Entrevista Rogério Camões

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Entrevista Rogério Camões

Mensagem por Victor Silva » 25 Jun 2014 08:39

Preparador físico dos atletas da X-Gym, Rogério Camões é um dos profissionais que acompanha de perto o ex-campeão peso médio do UFC, Anderson Silva, em seu retorno aos treinos. Em entrevista exclusiva ao PVT, Rogério falou sobre o primeiro mês de Anderson desde que voltou ao Brasil para se preparar para sua volta ao esporte.

"Ele está muito motivado. Ele está no Brasil há praticamente um mês e há um mês ele está treinando com todo o grupo, com o Distak puxando o treino e junto com Jacaré, com todo mundo da equipe. Ele está muito feliz, muito motivado e acho que isso foi fundamental para o Anderson dar o 'start' na volta dele. Na verdade, o Anderson treinou sempre aqui, treinou muito aqui, aqui é a casa dele, então eu percebo que ele está muito à vontad e isso está dando uma motivação justamente para ele voltar a lutar brevemente".

Imagem


Rogério falou ainda sobre o possível overtraining de Erick Silva, e os cuidados para que Warlley Alves, campeão da terceira edição do TUF Brasil, corresponda às expectativas em relação à sua carreira na organização. Confira na íntegra.

Você acha possível que o Erick tenha entrado em overtraining para sua última luta contra Matt Brown?

"Acho difícil considerar um overtraining, primeiro porque a gente tem aqui um fisiologista, o Gustavo Barquilha, que faz um acompanhamento, então eu tenho a avaliação do Erick. Desde o começo do ano, o Erick se apresenta muito bem fisicamente, até porque ele criou um lastro muito grande desse período que ele treinou, porque ele fez duas lutas já esse ano. Ele já tinha um lastro muito bom do primeiro camp dele e, a partir disso, o segundo camp dele foi impressionante; o Erick estava voando, ele mesmo tem consciência disso, ele declarou isso na mídia, uma semana antes, falou que estava confiando muito na parte física dele. Os exames foram feitos um pouco distantes do dia da luta. Acho que para comprovar isso, teria que ter sido feito uma coleta pós luta para você ver se realmente foi um overtraining. Acho que depois de 15 dias e esse tempo que foi, outros fatores podem interferir. Eu acredito - e já treino o Erick não é de hoje, desde o UFC, mas há muitos anos, desde o Jungle - quando peguei o Erick, ele era um cara que realmente tinha um condicionamento físico muito ruim, ele nem fazia preparação física e, na verdade, já faz isso há muitos anos comigo e a gente tem que considerar que ele já se apresentou muito bem muitas vezes e, algumas vezes, o Erick não foi tão bem, normal, como qualquer outro atleta. Enfim, não acredito no overtraining, acredito sim em uma questão de adrenalina, descarga de adrenalina, porque ele é adrenalinado de natureza".

Na sua opinião, o que ele precisa é aprender a controlar a explosão excessiva no início da luta?

"Acho que ele dá muito de si nos primeiros minutos e depois haja energia, não tem energia, até porque é uma questão fisiológica mesmo: você gasta muito, você tem que saber dosar. Um dos diferenciais de alguns atletas que duram, talvez, cinco rounds lutando é que os caras sabem dosar a energia e sabem colocar energia na hora certa. Acho que, quando você trabalha em cima da preparação física, o que o lutador tem que entender e aprender é, justamente, saber dosar o quanto de força ele vai fazer e no momento certo; não é fazer força o tempo todo, porque qualquer um cansa, é exatamente imprimir energia no momento certo e se recuperar no momento certo. Eu sempre trabalhei isso em todos os atletas. Errado vai dar algum dia até porque é uma questão natural, psicológica, ansiedade, enfim. Isso parte muito da personalidade de cada um: alguns atletas são mais ansiosos que outros, alguns a gente conseguiu trabalhar muito bem, por exemplo, o Ronaldo era um cara extremamente ansioso e explosivo; hoje, ele entendeu muito bem como funciona isso, ele consegue dominar muito bem a quantidade de energia, o gasto que ele tem, o gás é muito forte, mas ele consegue dosar isso e ele luta muito bem".

O Chael Sonnen disse dentro do TUF que o Warlley já era um atleta pronto para ser campeão. Você compartilha dessa opinião? Em quanto tempo vê ele disputando um título no UFC?

"Eu vejo uma distância muito grande nisso; não estou desmerecendo, eu acho que ele é um talento, mas sempre gosto de colocar isso para todos os atletas: treinamento supera talento. Talentoso, todos são talentosos, o problema é que é treino e o Warlley tem que amadurecer muito não só tecnicamente, mas como pessoa, ele é um garoto. O Erick, criaram essa expectativa nele, 'vai lutar pelo cinturão', e acho que essa expectativa criou uma ansiedade nele. O Warlley vai passar muito por isso e no dia da luta já conversei muito com ele sobre isso, depois da vitória dele, porque ele também é muito ansioso. Garoto, ansioso, hiperativo, então você tem que cuidar muito bem disso. Ele fez essas lutas no TUF, se apresentou muito bem e a vitória dele foi magnífica. Realmente, você vê que ele é uma promessa, mas cinturão para ele esquece, está muito distante, ele tem que lutar muito, tem que amadurecer muito como lutador e ficar um cara experimentado".

Fonte: http://portaldovaletudo.uol.com.br/br/n ... ining.html
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 113 visitantes