Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Lemos
Mensagens: 982
Registrado em: 02 Jul 2014 17:56
Contato:

Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por Lemos » 18 Ago 2018 11:24

Conteúdo publicado originalmente nas páginas da GRACIEMAG

Craque com passagens pelo UFC e o Pride FC, Renzo Gracie uma vez disse: “O boxeador é como um leão: é o maior predador em terra, mas se jogá-lo no tanque de tubarão, ele é somente mais uma refeição”. É justamente com as costas no solo que o boxeador ou qualquer outro nocauteador que não é versado no Jiu-Jitsu se torna o leão indefeso no tanque de tubarões.

A guarda no MMA é uma invenção genuinamente brasileira, daquelas que nos enchem de orgulho tal qual a bossa nova e o avião (não me venha com papo de irmãos Wright). A família Gracie já utilizava a guarda há décadas nos desafios de vale-tudo, e coube ao bravo Royce apresentar sua eficácia ao mundo, naqueles primeiros eventos do UFC, nos anos 1990.

Quando os espectadores viram o pequeno Royce ser derrubado e ficar por baixo de oponentes descomunais como Kimo Leopoldo (UFC 3) e Dan Severn (UFC 4), a maioria pensou que o brasileiro estava perdido, que era questão de tempo até a luta acabar. Contudo, ao contrário dos praticantes de outras modalidades de luta, o faixa-preta brasileiro sabia muito bem onde estava.

Royce não se desesperava ao ser derrubado, pelo contrário, e ao ficar de costas no chão. Fechava a guarda, diminuindo a amplitude e a força dos golpes dos oponentes; aplicava caneladas que, se não machucavam significativamente, incomodavam e distraíam; e por fim usava seu quadril para se esquivar e ajustar sua posição, até o momento em que aplicava triângulos ou armlocks por baixo, finalizando os atônitos antagonistas – e até os narradores.

Para quem não conhecia o Jiu-Jitsu, aquilo de fato era uma mágica digna de Houdini. Como o Gracie teria vencido seu adversário de uma posição supostamente tão desfavorável? Me lembro de assistir, em 1994, ao UFC 4 em VHS, com narração original em inglês. Quando Royce encaixou um triângulo por baixo em Dan Severn, após ter ficado quase 15 minutos ininterruptos fazendo guarda, os narradores americanos não sabiam o que estava acontecendo. Levaram alguns instantes para perceberem que Severn havia dado os três tapinhas e que era possível usar a guarda para estrangular alguém com as pernas. Foi precisamente naquele momento que decidi aprender Jiu-Jitsu.

Não fui só eu, claro. Conhecer pelo menos as técnicas básicas de Jiu-Jitsu, e assim compreender a sutil complexidade e a ilusória simplicidade da guarda, passou a ser questão de vida ou morte no MMA. Com o estudo, wrestlers se aprimoraram e pareciam ter encontrado um antídoto para a guarda. Antídoto, não. Um antijogo tão feio quanto o infame “bicão” de zagueiro no futebol. Gigantes como o próprio Severn, Mark Coleman, Don Frye, Mark Kerr, entre outros, entenderam como distribuir seu peso para “amarrar” os guardeiros e castigá-los com o recurso do ground and pound.

Imagem
Minotauro usou a guarda afiada para atacar Cro Cop no armlock. Foto: Susumu Nagao

Ainda assim, o esporte continuou a evoluir e os ases do Jiu-Jitsu conseguiram diversificar e buscar saídas. O curioso é que, justamente no peso pesado, onde os golpes são mais fortes e brutais como uma marretada, surgiram lutadores capazes de fazer a suave arte da guarda prevalecer. Antonio Rodrigo “Minotauro” Nogueira, no Japão, e Frank Mir, nos Estados Unidos, pesavam mais de 100kg cada e moviam-se por baixo com a leveza de bailarinos caminhando na lua.

Minotauro enfileirou os perigosos Gary Goodridge, Mark Coleman e Semmy Schiltz com triângulos de dentro da guarda, no contragolpe do ground and pound aplicado pelos adversários. O baiano também precisou e muito de sua guarda para sobreviver à blitz do ogro Bob Sapp, e graças a ela raspou e finalizou com um armlock histórico.

Enquanto isso, no UFC, Mir usava golpes muito bem encaixados da guarda para finalizar o brasileiro Roberto Traven, o notório Tank Abbot e o então campeão Tim Sylvia. Seu momento mais emblemático foi quando partiu de baixo para encaixar um belíssimo leglock e arruinar a estreia do monstro anabolizado do WWE Brock Lesnar, incendiando a torcida em volta do octagon.

Se vamos falar de grandes guardeiros e seus momentos antológicos, não podemos deixar de mencionar os irmãos Diaz. Para o leitor desavisado, Nick e Nate Diaz são muito mais do que os irmãos marrentos e polêmicos que tanto vemos na imprensa. Ambos são pupilos de Cesar Gracie e possuem guardas flexíveis, ágeis e mortais.

Entre as mais belas finalizações do esporte, temos a “gogoplata” aplicada por Nick Diaz contra Takanori Gomi, então bicho-papão do peso leve, no Pride 33. Rápido como um lince e flexível como um ginasta, Nick passou a perna sobre a omoplata do japonês assim que foi derrubado, pôs a canela sob o pescoço do desavisado Gomi e usou os braços para aplicar pressão e finalizar plasticamente. Mais uma vez a guarda no MMA apresentava recursos nunca antes vistos.

Uma guarda treinada pode conferir superioridade e confiança tão grandes que permitem, ainda, fazer como Nate Diaz fez contra Kurt Pellegrino. Quando Pellegrino, uma pedreira no chão, conseguiu aplicar uma bela queda, o mais novo dos irmão Diaz rapidamente percebeu um braço sobrando e ajustou um triângulo imediatamente após tocar o chão. O triângulo estava tão bem encaixado que Nate passou a provocar Pellegrino mostrando-lhe os dedos do meio e comemorando antes de dar o aperto final para conseguir a vitória por submissão.

Mas nem só os prodígios do Jiu-Jitsu se valem da guarda. Mesmo os melhores strikers precisam saber fazer bem esta posição, não só para evitarem ser destruídos por quem os derrubou, mas, algumas vezes, para surpreender e atacar; “Seja água, meu amigo”, conforme ensinava Bruce Lee.

Anderson Silva, conhecido como o mais genial nocauteador da história do esporte, precisou demonstrar que também é bom de guarda para salvar-se no confronto memorável contra Chael Sonnen no UFC 117, em 2010.

Sonnen derrubou Anderson e o castigou por cinco rounds, enquanto o brasileiro permaneceu tranquilo fazendo guarda, sem sofrer riscos de nocaute. Quando o falastrão já estava contando com a vitória por unanimidade, faltando pouco mais de dois minutos para acabar o combate, o brasileiro encaixou o impensável triângulo e finalizou, para delírio da torcida.

É uma pena, mas atualmente as regras do UFC prejudicam o bom desenvolvimento dessa sensacional posição. O público americano não compreende que a aparente inatividade de uma boa guarda é uma mera preparação para o bote fatal. Pontua-se desproporcionalmente as quedas de wrestling e os jurados não deixam a luta se desenvolver adequadamente no solo. Mesmo assim, guardeiros excepcionais com Fabricio Werdum e Demian Maia continuam transformando uma posição aparentemente desvantajosa em uma arma letal.

phpBB [video]


Ainda em 2010, Werdum jogou-se ao solo para atrair Fedor Emelianenko para sua guarda e finalizá-lo com um ataque duplo de triângulo e armlock, acabando com a invencibilidade de mais de uma década do russo. Já Demian se consolidou como a versão moderna de Royce Gracie, fazendo uso de um jogo quase puro de Jiu-Jitsu para se impor contra qualquer adversário – trocador, wrestler ou lutador de chão. Seus oponentes preferem pular de um precipício do que entrar na guarda do hábil faixa-preta paulista.

Portanto, caro leitor, não resta alternativa ao Jiu-Jitsu; enquanto o leão não aprender a fazer e se defender da guarda no MMA, ele vai continuar sendo uma apetitosa refeição para tubarões.

https://www.graciemag.com/2018/08/17/ji ... ufc-e-mma/

Crono_M
Mensagens: 2744
Registrado em: 22 Fev 2015 20:19
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por Crono_M » 18 Ago 2018 12:38

Hoje em dia com a ênfase no wrestling que visa MUITO jogar e controlar por cima sempre, é bem difícil de observar guardas efetivas (raspagens, proteção, finalização)no mma, eu gosto bastante de guardas agressivas como o Tony Ferguson, Rani , Pedro Munhoz, Petis, Condit...
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por PHDookie » 18 Ago 2018 13:06

O Mir e o Minotauro eram sinistros, uma explosão e força por baixo q e sinistro

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4498
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por MãoDeMacaco » 18 Ago 2018 18:46

O triângulo do Silva no Sonnen foi animal também

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por tjeua » 21 Ago 2018 07:53

MãoDeMacaco escreveu:
18 Ago 2018 18:46
O triângulo do Silva no Sonnen foi animal também
Foi muito rápido pra altura da luta

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6899
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por Masteron » 21 Ago 2018 10:33

MãoDeMacaco escreveu:
18 Ago 2018 18:46
O triângulo do Silva no Sonnen foi animal também
tjeua escreveu:
21 Ago 2018 07:53
Foi muito rápido pra altura da luta
Olha, eu sou fãzaço do AS.
Mas achei telegrafadaço o triângulo.
E o Sonnen que já tinha histórico de ser pego algumas vezes assim antes, porra, era pra estar mais esperto né.
Juro que tive uma sensação de que ele deixou o pescoço meio que de propósito ali por algum motivo depois vi que seria teoria da conspiração demais pensar assim.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5405
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por Raul Nutti » 21 Ago 2018 11:02

Masteron escreveu:
21 Ago 2018 10:33
Olha, eu sou fãzaço do AS.
Mas achei telegrafadaço o triângulo.
E o Sonnen que já tinha histórico de ser pego algumas vezes assim antes, porra, era pra estar mais esperto né.
Juro que tive uma sensação de que ele deixou o pescoço meio que de propósito ali por algum motivo depois vi que seria teoria da conspiração demais pensar assim.
Na época o Sonnen era campeão em ser pego em triângulo, tanto que ele mesmo ajusta a posição sentando e cruzando a perna por cima do AS (Coisa de faixa Branca mesmo)
Se eu não me engano depois disso ele começou a treinar Jiu Jitsu,na luta que ele fez logo após os embates com o Silva, ele faz uma pegada de costas colocando os ganchos igualzinho a básica do JJ

Edit: "Se eu não me engano" 2x na mesma frase
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por tjeua » 21 Ago 2018 14:05

Masteron escreveu:
21 Ago 2018 10:33
Olha, eu sou fãzaço do AS.
Mas achei telegrafadaço o triângulo.
E o Sonnen que já tinha histórico de ser pego algumas vezes assim antes, porra, era pra estar mais esperto né.
Juro que tive uma sensação de que ele deixou o pescoço meio que de propósito ali por algum motivo depois vi que seria teoria da conspiração demais pensar assim.
Pô mas naquela altura da luta os 2 já estavam mortos
Mas concordo q o Sonnen deu mole

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4498
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por MãoDeMacaco » 21 Ago 2018 14:14

Sonã entrou em um triângulo do Demian da montada, tudo bem que tava justo, mas foi no primeiro round, o Sonnen tava no gás e qualquer um que treine BJJ sabe que na mantada, se o oponente passar a perna por cima do seu braço e ele/você virar é entrar no triângulo. Ele tinha essa deficiência na época, mas apesar de tudo, o AS apanhou 5 rounds e encaixou um triângulo no final, foi do caralho, não lembro de outra luta tão 'Só o Jiu-Jitsu salva' quanto essa.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por Leeo » 21 Ago 2018 14:26

MãoDeMacaco escreveu:
21 Ago 2018 14:14
Sonã entrou em um triângulo do Demian da montada, tudo bem que tava justo, mas foi no primeiro round, o Sonnen tava no gás e qualquer um que treine BJJ sabe que na mantada, se o oponente passar a perna por cima do seu braço e ele/você virar é entrar no triângulo. Ele tinha essa deficiência na época, mas apesar de tudo, o AS apanhou 5 rounds e encaixou um triângulo no final, foi do caralho, não lembro de outra luta tão 'Só o Jiu-Jitsu salva' quanto essa.

Essa luta realmente foi como vc falou, mas acho que Bob Sapp x Minotauro é a mais lembrada.
Bob Sapp x Minotauro é o puro conceito de só o JJ salva.

Sonnen bate igual uma moça, o Bob Sapp batia igual um cavalo, Minotauro tinha tido alguns flashdowns já, tava apanhando mais que mulher de malandro, mas conseguiu tirar uma finalização da cartola.

Fedor x Werdum também, acho que nem o Werdum acreditava que ia ganhar aquela luta. Se eu não me engano o próprio Werdum falou uma vez (em tom de zoação) que nem a mãe dele apostava nele kkkkkk.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4498
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Jiu-Jitsu: um tributo aos guardeiros do UFC e MMA

Mensagem por MãoDeMacaco » 23 Ago 2018 00:28

stevenson escreveu:
22 Ago 2018 19:11
O sonen declarou que já estava nocauteado quando o Demian encaixou
Só lembro do Damião dando a queda esgrimado e ganhando a montada

@topic

Esquecemos de citar um irlandês que aplicou uma bela raspagem no Nick Diaz, baita guardeiro digassi di passagi

Imagem
Spoiler:
:lol:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: PainKiller e 101 visitantes