o de Maurício Shogun, único do time que ainda tem luta marcada. O paranaense está escalado para enfrentar Rogério Minotouro no UFC 250, marcado para o dia 9 de maio, em São Paulo.

- Os atletas não podem ficar 100% parados. O decréscimo de condicionamento vem muito rápido e, se for muito acentuado, fica muito difícil voltar a um condicionamento satisfatório. A perda técnica já é inevitável. Temos um grupo de WhatsApp com nossos atletas e existe orientação para exercícios físicos com acompanhamento do preparador físico à distancia. Para que se mantenham, dentro do possível, fazendo musculação, aeróbios, algum gestual técnico de luta em pé, que é mais fácil de fazer manutenção, como sombra, bater saco, depende muito do que o atleta tem à disposição. No caso do Shogun, é mais específico e tem treino mais completo por não sabermos o que vai acontecer com o compromisso dele que é o mais próximo. O próprio Demian tem uma pequena academia na casa dele, então tem uma sequência passada pelo preparador físico, mas evidente que está longe do ideal e é um desafio a mais para voltar ao condicionamento de performance, para que eles possam lutar em datas relativamente próximas, como em princípio parece ser a vontade do UFC - explicou Alonso, ao Combate.com.

Imagem
Demian Maia, Maurício Shogun e Eduardo Alonso, que fazem parte da Vila da Luta — Foto: Marcelo Barone

Com pouco mais de um mês para o duelo com Minotouro, Shogun não pôde deixar Maringá, onde mora, para ir para São Paulo fazer seu camp na Vila da Luta, como costuma fazer, mas a incerteza sobre a realização do UFC 250 aumenta a cada dia, na visão de Eduardo Alonso.

- Tem a situação do Shogun e algumas situações futuras que ficaram incertas. Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. A gente não sabe o tempo que a pandemia vai levar para ser controlada, como isso vai se dar no Brasil e em outros países, porque tem questões internacionais de fronteiras, viagens, vistos, muitas coisas. Para cancelarem os Jogos Olímpicos você imagina a seriedade da situação. A gente tem o caso do Shogun, em tese continua de pé dia 9 de maio. Francamente, ninguém sabe o que vai acontecer. Eu não me sinto 100% seguro de que vá transcorrer normalmente. Não dá para ter previsão de que tudo estará normalizado até lá. Não temos perspectiva iminente de melhora em São Paulo.

Como o Ultimate anunciou através de seu presidente, Dana White, que o UFC 249 irá acontecer no dia 18 de abril, como previsto, em local a ser definido, Alonso fica em alerta com a possível realização do UFC 250. Entretanto, ele admite que a preparação dos lutadores para o card de 9 de maio já está prejudicada.

- Se conseguirem manter os eventos de abril, vai dar uma ideia melhor do que vai acontecer. De momento, o que afetou é que o Shogun continua treinando em Maringá. Não pudemos trazer para São Paulo como previsto por segurança dele e da família dele. Está mantendo em Maringá, é uma época de treinamento de base, tem mão de obra suficiente com mais facilidade, mas chega um momento que fica difícil. Todos os atletas com grau de responsabilidade maior estão tendo dificuldade para se preparar. Mesmo que se normalize, todos os atletas vão estar aptos para se apresentar dia 9 de maio? Neste momento é impossível. Pode ter uma curva de melhora, eles voltem a treinar melhor, mas os camps estarão comprometidos. Talvez seja um pouco excesso de otimismo continuarmos acreditando em eventos de alto nível acontecendo tão cedo.

Mesmo considerando o prejuízo que os lutadores têm com a ausência de lutas e incerteza sobre outros eventos, Alonso acredita que fechar as academias e ficar em quarentena é a melhor saída para que a pandemia seja controlada de forma mais eficaz.

- É uma responsabilidade pública, no caso do estado de São Paulo é uma obrigação legal, fechar portas para o público, mas é obrigação de responsabilidade social. Em um primeiro momento, a gente cogitou a ideia de manter os treinos profissionais a portas fechadas, mas a atualização das informações da Organização Mundial da Saúde e o bom senso acabaram pedindo com que até este tipo de prática fosse suspensa porque o risco de contágio aumenta muito se você aumentar sua exposição. E o treino de luta é de grande exposição. Seria inviável assumir este tipo irresponsabilidade, uma vez que a gente não tem que zelar apenas pela própria saúde, mas também pela saúde dos outros. É uma questão de cidadania. Especialmente para quem tem convivência com pessoas com problemas crônicos de saúde ou idade avançada, o que praticamente compreende a população inteira - analisou.

O caso de Shogun é o foco principal do momento, mas outros atletas da equipe também passaram seus percalços, como o ex-UFC Elias Silvério, que lutaria no ACA na última sexta-feira, mas o evento russo cancelou o card.

- De primeiro momento a gente foi pego numa encruzilhada, numa situação de transição. A repercussão e o avanço da doença no Brasil começaram em um momento que a gente já estava na semana de luta do Demian, então a gente acabou tendo que concluir a semana de luta e realizar o evento sem público, que acabou sendo o último evento do UFC até então. Na sequência, a gente tinha dois atletas que treinam conosco, Elias Silvério e o Alexandre Popó, que estariam lutando na Rússia, no ACA, dia 27. Esse evento foi cancelado. Eles estavam em final de preparação, acabou sendo em vão por uma causa mais do que compreensível. Na sequência, não é nosso atleta na equipe, está na Nova União, mas é meu atleta como manager, o Matheus Nicolau também teve sua luta no Brave cancelada. Lutaria dia 28 - concluiu.

https://globoesporte.globo.com/combate/ ... c-sp.ghtml
Imagem

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1401
Registrado em: 01 Out 2014 17:54
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por Xyz » 29 Mar 2020 11:39

Esse dublê de coach podia ficar quieto

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1401
Registrado em: 01 Out 2014 17:54
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por Xyz » 30 Mar 2020 12:03

Daqui a pouco chega o Demian para defender os treinos por WhatsApp, dizendo que o Alonso treinou um kickboxing por correspondência

The Joker
Mensagens: 2047
Registrado em: 08 Set 2014 14:06
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por The Joker » 30 Mar 2020 12:41

Fiquei imaginando Shogun x Minoto III com os dois destreinados....

Só de subir a escadinha para o octógono, já ficarão ofegantes rsrrs

peudoria
Mensagens: 9530
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por peudoria » 30 Mar 2020 14:49

Tonio Kröger escreveu:
29 Mar 2020 20:07
O atleta completa 150 segundos de um round-treino em casa e aí chega a primeira dica no Whatsapp: DOIS E MEIO!

:hehe:
Kkkkkkkk

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por Aldebarã » 31 Mar 2020 02:44

Não era universidade da luta? Se bem que com o Shogun na equipe só resta batizar de churrascaria da luta.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Crono_M
Mensagens: 2744
Registrado em: 22 Fev 2015 20:19
Contato:

Re: Vila da Luta faz acompanhamento à distância dos atletas, mas foca em luta de Shogun no UFC SP

Mensagem por Crono_M » 31 Mar 2020 19:08

Shogun ainda vai calar muito os críticos, é só entrar focado e com o físico em dia...
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes