À espera de uma chance: Jussier Formiga pede luta por título caso vença Moreno no UFC Brasília

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14125
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

À espera de uma chance: Jussier Formiga pede luta por título caso vença Moreno no UFC Brasília

Mensagem por Dillan Grau » 11 Mar 2020 07:05

Peso-mosca aguarda há cinco anos a oportunidade de disputar o cinturão, mas sempre bate na trave. Antes de enfrentar mexicano, faz campanha por luta entre vencedor e Deiveson Figueiredo

Aos 34 anos, Jussier Formiga ainda espera pela sua chance de disputar o cinturão peso-mosca (até 56,7kg) do UFC. No próximo sábado, no UFC Brasília, diante do mexicano Brandon Moreno, o lutador potiguar terá mais uma chance de dar esse passo definitivo - ainda que a disputa do título deva acontecer numa revanche entre Deiveson Figueiredo e Joseph Benavidez, em julho.

- A luta a se fazer é entre o Daico (Deiveson) e o vencedor entre da luta entre eu e o Brandon. É o número 2 com o número 5, acho que quem vencer seria mais que justo botar esse title-shot entre o Daico e o futuro vencedor dessa luta - disse Formiga ao Combate, ainda antes da última atualização do ranking, pouco antes de cair da segunda para a terceira posição na lista.

Imagem
Jussier Formiga vem de derrota para Joseph Benavidez, em junho de 2019 — Foto: Getty Images

Formiga sempre esteve próximo ao cinturão, mas nunca deu o passo definitivo. Em maio de 2015, venceu Wilson Reis por pontos em Goiânia e passou a figurar entre os possíveis candidatos. Mas, em novembro do mesmo ano, perdeu por decisão dividida para Henry Cejudo - que não era o campeão ainda - e voltou algumas casas na corrida.

Em setembro de 2017, vindo de derrota para Ray Borg, Formiga finalizou Ulka Sasaki no Japão e implorou por uma chance contra o então campeão Demetrious Johnson. O pedido foi negado, e na luta seguinte veio nova vitória por finalização, dessa vez contra Ben Nguyen. Ao fim da luta, voltou a afirmar que merecia a chance pelo título.

Na sequência, nova negativa pelo cinturão e nova vitória de Formiga, vencendo Sergio Pettis numa luta morna. Mesmo vaiado pelo público, pediu a revanche com o já campeão Henry Cejudo. Ao invés da oportunidade, acabou numa luta com Deiveson Figueiredo em março de 2019. De novo, Formiga provocou Cejudo, mas o UFC lhe deu um duelo com Joseph Benavidez numa eliminatória definitiva, em junho do ano passado. Eis que a derrota voltou ao cartel do brasileiro, que mais uma vez voltou alguns passos atrás. De quebra, ainda acabou tendo que operar o ombro.

- Quando recebi a notícia para lutar contra o Brandon, tinha acabado de fazer um camp para lutar o Mundial de No-Gi (jiu-jítsu sem quimono), já estava bem fisicamente. Tinha operado meu ombro em agosto, uma cirurgia simples, nada tão grave. Depois de oito semanas já estava treinando. O camp para lutar o No-Gi me ajudou fisicamente, tirou aquela pressão de eu estar pesado para a luta. A gente só ajustou algumas coisas e começamos a fazer o camp no começo de janeiro.

Imagem
Jussier Formiga derrotou Deiveson Figueiredo no UFC Nashville, em março de 2019 — Foto: Getty Images

A volta ao octógono poderia até ter acontecido antes, diante de Tim Elliott, em 12 de outubro, no UFC Tampa. Mas a notícia de que precisava operar o ombro esquerdo impediu o duelo, que acabou ficando para Deiveson Figueiredo.

- Após a luta com Benavidez, acabei indo no médico. Sabia que tinha uma lesão no ombro, mas não sabia o grau, e quando estava fazendo exames me ofereceram o Tim Elliott. Até falei que aceitava, mas precisava da liberação do médico do UFC aqui da Flórida. Falei para ele que tinham me oferecido uma luta, e ele pediu uma ressonância. Para o meu azar, estava com uma ruptura de 90% no ombro e só resolveria com a cirurgia. Ele falou que se eu quisesse lutar seria por minha conta. Conversei com meu treinador e com meu coach e decidi primeiro ver a lesão, e depois lutar.

Com o foco no adversário mexicano, que chegou a deixar o UFC por um período entre 2018 e 2019, Formiga apontou alguns pontos fortes de Brandon Moreno. Ele ganhou até algumas informações do companheiro de equipe Alexandre Pantoja, com quem o mexicano já lutou duas vezes na carreira.

- Ele é um cara muito bom e jovem, vem da escola do boxe, bastante explosivo em pé. Faz o scramble bom no chão, e aceita a luta de chão também. O Pantoja já lutou duas vezes com ele, e me falou algumas coisas, como em relação a “punch”, a movimentação, ao scramble que fizeram um pouco na última luta deles (...). Tem tudo para ser uma grande luta, mas já estou acostumado com esses desafios, são quase dez anos de UFC só lutando com casca-grossa. Mais uma vez não será diferente, gosto desses desafios.


Futuro dos moscas e Cejudo no peso-galo

Imagem
Henry Cejudo venceu Jussier Formiga em 2015, no UFC Monterrey — Foto: Getty Images

Com a vitória de Deiveson Figueiredo sem poder levar o cinturão no fim do mês passado, por não ter batido o peso diante de Benavidez, a categoria ficou oficialmente sem um campeão. Foi o que bastou para Henry Cejudo reafirmar que é o dono da divisão. O americano, também campeão peso-galo, lutará com José Aldo em maio, no UFC 250, em São Paulo, mas Formiga acredita que ele possa voltar à divisão de baixo.

- Eu já tinha falado isso antes de o Cejudo falar, que tinha certeza que na primeira derrotar que ele tiver no peso-galo vai voltar ao peso-mosca com o rabinho entre as pernas, não tenha dúvida. Não estou julgado, não estou falando que ele vai perder para o Aldo, mas tenho certeza que se ele perder em São Paulo vai descer para o mosca. Só que, antes que isso aconteça, quero ter a minha chance, porque falta muito tempo para a luta dele.

Jussier Formiga também não teme pelo fim do peso-mosca, como quase chegou a acontecer. A volta do tema com o cinturão mantido vago por conta da falha de Deiveson no corte de peso, segundo o brasileiro, não é motivo suficiente para o fim da divisão.

- Estou muito tranquilo em relação a isso. Quem errou foi o Deiveson, quem tem que ser castigado é ele, não a divisão. Se você for parar para pensar, a gente tem uma divisão feminina de 145 libras que não tem nem dez atletas, talvez nem cinco, e a divisão está aí. Porque acabar o peso-mosca que tem um top 10 só de casca-grossa? Estou seguro e tranquilo quando a isso.

Serviço do UFC Brasília
O Combate transmite ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, dia 14 de março, a partir de 17h15 (horário de Brasília), o UFC Brasília. O SporTV 2 e o Combate.com transmitem as duas primeiras lutas do card preliminar ao vivo. O site acompanha todo o evento em Tempo Real. Na sexta-feira, dia 13, SporTV 2, Combate e Combate.com exibem a pesagem cerimonial do evento a partir de 17h50.

UFC Brasília
14 de março de 2020, no Distrito Federal
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-leve: Kevin Lee x Charles do Bronx
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gilbert Durinho
Peso-leve: Renato Moicano x Damir Hadzovic
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Nikita Krylov
Peso-leve: Francisco Massaranduba x John Makdessi
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Jussier Formiga x Brandon Moreno
Peso-palha: Amanda Ribas x Randa Markos
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Alexei Kunchenko
Peso-galo: Rani Yahya x Enrique Barzola
Peso-mosca: Mayra Sheetara x Maryna Moroz
Peso-mosca: Bruno Bulldoguinho x David Dvorak
Peso-galo: Veronica Macedo x Bea Malecki


https://globoesporte.globo.com/combate/ ... ilia.ghtml
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes