‘Borrachinha’ classifica como “vergonhosa” postura de Adesanya após UFC 248

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14332
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

‘Borrachinha’ classifica como “vergonhosa” postura de Adesanya após UFC 248

Mensagem por Dillan Grau » 17 Mar 2020 07:32

A decepcionante disputa pelo cinturão peso-médio (84 kg) entre Israel Adesanya e Yoel Romero, realizada no último dia 7 de março, no UFC 248, ainda gera críticas da comunidade do MMA. As mais recentes foram feitas por Paulo ‘Borrachinha’, próximo desafiante ao título, em conversa com a imprensa – com a presença da reportagem da Ag. Fight – em Brasília, onde a organização promoveu sua última edição, neste sábado (14). O brasileiro, adepto de declarações impactantes, classificou como vergonhosa a postura do atual campeão da categoria, que, segundo ele, não valoriza o posto que ocupa, a organização e os fãs que pagam para assisti-lo.

Apesar das pesadas críticas ao desafeto, ‘Borrachinha’ afirmou que não se surpreendeu com a apresentação do nigeriano, que se manteve a maior parte do tempo na defensiva, fato que fez com que o combate tivesse pouca ação, já que Romero também aguardava seus ataques para contra atacar. Ainda que admita que o cubano poderia ter sido um pouco mais agressivo em sua estratégia de luta, o peso-médio brasileiro ressaltou que cabia a Adesanya, como detentor do título, demonstrar a superioridade que um campeão deveria ter sobre o desafiante, especialmente com a diferença de idade entre eles.

“Não me surpreendeu muito porque eu já sabia o tipo de lutador que ele (Adesanya) é. Ele não busca a luta, não é um cara agressivo que vá buscar o confronto. Na verdade, ele evita o confronto, corre, dá as costas, quer ficar apenas na distância. Quando o cara que tem potência, igual o Romero tem, foi para cima dele, ele sentiu logo no primeiro overhand que o Romero deu, ficou colocando a mão para ver se estava tudo no lugar. Então, ele já sentiu o primeiro golpe e passou a evitar a luta. Eu já sabia que ele era esse tipo de lutador, então não me surpreendeu muito, mas eu achei que o Romero, pelo menos no último round, fosse buscar um pouquinho mais. Mas é compreensível, 43 anos, o gás não é o mesmo após cinco rounds. Eu acho que o Adesanya é quem deveria ter feito alguma coisa”, declarou ‘Borrachinha’, antes de continuar a criticar o desafeto.

“Primeiro que eu acho isso vergonhoso. Vamos pensar nessa declaração que ele deu: ‘Adesanya diz que não buscou a luta porque ele é o campeão e precisava o Romero buscar’. Então, ele não valoriza o evento que ele está, não valoriza o cinturão, não valoriza o público que está pagando para assisti-lo. Ele só vai lutar se o cara buscar a luta? Se o cara ficar parado igual o Romero ficou, ele vai ficar parado também? Não faz sentido para mim. Eu acho vergonhoso esse tipo de fala e ele assumir isso ainda. Eu não faria isso, lutando com ele ou com o Romero. O Romero foi o mesmo comigo, ele não andou para frente, só andou para trás, mas eu busquei a luta, independentemente se eu estava na frente ou não, se eu fosse campeão ou não. Eu nunca faria essa luta chata que ele fez”, afirmou o atual segundo colocado no ranking dos médios do UFC.

Confirmado como próximo desafiante ao cinturão desde seu triunfo sobre Romero em agosto do ano passado, o mineiro viu seus planos serem adiados após passar por mais uma cirurgia no bíceps. Agora, em fase final de recuperação da lesão e de volta aos treinos, ‘Borrachinha’ não quer perder sua chance de lutar pelo título dos médios novamente. Para isso, já avisou que seu prazo de retorno será exatamente o mesmo de Adesanya, a fim de evitar com que o desafeto ‘fuja’ do duelo, hipótese levantada pelo próprio brasileiro.

“Eu acredito que ele está tentando evitar. Não fez nenhum sentido terem casado essa luta que ele fez no sábado passado contra o Romero, sendo que eu poderia lutar em abril. Não fez sentido. Eu acho que foi um equívoco, todo mundo já viu isso, viu que não deveria ter feito, que deveria ter esperado. Mas eu vou tentar não dar chances para que ele evite essa luta. Já me perguntaram quando eu posso lutar, e eu falei: ‘Olha, eu posso lutar quando ele puder’. Eu vou aguardar para que ele esteja pronto, não vou dar nenhuma data para ele não falar: ‘Essa data não dá'”, revelou Paulo, antes de projetar algumas possíveis datas para o confronto.

“Então, quando ele puder lutar, eu vou estar aguardando, vou estar pronto para lutar com ele. Já voltei a treinar, estou treinando forte e quando ele puder lutar, seja julho, agosto, setembro, eu estarei pronto. Eu sugeri o UFC do dia 11 de julho, em Las Vegas. Eles acharam uma boa data, mas não sabem se o Adesanya vai estar pronto”, contou.

Caso o aguardado duelo contra Adesanya finalmente saia do papel, ‘Borrachinha’ afirmou que já sabe exatamente como encarar o campeão, ainda que não tenha sentado com seus treinadores para discutir a estratégia a ser empregada. Apesar de criticar os intangíveis do nigeriano, o mineiro ressaltou suas qualidades técnicas como lutador para admitir que pode até mesmo modificar sutilmente seu estilo agressivo para o duelo entre eles. Focado na conquista do título, o peso-médio já tem em sua cabeça um nome para ajudá-lo na preparação: Vanderlei Toquinho, campeão de muay thai, que, segundo o lutador do UFC, poderia emular o estilo de jogo do rival em seus treinos de sparring.

“Eu posso fazer esse estilo (agressivo) ou posso ser mais cauteloso também. Como ele é um contragolpeador, tem que ir com um pouco mais de calma para não ir com tudo para cima dele e ser surpreendido. Ele tem armas, eu só não acredito no coração dele, na vontade, mas ele é técnico. Eu não faria como eu fiz com o Romero, até por ser cinco rounds também. Eu teria um pouco mais de cadência, mas, com certeza, eu buscaria mais a luta do que o Romero buscou e mais do que o Adesanya buscou”, garantiu Paulo, antes de completar.

“Eu sei exatamente o que a gente vai precisar fazer, mas ainda não sentei com os treinadores para pensar sobre isso. Estou fazendo mais a parte básica de fundamentos, estou voltando de cirurgia. Então, eu acredito que na próxima semana eu vou me reunir com os treinadores para a gente começar a traçar algumas coisas. Um sparring igual, um atleta que eu já até sei quem: Vanderlei Toquinho, campeão de muay thai. Até parece muito com ele, com o Adesanya, é alto, mas esguio”, finalizou.

Aos 28 anos de idade, Paulo ‘Borrachinha’ segue invicto em sua carreira no MMA profissional, com 13 vitórias no mesmo número de combates, sendo cinco delas pelo UFC. Assim como o brasileiro, Israel Adesanya ainda não sentiu o gosto da derrota na modalidade. O campeão soma 19 triunfos, 14 por nocaute, em seu cartel.


https://agfight.com.br/borrachinha-clas ... s-ufc-248/
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 310 visitantes