Desabafo com pedido de orientação

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 01 Set 2019 22:41

thomaz.andrade escreveu:
01 Set 2019 14:55
Vc tem pouco tempo de treino (1ano) é muitíssimo pouco em aulas coletivas. Então é cedo pra tirar qq conclusao de que nao tem talento etc.

Ainda bem q vc detectou o problema antes de pegar a faixa azul. Afinal, é muito mais “leve” psicologicamente sendo branca tomar amasso de todos. Vc nao tem obrigação nenhuma.

Se vc quer continuar msm treinando em grupo, recomendo algumas coisas concretas:
1) treinar mais o coletivo q particular (tipo 2x semana coletivo 1x no particular)
2) passar suas dificuldades pro prof particular, inclusive os fazer c ele rolas de 5min mais intensos;
3) pra quem esta na branca, 3x semana é uma media boa mas tb é o MÍNIMO pra um bom ritmo;
4) um treino funcional 2x semana pode ajudar muuuito; fazer isso mudou completamente minha vida no jiu-jitsu
3)
Thomaz, o passo 1 já fiz, exatamente nessa proporcao. 2 coletivo e 1 com meu amigo.
2) também troquei ideia com ele, focarmos em dúvidas "concretas"
3) Minha agenda de trabalho infelizmente não permite mais de 3 porque:
4) Nos outros 2 dias da semana eu puxo musculação 1h30 e no domingo puxo 1h30 de bicicleta (descanso sábado)

Online
Avatar do usuário
DeepHalf
Mensagens: 611
Registrado em: 24 Ago 2019 01:50
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por DeepHalf » 01 Set 2019 22:56

SpeedGame escreveu:
01 Set 2019 22:27
Resumo da história é que nós não somos bons ou ruins, nós ESTAMOS bons ou ruins... tudo vai depender do quanto você vai treinar e durante quanto tempo vai aguentar ser amassado.... uma hora o jogo vira.
Isso!!

Aconteceu comigo algo assim... Eu havia treinado durante quase um ano, no máximo uma vez por semana, há cinco anos, aí fui obrigado a parar. Voltei a treinar em janeiro de 2018, e tinha um amigo que havia começado uns 6 meses antes. No primeiro e segundo treino, o cara me finalizou 3 vezes em cada rola, inclusive quase me apagando, na ogrisse pura. Minha meta nos próximos treinos era só não ser humilhado. Hoje em dia eu tô firme nos treinos e o cara deu uma desmotivada, tá indo bem menos, etc.
Resultado hoje é que, como diria Luciano Todo Duro: ele é o meu defunto. Toda a onda que ele tirava antes, até de ter me apagado, tá sendo devolvida com juros e correção monetária. Kkkkk
O negócio é se manter motivado e treinando sempre. Até hoje sou amassado pra caralho por outros, mas em relação a alguns, a gente acaba se sobressaindo.

Edit: uma coisa que me ajudou muito foi achar o jogo que mais me favorecia. Sou relativamente forte, mas não muito, mas sou lento, não muito flexível, não tenho muito gás, etc. Adotei um jogo principal (tento trabalhar de tudo) focado em meia guarda, e é o jogo que venho conseguindo impor sem levar tanto prejuízo.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Tartaruga » 01 Set 2019 23:44

O jiu-jitsu tem algo curioso, muitos dos grandes professores e até alguns dos melhores atletas nao eram pessoas muito bem coordenadas ou atletas natos.

O que acontece é que individuos com boas qualidades atléticas se frustram quando nao conseguem fazer algo, enquanto os demais perseveram e evoluem.

O negocio é prezar pela integridade física, bater a mao quando tiver algum golpe encaixado ao inves de deixar o ego tomar conta e se comprometer a acompanhar um número x de aulas por semana. Se perder uma aula, repoe na mesma semana.

Aos poucos a coisa flui e seu nivel técnico melhora. Divirta-se mais e se cobre menos.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

thomaz.andrade
Mensagens: 497
Registrado em: 16 Jul 2014 12:25
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por thomaz.andrade » 02 Set 2019 12:11

johngalt escreveu:
01 Set 2019 22:41
Thomaz, o passo 1 já fiz, exatamente nessa proporcao. 2 coletivo e 1 com meu amigo.
2) também troquei ideia com ele, focarmos em dúvidas "concretas"
3) Minha agenda de trabalho infelizmente não permite mais de 3 porque:
4) Nos outros 2 dias da semana eu puxo musculação 1h30 e no domingo puxo 1h30 de bicicleta (descanso sábado)
Beleza, 3x tá ótimo, o que eu quis dizer foi pra nao fazer menos que isso.

Musculação e bicicleta são mt bom tb. Mas, se puder, experimente qq dia fazer dois meses de treino funcional 2x por semana (no lugar da musculação). Se tiver grana, um personal pode misturar funcional com musculação, fica top
Imagem

Avatar do usuário
faelmaranhao
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Nov 2017 15:03
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por faelmaranhao » 09 Set 2019 17:11

Brother.Todos aqui falaram tudo,vou deixar meus 2 centavos pra vc. 3 mandamentos , por experiencia propria d um master 1 que ficou 10 anos parado por causa de Trampo,Facul,etc. Voltei tem 3 anos e nunca mais ei de parar.
e nao tem 1 semana de treino sequer q nao tem dia que saio de lá me achando bem pacaralho,evoluido, pois conseguir finalizar, raspar,etc.
Ai no outro dia, vem a realidade., sou escovado, finalizado, dou mole numa posição, bato pra nego que nao costumo bater, e saio da academia um lixo, me achando um merda, me perguntando se realmente ainda aguento treinar ... MAs nunca vou desistir...PQ
Eu me divirto no Jiu,
nao sou atleta profissional, mas levo mto a sério , treino, d 4 a 5 x por semana.... e te dou os 3 mandamentos que acredito mto:
1 ) Nunca Desista - Altos e baixos sempre vão vir,deixa a vaidade fora do tatame, tente encaixar os golpes e nunca tente rolar amarrando o rola ou tentando somente nao ser finalizado, tente..... a tentativa , o se arriscar, que vai fazer vc evoluiir;
2) Faça bastante Drill - Seja em casa, fazendo posições de reposção de guarda,seja usando a cadeira pra passar guarda, ou Drill com algum brother na cademia, o Drill ajuda no gás, e vai soltar sua consciência corporal para ficar automático o que hoje ainda não sai...Drill é vida !todos campeões fazem
3) Se Divirta no Jiu irmao,o mais importante é se divertir, foi finalizado? bate. bora pro próximo rola...Nunca deixe de se divertir, todos ali no tatame até os pretas mais casca-grossa que tem na sua academia, pode apostar .uma fase da vida deles, tbm passaram por isso irmão..


Resiliência sempre !!! Oss...

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por viniciusfs » 10 Set 2019 12:03

johngalt escreveu:
31 Ago 2019 21:17
Oi pessoal, tudo bem?

Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.

Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.

No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente

Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.

Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.

Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).

Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.

Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.

Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).

Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol %-(


O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.
É a doutrinação do jiu-jitsu. O ego e a imagem que vocẽ tem de si mesmo não é suficiente para te garantir no tatame. Vai ter moleque de 15 anos e uns magrelos de 60 kilos passando o carro em você. Para um homem adulto isso é meio depressivo mas é a vida. Aproveita da melhor maneira possível. Deixa o ego de lado, cai dentro dos treinos e veja os meninos de 15 anos e os magrelos de 60 kg como pessoas que tem algo a te ensinar (e tem, você já percebeu).
Imagem

johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 10 Set 2019 15:03

faelmaranhao escreveu:
09 Set 2019 17:11
Brother.Todos aqui falaram tudo,vou deixar meus 2 centavos pra vc. 3 mandamentos , por experiencia propria d um master 1 que ficou 10 anos parado por causa de Trampo,Facul,etc. Voltei tem 3 anos e nunca mais ei de parar.
e nao tem 1 semana de treino sequer q nao tem dia que saio de lá me achando bem pacaralho,evoluido, pois conseguir finalizar, raspar,etc.
Ai no outro dia, vem a realidade., sou escovado, finalizado, dou mole numa posição, bato pra nego que nao costumo bater, e saio da academia um lixo, me achando um merda, me perguntando se realmente ainda aguento treinar ... MAs nunca vou desistir...PQ
Eu me divirto no Jiu,
nao sou atleta profissional, mas levo mto a sério , treino, d 4 a 5 x por semana.... e te dou os 3 mandamentos que acredito mto:
1 ) Nunca Desista - Altos e baixos sempre vão vir,deixa a vaidade fora do tatame, tente encaixar os golpes e nunca tente rolar amarrando o rola ou tentando somente nao ser finalizado, tente..... a tentativa , o se arriscar, que vai fazer vc evoluiir;
2) Faça bastante Drill - Seja em casa, fazendo posições de reposção de guarda,seja usando a cadeira pra passar guarda, ou Drill com algum brother na cademia, o Drill ajuda no gás, e vai soltar sua consciência corporal para ficar automático o que hoje ainda não sai...Drill é vida !todos campeões fazem
3) Se Divirta no Jiu irmao,o mais importante é se divertir, foi finalizado? bate. bora pro próximo rola...Nunca deixe de se divertir, todos ali no tatame até os pretas mais casca-grossa que tem na sua academia, pode apostar .uma fase da vida deles, tbm passaram por isso irmão..


Resiliência sempre !!! Oss...
Obrigado meu caro, eu estou tentando aplicar mais relaxamento e leveza nos treinos. Divertir-se mais e tentar levar com mais naturalidade. Estou mais feliz assim.
Também percebo que a frequência de 3x por semana é boa mas, por incrível que pareça, entre os jjteiros é pouca. Vários treinam 5-6x e por duas ou mais vezes no dia.
viniciusfs escreveu:
10 Set 2019 12:03
É a doutrinação do jiu-jitsu. O ego e a imagem que vocẽ tem de si mesmo não é suficiente para te garantir no tatame. Vai ter moleque de 15 anos e uns magrelos de 60 kilos passando o carro em você. Para um homem adulto isso é meio depressivo mas é a vida. Aproveita da melhor maneira possível. Deixa o ego de lado, cai dentro dos treinos e veja os meninos de 15 anos e os magrelos de 60 kg como pessoas que tem algo a te ensinar (e tem, você já percebeu).
Sim, é isso aí. Apesar de que, como disse um cara em outra postagem, me sinto o tio da pelada que adora um futebol mas não é lá muito habilidoso. Logo, relaxa e vai treinar...

patola escreveu:
10 Set 2019 14:19
Voce pode ser ruim, ou ter menos talento. Isso nao importa. Se continuar treinando, vai ficar bom com certeza. Cada um tem seu tempo. E voce nao treina ha muito tempo.... 1 ano é pouquissimo. Um faixa azul duro com certeza vai varrer o chão contigo, sem dúvidas.
Pois é, tô tentando colocar na cabeça que cada um tem seu tempo e, ainda sem, sempre haverá alguém pra te amassar, alguém pra apanhar de você, e vários que vão alternar. Mas, como disse acima, tenho a humildade pra me achar bemmm fraquinho, mas isso não necessariamente deve impedir de treinar.

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por viniciusfs » 10 Set 2019 16:55

Irmão, vai ser pior ainda quando você perceber que todo mundo estava te tratando igual café com leite. Hahahaha! :D

Tem aquela galera que entra em depressão quando pega a azul, "Oh meu Deus, o que houve? Estou apanhando direto, não mereço azul!" Só descobrem que um monte de gente treinava com ele brincando enquanto era branca, agora já começaram a dar uma amassadas mais fortes.

Jiu-jitsu é doutrinação total. Se não deixar o ego fora do tatame não aguenta continuar treinando.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por RicardoBJJ » 10 Set 2019 17:56

normal, meu caro. Galera já falou quase tudo aí. Apenas não desista. Se a sua intenção não é viver disso, não há o por quê se achar tão bosta assim. O fato é que você tomou um caminho bem diferente da maioria das pessoas ao demorar tanto em participar de aulas coletivas.

Talvez esse 3 ou 4 graus que você diz que tem na sua faixa possa estar te deixando preocupado em ser melhor que os brancas que não tem. Acontece muito quando a gente troca de faixa também e acha que é obrigação bater em todos que são menos graduados. Mas véio, na boa, com grau ou sem grau, que aliás nem é algo obrigatório, é só um esparadrapo para o professor manter a galera incentivada até a troca de faixa, você é apenas um faixa branca! Todo mundo leva atraso, eu levo todo santo dia, de qualquer graduação, ainda mais agora que estou fora de forma e cheio de lesão kkkk

Não se compare com ninguém, tente ser seu melhor a cada dia. Se tão pegando teu braço todo dia, aprenda a defender o braço. Se não consegue chamar pra guarda sem ser passado de cara, tente ver onde está errando e acertar na próxima. Se não consegue finalizar ninguém... relaxa, eu lembro que só fui conseguir finalizar alguém lá pro 4.o ou 5.o mês de treino, treinando direto.

A frustração é normal, superar ela faz parte do processo.
Imagem

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5377
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Raul Nutti » 10 Set 2019 21:37

Se no tempo em que digitou esse texto estivesse fazendo drill... :rolleyes:

Brincadeira... Jiu jitsu é isso, vai treinar
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 17 Set 2019 10:03

Bom, só pra dar uma notícia aqui e agradecer.

Tentei um mindset diferente: divertir no tatame. Claro, levar a sério, mas me cobrar menos e tentar me divertir mais.
Os treinos estão mais fluídos, bateu bola pra frente e continua.

Meu mestre me disse que os 2 primeiros anos são os mais difíceis, e que a fluidez do jj (mesmo que seja perdendo, batendo ou sendo sovado) vem com o tempo, uns são melhores que os outros mesmo.

Meus exercícios aeróbicos estão me ajudando no gás, mas ainda é um problema. Novamente, paciência, ele vai melhorar. Quando comecei eu não aguentava 3min de rola intenso. hoje já faço 3 sendo meio morto no terceiro, mas pelo menos 2 de 7 eu me viro bem.

Posso dizer que o cliche: o faixa preta é o branco que nunca desistiu é a pura verdade. O JJ exige muito da mente, paciência, resiliência, foco...

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Gardenal_JJ » 25 Set 2019 23:55

johngalt escreveu:
31 Ago 2019 21:17
Oi pessoal, tudo bem?

Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.

Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.

No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente

Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.

Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.

Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).

Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.

Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.

Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).

Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol %-(


O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.
Salve parceiro, estou lendo seu relato apenas hoje.

Isso acontece porque você se viciou a aula particular e à aliviada que o seu professor dava com você. De nada adianta saber posições e técnicas, se você não souber aplicar no rola. Nao sei como era a aula particular que você fazia, mas só com aula particular não dá para aprender Jiu-Jitsu.

Esta na hora de você focar o seu treino no treino coletivo, com o tempo você vai conseguir aplicar as técnicas que aprendeu na particular, mas no começo você vai sim levar amasso de geral, isso e normal.

Avatar do usuário
Pouca Ideia
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Set 2019 09:27

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Pouca Ideia » 08 Out 2019 20:24

johngalt escreveu:
31 Ago 2019 21:17
Oi pessoal, tudo bem?
Spoiler:
Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.

Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.

No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente

Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.

Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.

Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).

Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.

Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.

Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).

Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol %-(

O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.
Jiujitsu é um dos melhores processos de autoconhecimento que existem. Você está neste processo agora e isto é muito mais importante que "ganhar rola" e vai te acompanhar pra sempre na sua vida, muito além do tatame.
Muitas coisas relacionadas ao subconsciente, dramas pessoais e autoimagem principalmente, saem debaixo do tapete.
Ali não tem como fingir, mascarar, fugir ou mentir pra si mesmo. No tatame você está nu com todos te olhando, e isto incomoda demais a qualquer um.

Pergunte a si mesmo se você gosta da ilusão, então talvez seja melhor você escolher uma miríade de lutas fake por ai.
Você tem culhão pra enxergar a verdade sobre si?
A bonança só vem depois da tempestade, a glória só é reservada aos resilientes.

Você vai ser covarde igual Corá ou forte igual Jó?
A história de Davi nos mostra de como fraco e mirrado ele passou por um monte de provações até virar um dos guerreiros mais invencíveis da história humana.
Não foi no lazer agradável de um sofá que forma gordalhos e sim na forja de Vulcano que forma o mais puro aço.
Tá nas tuas mãos...
E se hoje tu é um merda também está nas tuas mãos se daqui a 10 anos vais ser o mesmo merda ou ter lapidado a pedra bruta que você é e ser um faixa preta saudável de bem com a vida e em harmonia com a sua mente.
Não á do dia pra noite, uma sequóia é a maior árvore e é a que mais demora pra crescer.
Diamantes são lapidados numa pressão absurda, já a merda sofre apenas um aperto peristáltico.

Quanto aos rolas, foda-se seu resultado, se você desistir deste processo de autoconhecimento você desistiu de si mesmo.
Como cobrar alguém se você mesmo desistiu de si próprio?
Está apenas nas suas mãos encarar de frente fases ruins no tatame e na vida ou ser um eterno fujão daquilo que está dentro de você mesmo.

Quanto vale um homem que desiste de si?
Dirilis Ertugrul - O Grande Guerreiro Otomano
A MELHOR SÉRIE DO NETFLIX

Imagem

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por armlock » 10 Out 2019 11:03

Pouca Ideia escreveu:
08 Out 2019 20:24
Jiujitsu é um dos melhores processos de autoconhecimento que existem. Você está neste processo agora e isto é muito mais importante que "ganhar rola" e vai te acompanhar pra sempre na sua vida, muito além do tatame.
Muitas coisas relacionadas ao subconsciente, dramas pessoais e autoimagem principalmente, saem debaixo do tapete.
Ali não tem como fingir, mascarar, fugir ou mentir pra si mesmo. No tatame você está nu com todos te olhando, e isto incomoda demais a qualquer um.

Pergunte a si mesmo se você gosta da ilusão, então talvez seja melhor você escolher uma miríade de lutas fake por ai.
Você tem culhão pra enxergar a verdade sobre si?
A bonança só vem depois da tempestade, a glória só é reservada aos resilientes.

Você vai ser covarde igual Corá ou forte igual Jó?
A história de Davi nos mostra de como fraco e mirrado ele passou por um monte de provações até virar um dos guerreiros mais invencíveis da história humana.
Não foi no lazer agradável de um sofá que forma gordalhos e sim na forja de Vulcano que forma o mais puro aço.
Tá nas tuas mãos...
E se hoje tu é um merda também está nas tuas mãos se daqui a 10 anos vais ser o mesmo merda ou ter lapidado a pedra bruta que você é e ser um faixa preta saudável de bem com a vida e em harmonia com a sua mente.
Não á do dia pra noite, uma sequóia é a maior árvore e é a que mais demora pra crescer.
Diamantes são lapidados numa pressão absurda, já a merda sofre apenas um aperto peristáltico.

Quanto aos rolas, foda-se seu resultado, se você desistir deste processo de autoconhecimento você desistiu de si mesmo.
Como cobrar alguém se você mesmo desistiu de si próprio?
Está apenas nas suas mãos encarar de frente fases ruins no tatame e na vida ou ser um eterno fujão daquilo que está dentro de você mesmo.

Quanto vale um homem que desiste de si?
Por curiosidade... Dienekes do PVT? :2handed: Se nao for, desculpe e ignore.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
He1nz
Mensagens: 912
Registrado em: 10 Out 2014 12:40
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por He1nz » 10 Out 2019 14:57

armlock escreveu:
10 Out 2019 11:03
Por curiosidade... Dienekes do PVT? :2handed: Se nao for, desculpe e ignore.
O avatar entregou né Mestre..... rsrsrs



Sobre o tópico, queria dizer ao autor que comecei a treinar jiu jitsu junto com um amigo, enquanto eramos brancas o negocio era igual, acontece que no meio da faixa azul o cara comecou a ganhar tudo, e atualmente é campeão mundial na preta...e eu so ganhei duas etapas do campeonato paulista rsrsrs.... Quando era mais novo me cobrei muito sobre isso, não queria ser campeão mas não conseguia entender como ele desenvolveu tanto,e eu parei no tempo.... hoje eu entendo que ele é um fenomeno e eu apenas um cara normal, não desista do teu caminho e continue nos treinos !
Balas Juquinha: qualidade de segunda. Pode causar indigestão, mal estar e fechamento de foruns! CHUPA TETINHA.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 124 visitantes