26 anos do primeiro UFC

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1823
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Dartagnan » 14 Nov 2019 22:51

Compartilharam comigo no Facebook o vídeo da primeira luta do UFC 1, em 12 de novembro de 1993 (muitos aqui ainda estavam nascendo, bem dizer). E me lembrei que ainda tenho que pegar os dvds desses primeiros eventos...tinha tudo em fita VHS (e acho que ainda tenho alguma coisa).

Ver hoje aquelas lutas mais com cara de briga de rua chega a ser bizarro. A gente imaginava que botando um monte de faixa preta em tudo que é arte marcial, só teria lutaço....mas não. Eram minoria as lutas desse tipo, ainda mais em pé. Muitas pareciam mais briga de bar mesmo...mas a curiosidade na época era enorme, afinal, apesar de ter havido vale tudo no Brasil antes, ainda era uma novidade para o grande público. As regras eram as mais básicas possíveis: só não valia morder, dedo no olho e outra coisa que não lembro...já teve luta que o Royce puxou o cabelo do cara, outro levou soco nas coisas (ainda que com protetor), entre outras coisas bonitas da época... :fear: .

O Jiu-jitsu dominou nos primeiros eventos, e depois o pessoal striker foi se adaptando e começando a vencer também....bons tempos dos anos 90. Como vocês estavam em 1993? Todos aqui assistiram o UFC na estréia?
1ª luta: Gerard Gordeau vs Teila Tuli
https://www.facebook.com/UFCBrasil/vide ... 655229341/

E o primeiro evento completo:
https://www.youtube.com/watch?v=sXm16YmM0BQ
phpBB [video]

Avatar do usuário
VBB
Mensagens: 6443
Registrado em: 15 Jun 2014 14:57
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por VBB » 14 Nov 2019 23:03

Dartagnan escreveu:
14 Nov 2019 22:51
Compartilharam comigo no Facebook o vídeo da primeira luta do UFC 1, em 12 de novembro de 1993 (muitos aqui ainda estavam nascendo, bem dizer). E me lembrei que ainda tenho que pegar os dvds desses primeiros eventos...tinha tudo em fita VHS (e acho que ainda tenho alguma coisa).

Ver hoje aquelas lutas mais com cara de briga de rua chega a ser bizarro. A gente imaginava que botando um monte de faixa preta em tudo que é arte marcial, só teria lutaço....mas não. Eram minoria as lutas desse tipo, ainda mais em pé. Muitas pareciam mais briga de bar mesmo...mas a curiosidade na época era enorme, afinal, apesar de ter havido vale tudo no Brasil antes, ainda era uma novidade para o grande público. As regras eram as mais básicas possíveis: só não valia morder, dedo no olho e outra coisa que não lembro...já teve luta que o Royce puxou o cabelo do cara, outro levou soco nas coisas (ainda que com protetor), entre outras coisas bonitas da época... :fear: .

O Jiu-jitsu dominou nos primeiros eventos, e depois o pessoal striker foi se adaptando e começando a vencer também....bons tempos dos anos 90. Como vocês estavam em 1993? Todos aqui assistiram o UFC na estréia?
1ª luta: Gerard Gordeau vs Teila Tuli
https://www.facebook.com/UFCBrasil/vide ... 655229341/

E o primeiro evento completo:
https://www.youtube.com/watch?v=sXm16YmM0BQ
phpBB [video]
Acredito que o mais próximo do ocorrido foi que depois do Jiu Jitsu levar vantagem tivemos uma transição gradual para o sucesso dos wrestlers.
Acho que praticamente ninguém no Brasil assistiu o primeiro UFC e mesmo os seguintes ao vivo. Somente a partir do primeiro evento que passou desta forma na Sportv, acho que foi o 13 se não me engano e os eventos do Batarelli na Band. Na prática era muito boxe, full contact e os eventos de Vale Tudo do Batarelli.

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1823
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Dartagnan » 14 Nov 2019 23:06

Os primeiros, ao vivo mesmo, acho que nem nos EUA....sinceramente não lembro.

Maioria que viu aqui desde o início, foi em VHS (eu incluso). Ainda havia locadoras na época...ter 2 vídeos pra gravar era fundamental....com a internet engatinhando ainda.

Falando nisso, fui ver agora aqui uma entrevista atual do Teila Tuli e outros. Porra, o caras dormem no formol....tá a mesma cara do UFC 1.
phpBB [video]


Dan Severn:
phpBB [video]

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Aldebarã » 15 Nov 2019 17:06

Taí, concordo com o Patola! A maior revolução das artes marcais nos últimos tempos. O que esse homem fez, assemelha-se ao soco que o Shyriu deu na cachoeira dos 5 picos antigos. E nego lambendo chão pra Rickson Gracie que teve que determinar regra pra vencer o Rei Zulú.
Nunca entendi essa reverencia CEGA de geral com o Rickson e o Royce ser tipo, coadjuvante na história.
Quem foi o cara? O franzino que foi lutar num país onde luta é levada muuuuuuuuuuuito a sério, ou um invasor de academia que preferiu o país do louvor ao freak fight?
Team Cara de Sapato :gunthug:

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1823
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Dartagnan » 15 Nov 2019 17:12

De fato, todo o mérito ao Royce. Por mais que na época desse pra se garantir só no Jiu-Jitsu, dada a quase completa ignorância dos strikers em como se comportar lutando no chão (eram menos piores alguns wrestlers), não tinha categoria de peso...ou seja, era tudo Absoluto. E ele sofreu em algumas lutas ali...como na contra o Kimo no UFC 3.

Gosto muito da luta dele contra o karateca Keith Hackney, no UFC 4. O cara não era bobo e perdeu num vacilo típico de faixa branca de JJ...

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5429
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Tubarao Floripa » 15 Nov 2019 21:02

Aldebarã escreveu:
15 Nov 2019 17:06
Taí, concordo com o Patola! A maior revolução das artes marcais nos últimos tempos. O que esse homem fez, assemelha-se ao soco que o Shyriu deu na cachoeira dos 5 picos antigos. E nego lambendo chão pra Rickson Gracie que teve que determinar regra pra vencer o Rei Zulú.
Nunca entendi essa reverencia CEGA de geral com o Rickson e o Royce ser tipo, coadjuvante na história.
Quem foi o cara? O franzino que foi lutar num país onde luta é levada muuuuuuuuuuuito a sério, ou um invasor de academia que preferiu o país do louvor ao freak fight?
Excelente comentário. :ymapplause:

Campeões são feitos de títulos, não de especulações. Quem foi pro UFC e bateu caras como Ken Shamrock, Dan Severn, Pat Smith, Kimo e Keith Hackney foi o ROYCE. :punk:

Depois do Royce, antes do Rickson, ainda vem o Renzo, com nocaute sobre Oleg Taktarov (na época um dos melhores do planeta, que vinha de empate com o Ruas) e finalização sobre o Maurice Smith (que tinha vencido Coleman no auge). E mesmo "coroa" venceu o Frank Shamrock. :hi:
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1823
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Dartagnan » 15 Nov 2019 22:23

Uma luta que eu queria muito ver naquela época era justamente o Royce contra o Taktarov, que era o russo mais brasileiro de todos - não desistia nunca. O que ele sangrou na luta contra o Severn não tava no gibi....e ele não desistiu (tiveram que parar a luta por ele) mas era um ótimo lutador mesmo. De chão, tirando o Royce, talvez fosse o melhor ali na época.

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Aldebarã » 16 Nov 2019 16:06

patola escreveu:
16 Nov 2019 11:16
Hoje em dia a narrativa revisionista é a de que o Royce só enfrentou fracote....

é sempre assim. Tudo é "fácil" em retrospecto. Fazer , ninguém quis.

Eu queria ver alguém ir pra porrada com o Patrick Smith, Orlando Wiedt, Kimo Leopoldo ou Ken Shamrock e dizer que eram fracotes. Tinha muito animal ali, pedreira mesmo. Keith Hackney que avacalhou os ovos do Joe Son era um wrestler gabaritado e kickboxer, além de lutador de kenpo e kung fu. O jiu jitsu venceu, mas os caras ali eram parada dura e sem o jiu jitsu a coisa seria feia.
Exatamente! Tive uma vez uma discussão com o chato do Luciano Andrade por conta disso. Ele querendo dizer que o Belfort nao tinha gabarito para enfrentar o AS por causa dos caras que ele pegou.

Acabei de assistir a um video do Mark Kerr no YU e a galera descendo a lenha no Rickson, chamando de fujão! Se até leigo saca coé a do cara, o que tem marmanjo que entende da parada botar o cara como imbativel e isso e aquilo
Team Cara de Sapato :gunthug:

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21539
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por kyo_spirit » 18 Nov 2019 14:51

Dartagnan escreveu:
14 Nov 2019 22:51
Como vocês estavam em 1993? Todos aqui assistiram o UFC na estréia?
Ao contrário da maioria dos usuários aqui, qd aluguei as fitas dos primeiros UFCs achei uma bosta. Lembro de pensar q era bem melhor ver o boxe q meu pai gosta
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

shadowmoon
Mensagens: 4742
Registrado em: 16 Out 2014 01:07
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por shadowmoon » 18 Nov 2019 23:36

as fitas ficavam do lado da face da morte
classico das locadoras

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por terroso » 19 Nov 2019 04:45

Volta e meia eu assisto novamente esses eventos antigos, era o Vale Tudo original, arte marcial X arte marcial.

Bons tempos, hoje é nutelagem, "ain está um quilo acima do peso, não vou enfrentá-lo".
Royce Gracie colocava no bolso qualquer um, independente do peso.

Avatar do usuário
rafaelratão
Mensagens: 3312
Registrado em: 02 Out 2014 08:33
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por rafaelratão » 19 Nov 2019 07:32

Eu assisti em maratona semana passada os UFC I, II, III e o IV

Quando criança também assisti a primeira vez em VHS (alugando contra a vontade da minha mãe rs)

Tinha uns caras lá que eram totalmente piada (fácil dizer isso agora rs), como Teila Tuli, o cara q entrou só com uma luva de boxe (Art Jimmeson), Emmanuel Yarb (não sei como escreve), entre outros...

Tirando Royce, os que se destacavam alí eram Shamrock, Severn, Taktarov, Jason De Lucia, Gerard Gordeau

thomaz.andrade
Mensagens: 497
Registrado em: 16 Jul 2014 12:25
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por thomaz.andrade » 21 Nov 2019 12:16

Realmente foi demais essa revolução nas artes marciais promovida pelo UFC. Bato palmas pela história do Rorion.

E o Royce, claro. O cara simplesmente mudou o jogo. E nem era um campeão conhecido do JJ, simplesmente conhecia muito a arte aplicada ao combate real.

Assisti em VHS e pouco depois o JJ já era um fenômeno no Brasil e no mundo.
Imagem

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por viniciusfs » 23 Nov 2019 00:22

SUICIDAL escreveu:
19 Nov 2019 22:10
:punk: caraleo, eu acho que caguei de medo de faces da morte e o mais radical que eu vi na época, foi o o UFC, tinha uns 11 a 12 anos, ou até menos, doideira.

Curtia muito, pois, me lembrava o wwf que eu assistia antes de cavaleiros dos Zodíacos, só que porradaria de verdade.

A entrada dos gracie eram fodas, a luta do King fu ou karatê contra o gordão de Samoa, que tomou um chute na cara que arrancou uns 3 a 4 dentes sei lá.
Esse chute me marcou. Também tinha lá pros meus 11 anos, assisti com um colega e piramos com o dente voando! Hahaha
Imagem

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1823
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: 26 anos do primeiro UFC

Mensagem por Dartagnan » 24 Nov 2019 12:56

Eu achava maneiro de curiosidade. Até porque a gente não costumava ver o pessoal de outras artes lutando algo assim. Fiquei decepcionado e menos inocente quando o pessoal do Kung-fu, Karatê e essas tomavam pau direto. Quando a luta ia pro chão, tudo bem...quase ninguém sabia se comportar no chão e dava braço, pescoço, tudo de graça. O Karatê pelo menos mostrou alguns bons atletas com o tempo, digo, fazendo mesmo alguma técnica ou pelo menos postura do que aprendiam na academia. O restante, o pessoal foi se adaptando e descobrindo com o tempo o que funcionava.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: FCB, Renan26 e 63 visitantes