Ex-campeão de MMA sofre AVC após corte de peso e agora luta pela vida longe do cage

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Ex-campeão de MMA sofre AVC após corte de peso e agora luta pela vida longe do cage

Mensagem por terroso » 18 Nov 2019 20:05

Rudson Caliocane abdicou do cinturão no Titan FC após sofrer uma isquemia tronco cerebral e ficar com o lado esquerdo do corpo paralisado. Amigos e familiares lançam "vaquinha virtual"

Uma das frases mais famosas dentro do universo das lutas é a de que "a primeira batalha do profissional de MMA é contra a balança". Aquele momento, na véspera do confronto, em que o atleta torna oficial que está no peso máximo para a categoria em que o duelo irá acontecer.

No entanto, devido ao processo do corte de peso, toda a desidratação à qual o lutador é submetido, não são raras as vezes em que isso tem consequências graves. Até mesmo por isso, algumas comissões atléticas dos Estados Unidos adotam como prática um limite para o corte de peso na semana da luta. Se um atleta chega às vésperas do evento tendo que perder muito peso para subir na balança, está sujeito a sofrer uma série de sanções (perda de porcentagem da bolsa, interrupção do corte de peso ou até cancelamento da luta), com o objetivo de ter preservada a sua saúde.

O caso mais recente em que esse corte de peso trouxe danos sérios à saúde do lutador aconteceu no último mês de outubro, com o peso-galo brasileiro Rudson Caliocane. Campeão do Titan FC, o atleta de 26 anos enfrentou Matheus Mendonça, pelo Future MMA 9, em São Paulo, e acabou derrotado por decisão unânime. Logo após o confronto, Caliocane desmaiou e, depois de receber os primeiros socorros dos paramédicos presentes ao evento, foi encaminhado ao hospital. Lá, Rudson foi diagnosticado com uma isquemia tronco cerebral, que o deixou com o lado esquerdo do corpo totalmente paralisado.

Empresário de Rudson Caliocane, Alex Davis falou com o Combate.com sobre o acidente e explicou que durante a luta, o peso-galo já estava visivelmente desgastado.

- Vi que ele não estava com o semblante normal. Quando ele saiu da luta, a situação ficou pior, e o pai do Rudson o carregou até a chegada dos paramédicos. A gente que é experiente no MMA já sabia que não tinha sido nada relacionado à luta especificamente, mas por causa do corte brusco de peso. No hospital, a equipe médica confirmou que a paralisia do lado esquerdo foi por causa do corte. Não foi uma guilhotina ou uma pancada forte, mas por causa da desidratação - afirmou Davis, antes de ressaltar que, no momento, é importante trabalhar pela plena recuperação de Rudson.

- Ele não é apenas um excelente lutador, uma promessa do MMA brasileiro e mundial. É também muito querido por todos. Uma ótima pessoa, muito esforçado e batalhador. É uma lesão séria, delicada, mas todos estão torcendo para que o Rudson se recupere e volte a ficar 100% para voltar à sua família.

A opinião de Alex Davis é compartilhada por Jorge Oliveira, CEO do Future MMA e ex-lutador, que afirma estar prestando o suporte necessário à família de Rudson.

- O lutador não é o mais importante neste momento, mas, sim, o ser humano Rudson Caliocane. Estou em contato com o pai dele, tentando ajudar como posso. Fui lutador, já cortei muito peso em curto tempo, já fui nocauteado, tive concussões, e procurei passar um pouco da minha experiência para eles. É triste ver um jovem talentoso, que ama o que faz, ter que interromper a jornada do seu sonho por conta de uma fatalidade como essa. Mas, se Deus quiser, e sei que o Rudson é um garoto de uma fé muito forte, essa pausa é temporária. Mas repito: o mais importante neste momento é a pessoa Rudson Caliocane - comentou o dirigente, antes de completar com a garantia de que mudanças irão acontecer no Future MMA.

- Para evitar que isso se repita, vamos adotar o padrão de Comissões Atléticas dos EUA, que limitam o corte de peso na semana da luta. Ainda vou conversar com especialistas, mas vamos impor um limite de peso para que os atletas não cheguem muito pesados na semana da luta. Se chegar acima do peso combinado, perde parte da bolsa ou, dependendo do quanto extrapolar, é retirado da luta.

O CEO do Titan FC, Lex McMahon, também usou das redes sociais para manifestar solidariedade a Rudson Caliocane. O dirigente, inclusive, tomou a iniciativa de abrir uma "vaquinha virtual" na página GoFundMe para que possam ser arrecadados fundos para o custeio do tratamento do lutador. O Future MMA também estuda uma maneira de que seus próximos eventos possam ajudar na recuperação do peso-galo.

"É com o coração pesado que compartilhamos as notícias de uma lesão cerebral significativa no nosso atual campeão peso-galo, Rudson Caliocane, sofrida em uma luta no Brasil. Rudson está deixando vago o seu cinturão para concentrar suas energias na sua recuperação total. Por favor, assista ao vídeo e clique no link da nossa biografia para descobrir como você pode participar do @titanfighting para ajudar Rudson com suas despesas médicas, doando para a campanha do GoFundMe. Estamos com você campeão! Fique bem logo", escreveu Lex McMahon.

Coordenador de arbitragem da Referee Team (comissão atlética do evento), Eduardo Mello detalhou todos os passos do lutador da pesagem até o momento em que passou mal, após o combate.

- O Rudson chegou pesando 68,7 kg e, no dia da pesagem, bateu 61,6 kg. Ou seja, perdeu 6,1 kg. Ele fez essa perda de peso na banheira da casa de um amigo dele de São Paulo. Mas, tanto na hora da pesagem quanto depois, o atleta estava completamente normal. Participou da nossa pesagem cerimonial, inclusive conversando e brincando com outros lutadores nos bastidores, e tomou café da manhã normalmente com outros atletas no sábado. Em momento algum ele apresentou um comportamento que pudesse fazer com que a gente estranhasse e percebesse que algo de errado estava acontecendo.

- O Future sempre deixa um responsável por cada grupo de atletas, e o responsável do grupo do Rudson falou que em momento algum ele apresentou comportamento estranho ou aparentou que não estava bem. Após ele passar mal, foi levado a um pronto-socorro e de lá para um hospital, onde fez alguns exames. O pai dele, que é bombeiro, resolveu levá-lo para o Rio, onde ele e o treinador dele, o Tatá Duarte, tinham contatos com hospitais onde os principais exames que precisavam ser feitos sairiam com maior agilidade e ele teria um tratamento melhor.

Diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), o Dr. Paolo Souto Maior também falou com exclusividade ao Combate.com sobre os riscos do corte brusco de peso para os lutadores e como a desidratação pode ter consequências até fatais. A entidade, no entanto, não foi a responsável pela regulamentação do evento, que ficou a cargo da Referee Team, equipe baseada em São Paulo e que também regulamenta o Standout Fighting Tournament (SFT) e o Thunder Fight.

- A questão da desidratação gera muita preocupação nas Comissões Atléticas de todo o mundo. De fato, o corte de peso é um processo muito perigoso porque, quando a gente perde muito peso, o organismo está sujeito a muitas alterações fisiológicas, inclusive as cerebrais. A desidratação diminui o volume que corre entre os vasos sanguíneos e isso vai diminuir o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, ou seja, as células cerebrais vão receber menos nutrientes - afirmou o Dr. Paolo Souto Maior, antes de completar.

- Na luta, o atleta pode até continuar em pé, porém mais lento, sem concentração, perde o gás mais rápido e a capacidade de raciocínio. É comum vermos o técnico falando com o lutador, mas o lutador não consegue assimilar por causa desse problema na reidratação, que não fica completa em 24 horas e pode levar dias.

O neurocirurgião ainda ressaltou que a desidratação não é a única causa para a isquemia, mas que a CABMMA busca sempre a orientação aos atletas e técnicos para que sejam seguidos os protocolos internacionais de corte de peso, o que diminuiria o risco de um problema mais grave.

- O Acidente Vascular Cerebral pode ser isquêmico, quando há uma obstrução dos vasos sanguíneos por um coágulo, já que houve a diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, ou hemorrágico, que é quando o sangue extravasa do vaso. Nesse último caso, é possível detectar nos exames de imagem, justamente por ver a mancha do sangue fora do vaso sanguíneo.

https://sportv.globo.com/site/combate/n ... cage.ghtml

Genki Dama!

Avatar do usuário
QUIRON
Mensagens: 245
Registrado em: 02 Abr 2019 07:38
Contato:

Re: Ex-campeão de MMA sofre AVC após corte de peso e agora luta pela vida longe do cage

Mensagem por QUIRON » 19 Nov 2019 08:12

Foda isso mas eu culpo em boa parte os atletas o cara quer entrar no cage com 90kg para lutar mas a categoria é ate 77kg ai se fode desidratando para depois recuperar. Claro tem muitos fatores, altura , envergadura etc que definem qual a melhor "categoria". Eu acho que deveríamos ter mais categorias e que a pesagem devia ser no dia da luta.
nulla tenaci invia est via

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 200 visitantes