Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 12:38

Sempre tive o sonho de praticar um esporte com meu filho. Ter tido a oportunidade de Jogar futebol com meu pai, da adolescência até poucos anos atrás, quando ele ‘pendurou as chuteiras’, foi com certeza uma das melhores experiências da minha vida.

Meu filho vai fazer 10 anos agora, e desde pequeno tentei estimulá-lo para que um dia pudéssemos repetir a experiência. Ele até gostava de chutar bolas quando era bem pequeno, mas aos poucos foi perdendo o interesse, ao ponto de um dia dizer que só jogava bola comigo porque eu gostava : )

Meu pai andava armado, e nunca treinou nenhuma arte marcial. Quando eu era criança, cheguei a fazer um ano de judô, mas achava aquilo chato e ineficaz. Não tinha confiança alguma para me defender. Foi quando conheci, no início da adolescência, um dos meus melhores amigos até hoje, que treinava na então Barra Gracie da academia Espaço Vital.

Logo que eles foram morar no condomínio, eu estranhei o saco de boxe pendurado na garagem da casa da família. O pai desse cara é um porradeiro das antigas, que treinava na academia Meier com o grande mestre Fernando Soares, que depois abriu um tatame na Vila Valqueire, aqui em Jacarepaguá. Foi lá que aprendi o básico da defesa pessoal, a trocar soco, e ganhei muita confiança pra enfrentar a selva que era o RJ na década de 90.

Com eles, assisti aos eventos de Vale Tudo do Grajaú, seletivas de judô, e foi na Barra Gracie que arrumamos as fitas VHS dos primeiros UFC. Acompanhei o vale-tudo até o início da década de 2000, quando comecei a trabalhar e tive minha primeira filha. Praticamente perdi a era Pride e voltei a assistir por volta de 2011, quando o MMA se popularizou. Foi nessa época que comecei a participar esporadicamente de fóruns, muito mais como leitor.

Num tópico antigo do PVT, li uma postagem do mestre Alm falando sobre um rola com o próprio filho. Um relato tocante, que eu imediatamente associei à relação que meu amigo tinha com o pai. Com sete anos, meu filho já gostava de assistir UFC comigo, e pediu para fazer Jiu-Jitsu. Sempre gostei da arte, sou um leitor ávido sobre lutas, e decidi buscar uma academia perto de casa.

Foi assim que, no início de 2016, eu e ele começamos a treinar na GB Jacarepaguá, aqui na Freguesia, com o mestre Villeem Coelho. O moleque mostrou que tem vocação, já passou da cinza e está na amarela, e foi vice-campeão no Compnet da Gracie Barra, ano passado. O único da categoria que venceu uma luta por finalização : )

E eu, com 40 anos nas costas, botei uma faixa branca na cintura e fui encarar uma molecada encardida que treina de manhã à noite, seis vezes por semana. Felizmente, é um “tatame família”, com outros coroas como eu tentando fazer o melhor, dentro das limitações. Nem preciso dizer que minha qualidade de vida ganhou muito, sem falar no reforço do elo de ligação com meu filho e com os novos amigos de tatame. Mês passado, após dois anos de treino, um dedo quebrado e várias contusões, ganhei minha faixa azul : )

Gosto de brincar de rolar com meu filho, e não vejo a hora de que o treino com ele deixe de ser uma “brincadeira”. O motivo de abrir esse tópico é compartilhar essa experiência de treino com os filhos, questões sobre idade, peso, maturidade etc. Sei que são muitas culturas de tatame diferentes (por exemplo, aquele meu amigo jamais finalizou o pai, mesmo quando se tornou mais forte... : ), mas acho que os relatos podem ajudar aqueles que estão começando essa trilha, como eu.

Imagem

Um abraço e feliz 2018 para todos!

PS: Esse é o primeiro tópico que abro em fóruns, e provavelmente será o único.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por RicardoBJJ » 02 Jan 2018 13:02

O meu mais velho vai fazer 5 este ano, não vejo a hora de botar ele pra rolar. Ele nada bem, o único "esporte" que ele realmente gosta de praticar, até pela pouquíssima idade. Vamos ver se vai haver interesse também, não é toda criança que leva jeito e pega gosto por luta logo cedo e não sou favorável em obrigar ele a fazer algo que não goste. Já minha caçulinha que ainda vai fazer 2 anos é quase certeza que vai gostar... ohhh menina sangue nzoio, vive batendo, pulando em cima, montando no mais velho, que é um cavalheiro e não revida kkkk
Imagem

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 02 Jan 2018 13:08

Primeiro, parabéns pelo relato, muito legal.

Eu e meu filho treinamos com o mesmo Sensei, porém ele tem 6 anos e por mais que as vezes eu coloque o Kimono e participe da aula dele, ainda não é possível tentar algo diferente de brincadeira. Sempre tento estimula-lo para fazer as posições básicas em casa, mas a competição com as outras brincadeiras ainda é desleal, espero que ele não desista e possamos treinar junto durante a adolescência dele.

Abraço e bons treinos.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 13:09

RicardoBJJ escreveu:
02 Jan 2018 13:02
O meu mais velho vai fazer 5 este ano, não vejo a hora de botar ele pra rolar. Ele nada bem, o único "esporte" que ele realmente gosta de praticar, até pela pouquíssima idade. Vamos ver se vai haver interesse também, não é toda criança que leva jeito e pega gosto por luta logo cedo e não sou favorável em obrigar ele a fazer algo que não goste. Já minha caçulinha que ainda vai fazer 2 anos é quase certeza que vai gostar... ohhh menina sangue nzoio, vive batendo, pulando em cima, montando no mais velho, que é um cavalheiro e não revida kkkk
Meu moleque desde muito pequeno é assim como você descreveu, sempre correndo, pulando, subindo nas coisas... Já minhas filhas sempre foram mais delicadinhas. Hoje, quando a gente brinca de rolar, é claro que eu tenho de aliviar, mas de vez em quando ele me surpreende com os movimentos que aprendeu, e isso é sensacional :)

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 13:14

Marcelo BJJ escreveu:
02 Jan 2018 13:08
Primeiro, parabéns pelo relato, muito legal.

Eu e meu filho treinamos com o mesmo Sensei, porém ele tem 6 anos e por mais que as vezes eu coloque o Kimono e participe da aula dele, ainda não é possível tentar algo diferente de brincadeira. Sempre tento estimula-lo para fazer as posições básicas em casa, mas a competição com as outras brincadeiras ainda é desleal, espero que ele não desista e possamos treinar junto durante a adolescência dele.

Abraço e bons treinos.
Obrigado, Marcelo!

A competição com internet/jogos eletrônicos é cada vez mais desleal mesmo... : (

Felizmente, para mim, meu filho é daqueles que não gostam de faltar treino... Moleque se encontrou no jiu-jitsu. Ficou mais confiante, mais focado, faz mais amigos com facilidade... Também aguardo ansioso pela adolescência...

Abraço e bons treinos!

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 02 Jan 2018 13:57

Bem legal esse relato, muito bom voce ter incluido o seu filho na arte marcial tao cedo, bons treinos!

Abs

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 15:10

Gardenal_JJ escreveu:
02 Jan 2018 13:57
Bem legal esse relato, muito bom voce ter incluido o seu filho na arte marcial tao cedo, bons treinos!

Abs
Valeu, Gardenal! Se Deus quiser, eu e ele vamos seguir juntos essa jornada! Bons treinos!
Editado pela última vez por Marcial em 02 Jan 2018 15:31, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 15:22

Cuca escreveu:
02 Jan 2018 14:52
Muito legal esta experiencia !

Comecei no jiu jitsu junto com meus filhos,eu com 39, eles com 18 e 15 anos...treinamos direto 3 anos mais ou menos....

Se passaram 6 anos mais ou menos e por questão de saúde, estou parado temporariamente....um deles parou pois cursa medicina e ta sem tempo...e o outro atualmente joga rugby e não tem tempo pro jiu.

Quando dá, brincamos no tatame de minha garagem....é a melhor coisa que pode existir....

Tu vai curtir demais !!!
Muito bom... Quando vocês começaram, imagino que já tinha algum jogo.
Tô pensando em comprar umas placas de tatame pra fazer isso na garagem : )

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Maverick » 02 Jan 2018 17:18

Rapaz, meu filho mais velho, 11 anos, começou a treinar uns 2 anos depois que eu iniciei, treina tanto que eu tenho medo dele enjoar!
Tá na laranja e gosta de competir, e vou te falar, que frio na barriga que dá quando ele entra pra lutar!!!
Quando ele vai competir eu fico tão nervoso que nem entro nos campeonatos, já basta a adrenalina de ver ele. Mas é tudo muito legal, a gente treina junto e temos muito em comum, tem dois guardeiros aqui em casa. 😬

Já o mais novo não vai de jeito nenhum, já tentei um monte de vezes e nada. Nem vou forçar mais, cada um no seu tempo.
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 18:00

Maverick escreveu:
02 Jan 2018 17:18
Rapaz, meu filho mais velho, 11 anos, começou a treinar uns 2 anos depois que eu iniciei, treina tanto que eu tenho medo dele enjoar!
Tá na laranja e gosta de competir, e vou te falar, que frio na barriga que dá quando ele entra pra lutar!!!
Quando ele vai competir eu fico tão nervoso que nem entro nos campeonatos, já basta a adrenalina de ver ele. Mas é tudo muito legal, a gente treina junto e temos muito em comum, tem dois guardeiros aqui em casa. 😬

Já o mais novo não vai de jeito nenhum, já tentei um monte de vezes e nada. Nem vou forçar mais, cada um no seu tempo.
Cara, coração quase saiu pela boca quando meu filho competiu ano passado no Compnet da GB.
Fiquei muito nervoso, mas foi muito bom! Meu moleque gosta de fazer guarda, escalar e atacar as costas.
Ganhou a primeira luta assim, e perdeu a final por pontos para um amigo que treina com ele, que já conhece o jogo : )

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por viniciusfs » 02 Jan 2018 19:06

Estou indo com meus dois moleques mais velhos pro treino, 13 e 12 anos. ;)
Começaram jiu-jitsu com uns 8 e 9 junto comigo. Fiz a primeira aula, gostei e matriculei eles na turma das crianças.
Acabei de ter mais um meninão, tem apenas 7 dias de vida mas assim que for possível já vamos começar a brincar de rolar no chão. :D
Editado pela última vez por viniciusfs em 03 Jan 2018 12:06, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 02 Jan 2018 19:24

viniciusfs escreveu:
02 Jan 2018 19:06
Estou indo com meus dois moleques mais velhos pro treino, 13 e 12 anos. ;)
Começaram jiu-jitsu com uns 9 e 10 junto comigo. Fiz a primeira aula, gostei e matriculei eles na turma das crianças.
Acabei de ter mais um meninão, tem apenas 7 dias de vida mas assim que for possível já vamos começar a brincar de rolar no chão. :D
Parabéns, Vinícius! Também tenho três filhos, e conheço o perrengue e a maravilha disso : )
Comigo também foi mais ou menos assim: levei o moleque pra fazer a aula experimental, gostei do ambiente família e decidi entrar junto.
Hoje fico pensando se/quando vai chegar o momento em que vou ter que batucar pra ele. Queria ouvir os foristas que já passaram por experiência parecida... : )

Bom treino!

jiujitsufederal
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Nov 2017 09:23
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por jiujitsufederal » 03 Jan 2018 07:10

Fala galera! Dou aula aqui na Constrictor Team de Brasilia e meu filho ta iniciando tb c 4 anos. Na vdd ja faz judo mas achava chato e no jiujitsu ta curtindo mas e praticamente só brincadeira msm. Desde pequeno fico brincando de prender ele e falar "escapa, foge" sempre botando dificuldade e qnd ele se esforça dou uma aliviada. Isso junto c aviaozinho, raspagem de cambalhotas e etc. Nisao ele associou o jiujitsu a diversao e agora c 4 ta amando . E mt importante nao forçar e usar a psicologia inversa . Se pressionar o mlk provavelmente ele n vai gostar e pode ate traumatizar. Desde mt novo ensinei a pegar as costas e apertar o pescoço ..e dava varioa roles c ele de.moxilinha demian maia! Abcao a tds e bons treinos

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 03 Jan 2018 09:14

jiujitsufederal escreveu:
03 Jan 2018 07:10
Fala galera! Dou aula aqui na Constrictor Team de Brasilia e meu filho ta iniciando tb c 4 anos. Na vdd ja faz judo mas achava chato e no jiujitsu ta curtindo mas e praticamente só brincadeira msm. Desde pequeno fico brincando de prender ele e falar "escapa, foge" sempre botando dificuldade e qnd ele se esforça dou uma aliviada. Isso junto c aviaozinho, raspagem de cambalhotas e etc. Nisao ele associou o jiujitsu a diversao e agora c 4 ta amando . E mt importante nao forçar e usar a psicologia inversa . Se pressionar o mlk provavelmente ele n vai gostar e pode ate traumatizar. Desde mt novo ensinei a pegar as costas e apertar o pescoço ..e dava varioa roles c ele de.moxilinha demian maia! Abcao a tds e bons treinos
Fala! Pois é, comigo esse 'trauma' aconteceu com o futebol. Moleque hoje tem interesse próximo de zero pela bola.

Mas com o Jiu, eu também fazia isso que você fala, desde cedo, e acabei sem querer associando a prática à brincadeira. Quando ele começou a assistir lutas comigo, tinha uns 6, 7 anos, de vez em quando saía uma finalização e eu pegava ele com o mesmo golpe, e ele se divertia muito tentando escapar. Acho que deu certo... Moleque ficou raçudo, e só batuca quando não tem jeito : )

Bom treino!

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 03 Jan 2018 09:24

Ja que o assunto tá evoluindo vou compartilhar um desafio que vem me afligindo. O grande problema que tenho com meu filho é que ele é muito competitivo, quando perde chora e não sabe lidar bem com a frustração. Outra coisa que já percebi é que ele tá sempre buscando a minha aprovação e sempre falo pra ele "entra lá e se diverte, ganha ou perder é irrelevante" mas não adianta ele passa a luta toda me olhando e se eu falar algo ele trava. To com muita dificuldade em trabalhar isso.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes