Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por PHDookie » 19 Nov 2018 22:55

Faixa-coral de Jiu-Jitsu e lenda no esporte, tanto de kimono quanto no MMA, Rickson Gracie é uma daquelas pessoas que fica difícil discutir.

Com inúmeros títulos, e algumas batalhas épicas que não valeram nem uma medalha, Rickson construiu uma base sólida na arte suave ao longo de décadas, e seu entendimento do meio se tornou referência.

Em um dos desses papos, Rickson destrinchou qual seria a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu. e se você achou que é a faixa-preta, errou de longe.

Para o Gracie, a faixa-azul é uma das mais complicadas de se conquistar. Para ele, a mudança da faixa-branca para a azul consiste não só na assiduidade do atleta na academia, e sim na base que ele construiu durante sua jornada.

“Na faixa-branca você não tem muita ideia. lá você começa a criar seus reflexos e seu entendimento do jogo. Para se tornar faixa-azul, você precisa saber de tudo do esporte. Você já sabe montar, estrangular, chaves de braço e escapar do aperto. Já sentiu a pressão dos adversários, consegue durar mais nos treinos e sabe como respirar devidamente. Você já se tornou uma criatura do Jiu-Jitsu”, disse o mestre.

Com esse conhecimento de causa, na opinião de Rickson, é que o atleta se torna apto a vestir a faixa-azul da massa. Nesse ponto, o atleta tem tudo para seguir seu caminho até a faixa-preta. O que o atleta precisa daí em diante se chama perseverança para aprimorar sua técnica.

“O que falta ao atleta depois da faixa-azul é a prática e os reflexos. Ele tem tudo que precisa até a faixa-preta, só precisa manter a constância”, explica Rickson.

E para você, amigo leitor, a faixa-azul é, de fato o marco que torna uma pessoa comum numa criatura do Jiu-Jitsu? Comente conosco!

fonte: https://www.graciemag.com/2016/06/24/ap ... jiu-jitsu/

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Chet Baker » 19 Nov 2018 23:06

Acredito que dentro do sistema e da concepção do Mestre Rickson, ele está certo. Além disso, quem sou eu para contestar.

Mas penso que a coisa muda um pouco de figura no cenário geral. Hoje estão graduando azul com pouco tempo de treino, às vezes pouco mais de um ano. No inícios dos anos 2000 eu fiquei mais de dois anos de branca.

Então hoje, como a faixa azul é talvez a mais demorada, temos desde azuis quase branca até azuis em excelente nível. Muitos param na azul, talvez por falta de paciência ou por acharem que o básico já é suficiente.

Por isso, dentro do padrão da maioria das academias de hoje (não estou analisando o sistema do Mestre Rickson), penso que a roxa é a grade divisora de aguas.
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2899
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Sambo » 22 Nov 2018 17:30

a maioria para na azul.... então a mais difícil de pegar é a roxa hehehehehe
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Clube Pitbull
Mensagens: 576
Registrado em: 03 Jul 2014 11:47
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Clube Pitbull » 24 Nov 2018 15:47

fiquei quase três anos na branca no final dos anos 90, concordo com o Mestre.
Imagem

Online
Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por NOGI » 24 Nov 2018 16:21

Acho que a Roxa é o grande separador pois na azul começam a amassar o indivíduo.Fico pensando se o Rickson não esta usando como base o azul que passou pelas faixas infantis,laranja amarela,verde...o que é bem diferente de alguém que treina a 2 anos,sendo o primeiro pouco proveitoso pela falta de condicionamento e força os.
Imagem

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Tartaruga » 24 Nov 2018 22:19

Acho que ele salientou o príncipio do básico bem feito.

Até a azul a pessoa adquire os fundamentos da arte. A partir dae é aperfeiçoar o que já tem, identicar os pontos fortes e fracos e o que funciona pra você.

Fazendo uma analogia com a natação, os tipos de nado você aprende no início, a partir dae é prática.... e haja prática pra fazer 50 metros em 25 segundos.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por viniciusfs » 06 Jan 2019 11:42

Mais difícil é ter coragem de vestir a branca. Quando você decide sair de casa sem ter noção de nada para ser amassado, desossado, destruído, ser tirado para nada e virar pano de chão na mão de um bando de desconhecido. Hehehehe!
Imagem

Avatar do usuário
Leco_BJJ
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2014 08:57
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Leco_BJJ » 22 Mar 2019 09:53

Na minha opinião creio que a faixa mais dificil é a faixa roxa, como muitos já disseram aqui acho que ali é o divisor de aguas, no meio do ano estarei fazendo 3 anos de faixa azul, mesmo assim acho que ainda não estou no nível de pegar a faixa roxa. A roxa carrega muita responsabilidade, pois você vai levar sufoco de praticamente todos na academia, porque quando você e branca, o pessoal alivia um pouco pois você está aprendendo. Na azul o pessoal ainda te da uns toques, na roxa acho que as coisas mudam um pouco....rs, por que você não é mais um novato, sendo assim tem que estar preparado para qualquer situação, acho que uma faixa que você carrega muita responsabilidade, espero estar pronto e merecer quando ela chegar para mim, eu ainda tenho aquele pensamento romantico, não é você que deve pedir a faixa e sim ela que pede você..... não me preucupo com esse negocio de tempo....o importante e estar bom para merecer a faixa
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

Avatar do usuário
Leco_BJJ
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2014 08:57
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Leco_BJJ » 22 Mar 2019 11:42

Wado escreveu:
22 Mar 2019 10:45
4 anos de branca mais ou menos e agora já com 3 de azul.

Azul é complicada mesmo no início.....mas no fim vai piorando e já to em pânico com a roxa batendo na porta kkkkkkkkkkkkkkkk.
Bem assim mesmo Wado, eu conversando com os mais graduados da academia eles me disseram que você vira meio que alvo de todos, todos querem tirar uma casca..... porém outros dizem que voce cria meio que uma "aura....muito bom esse termo, as pessoas vão com um pouco mais de respeito na hora de treinar com você" o negocio e esperar para ver o que acontece...

Abraço
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por RicardoBJJ » 25 Mar 2019 11:31

A gente nunca tá pronto pra faixa nenhuma, essa é a verdade.
Imagem

Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Aprenda com Rickson Gracie qual é a faixa mais difícil de ganhar no Jiu-Jitsu

Mensagem por Celão » 26 Mar 2019 16:47

Até onde eu sei, na azul é onde está o maior índice de desistência. O cara sai da branca quase que com a sensação de dever cumprido. Aí, olha pra frente, e dá uma desanimada com o caminho que ainda tem que percorrer.

De fato, quando peguei a azul, tinha dois colegas próximos que pegaram comigo. Um deles sumiu 1 mês após a graduação e o outro ia 1 vez a cada 2 meses.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes