Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
VitorBJJ
Mensagens: 339
Registrado em: 03 Jan 2016 01:44
Contato:

Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por VitorBJJ » 23 Nov 2017 14:24

Imagem

Lenda viva do Jiu-Jitsu e do MMA, Royce Gracie não é um grande fã da arte suave praticada atualmente nas academias e muito menos do sistema adotado nas competições da modalidade. O homem que venceu três dos quatro primeiros torneios do UFC, e um dos lutadores com o maior número de finalizações na história da organização, concedeu uma entrevista ao site Bloody Elbow e, ao ser questionado se o Jiu-Jitsu evoluiu nos últimos 20 anos, ele não poupou críticas.

“Eu acho horrível! Foi realmente muito ruim nos últimos 20 anos. Colocaram muitas regras. Como você não pode aplicar um bate-estaca no oponente que está com um golpe encaixado? Acabei de ver uma luta na internet onde o cara pega o outro na guilhotina. O adversário levantou, caminhou, atravessou o cage, jogou o cara no chão e o nocauteou. No Jiu-Jitsu você não pode fazer isso. Imagine se essa luta é na rua? Tem que ensinar isso ao aluno. O cara pega você e: “cara, solta ele, abre a guarda”. O cara encaixou a guilhotina, o outro o levantou, atravessou o cage, muito calmo, e simplesmente o jogou de cabeça no chão e o nocauteou, ganhou a luta. Imagine se estivesse na calçada? Poderia estar morto”, disse Royce.

“É simples para não tomar um bate-estaca e ser esmagado no chão, basta soltar o cara e abrir a guarda que ele não terá como te levantar e te esbagaçar no solo”, encerrou a lenda.


-------
Fonte: http://portaldovaletudo.uol.com.br/royc ... s-20-anos/

Frera
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Nov 2017 23:29
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Frera » 23 Nov 2017 15:14

Esporte é diferente de luta de rua, tem que ter regras.

Avatar do usuário
brunotex
Mensagens: 220
Registrado em: 29 Ago 2014 19:16
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por brunotex » 23 Nov 2017 16:09

Que coisa repetitiva. Já faz uns bons anos que a cada x meses um dos Gracie afastado do Carlinhos vem a público reclamar e falar que mal do Sport Jiu Jitsu by IBJJF.

Caramba, separa de vez, monta outra organização. Chama de Global Jiu Jitsu, sei lá. Regras próprias, graduação própria, enfim, outro sistema. Similar ao Jiu Jitsu IBJJF mas diferente, e daí cada um segue seu caminho e que cada um cuide de sua própria arte.

Nomes sensacionais já possuem. Se colocarem um currículo legal, regras legais, pode desbancar o IBJJF em poucos anos. Ou ambos podem conviver pacificamente, tem espaço para todo mundo........

Alekson lima
Mensagens: 823
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Alekson lima » 23 Nov 2017 16:10

A pessoa corre o risco de passar o resto da vida em uma cadeira de rodas se tomar um bate-estaca. Por isso que o golpe é proibido em campeonato, da mesma forma que em qualquer campeonato de qualquer arte marcial não é permitido aplicar golpe baixo. Mas o Royce tem razão quando que deve ser ensinado ao aluno a se defender do bate-estaca, pois aí é uma questão de defesa pessoal. Eu tive a oportunidade de treinar kung fu e jiu jitsu na adolescência, e uma das primeiras técnicas ensinadas no kung fu é a defesa do golpe baixo, imprescindível na defesa pessoal.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Leeo » 23 Nov 2017 16:49

Eu gosto de treino focado pra defesa pessoal, coisa muito esportiva eu não curto não.

Concordo com a visão do Royce, se eu pudesse só treinaria focado em defesa pessoal, bastante sem kimono, valendo soco, chute, tapa (claro que com bom senso).

Eu já vi uns posts aqui, acredito que mestre LAWYER, dizendo que até o armlock antigamente era diferente, não se dava esse armlock da guarda como hoje é feito, pq dá oportunidade do cara te jogar de cabeça no chão.

O triângulo também, se vc abraçar uma perna do cara tira a possibilidade dele te "Rampagear"
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
The Trooper
Mensagens: 5445
Registrado em: 01 Out 2014 16:49
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por The Trooper » 23 Nov 2017 16:55

Leeo escreveu:
23 Nov 2017 16:49
Eu gosto de treino focado pra defesa pessoal, coisa muito esportiva eu não curto não.

Concordo com a visão do Royce, se eu pudesse só treinaria focado em defesa pessoal, bastante sem kimono, valendo soco, chute, tapa (claro que com bom senso).

Eu já vi uns posts aqui, acredito que mestre LAWYER, dizendo que até o armlock antigamente era diferente, não se dava esse armlock da guarda como hoje é feito, pq dá oportunidade do cara te jogar de cabeça no chão.

O triângulo também, se vc abraçar uma perna do cara tira a possibilidade dele te "Rampagear"
Como era? Saindo pro lado, como o Fedor fazia?

Imagem

VitorBJJ
Mensagens: 339
Registrado em: 03 Jan 2016 01:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por VitorBJJ » 23 Nov 2017 17:39

brunotex escreveu:
23 Nov 2017 16:09
Que coisa repetitiva. Já faz uns bons anos que a cada x meses um dos Gracie afastado do Carlinhos vem a público reclamar e falar que mal do Sport Jiu Jitsu by IBJJF.

Caramba, separa de vez, monta outra organização. Chama de Global Jiu Jitsu, sei lá. Regras próprias, graduação própria, enfim, outro sistema. Similar ao Jiu Jitsu IBJJF mas diferente, e daí cada um segue seu caminho e que cada um cuide de sua própria arte.

Nomes sensacionais já possuem. Se colocarem um currículo legal, regras legais, pode desbancar o IBJJF em poucos anos. Ou ambos podem conviver pacificamente, tem espaço para todo mundo........
Achei top a ideia! O jiu que o Royce se refere é o jiu primordial, aquele parecido com o do começo do UFC. Mais ou menos baseado em defesa pessoal como os vídeos do Hélio Gracie no YouTube, daquele DVD.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Leeo » 24 Nov 2017 09:05

The Trooper escreveu:
23 Nov 2017 16:55
Como era? Saindo pro lado, como o Fedor fazia?

Imagem
Eu não lembro muito bem a explicação, talvez o mestre LAWYER leia esse tópico e possa nos ajudar.

No armlock tradicional se eu não me engano saía pro lado também, mas não da forma que o Fedor fez, isso aí é armlock invertido.
Eu acho que essa forma que o Fedor fez também não tá certa não, mas deu certo porque o braço do Coleman ficou travado por erro dele que jogou o braço do lado da cabeça do Fedor e o Fedor aproveitou isso.

Se eu não me engano no armlock antigo a guarda era fechada em cima do ombro do braço que ia ser pego, aí vc faz a pegada no tríceps, bate a dobra do joelho na axila (do lado que não tá sendo pego) e empurra o ombro com a mão inversa (tipo X, a mão direita pega no tríceps do braço direito do oponente e a esquerda no ombro esquerdo do oponente).
Com a guarda fechada em cima do ombro não tem como o cara recolher o braço e ao fazer os outros passos básicos vc acaba saindo de lado, como o Fedor saiu.

Eu to dando palpite, não lembro os detalhes que descreviam a posição.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por armlock » 24 Nov 2017 13:44

The Trooper escreveu:
23 Nov 2017 16:55
Como era? Saindo pro lado, como o Fedor fazia?

Imagem
Na epoca do bate estaca, a gente aplicava quase todo armlock saindo de lado. Basicamente voce jogava a perna por cima da cabeca do adversario e afastava o corpo para ficar quase a 90 graus, fazendo o oponente cair para frente com a pressao da perna. Voce nao queria que ele continuasse em base para te levantar. (Os detalhes para a aplicacao correta evitavam que o oponente escapasse rolando como na saida do omoplata. Pelo menos que eu me lembre.)

Feito essa foto do Carlos

Imagem
Editado pela última vez por armlock em 24 Nov 2017 15:36, em um total de 1 vez.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por LAWYER » 24 Nov 2017 14:32

Bom, existem detalhes e detalhes, depende muito do que o adversário te oferece...Mas vamos pensar o seguinte: se você está fazendo guarda fechada é porque tem um cara grandão que te levou pro chão e vai descer o braço na sua cara, ou, mais comum, vai botar as duas mãos no seu pescoço e apertar até você morrer!
Então GUARDA é AÇÃO, nunca repouso, descanso, inação. Ou você faz alguma coisa rápido, ou você vai apanhar feio ou morrer. Chame um amigão de treino, coloque luvas nele, ou deixe ele te dar uns tapas ou apertar seu pescoço e treine, catzo, como se a sua vida dependesse disso (para militares, policiais, bombeiros, agentes de segurança.... DEPENDE SIM!).
Vale assistir a luta do Cristiano Marcelo x Crazy Horse, Kron Gracie de faixa-marrom x o mundo, etc... pra dar uma inspirada.... Mas se você não treinar à vera não vale, não existe Jiu-Jitsu virtual. Garanto que vocês vão descobrir rápido o que funciona e deixar de lado o que não funciona.
Outra coisa, lutador de jiu-jitsu NÃO toma soco na cara. Você tem um arsenal imenso pra evitar isso, seus braços, suas pernas, seu quadril, até sua cabeça... use-os! Tomar soco na cara é prejuízo!

P.S. Essa é a minha visão, de outro tempo, aprendida com Mestres de outro tempo. Óbvio que existem outras visões e opiniões. Convivamos em paz...
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Clube Pitbull
Mensagens: 576
Registrado em: 03 Jul 2014 11:47
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Clube Pitbull » 25 Nov 2017 13:32

Concordo com o Mestre Royce e concordo com essa visão de guarda fechada e é a que eu faço, só jogo de fechada e meia pra sair de baixo, exatamente como faz o Orlando Sanchez.
Imagem

VitorBJJ
Mensagens: 339
Registrado em: 03 Jan 2016 01:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por VitorBJJ » 27 Nov 2017 16:46

VagabondMusashi escreveu:
23 Nov 2017 18:31
Eu tou por fora, mas em academia de jiu jitsu ainda se ensina a levantar o queixo do oponente enfiando os dedos no nariz dele no mata leão?
Aonde eu faço não mano, isso é sacanagem. Se eu não me engano, é proibido agora também. Tem outras maldades permitidas que não curto pro esporte jiu como é hoje em dia, como forçar cabeça e ombro no queixo, etc.

Mas pro Jiu defesa pessoal do Royce, isso é bem válido pra treinar e se livrar. Então...

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por RicardoBJJ » 27 Nov 2017 17:12

VitorBJJ escreveu:
27 Nov 2017 16:46
Aonde eu faço não mano, isso é sacanagem. Se eu não me engano, é proibido agora também. Tem outras maldades permitidas que não curto pro esporte jiu como é hoje em dia, como forçar cabeça e ombro no queixo, etc.

Mas pro Jiu defesa pessoal do Royce, isso é bem válido pra treinar e se livrar. Então...
Poxa abigo, até ombro no queixo? :mf_depressed:

Daqui à pouco vamo lutar "só o ispíritu" by "mestre" Van Der Lee...
Imagem

VitorBJJ
Mensagens: 339
Registrado em: 03 Jan 2016 01:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por VitorBJJ » 27 Nov 2017 17:18

RicardoBJJ escreveu:
27 Nov 2017 17:12
Poxa abigo, até ombro no queixo? :mf_depressed:

Daqui à pouco vamo lutar "só o ispíritu" by "mestre" Van Der Lee...
kkkkkk o esporte que o Royce reclamou tem se adaptado e tentado melhorar alguns elementos, provavelmente para se tornar olímpico.

Como eu disse acima, eu curto o estilo de treino old school do Royce e cia e concordei com o amigo sobre a criação de um "Global Jiu" paralelo ao esporte atual. Maas, eu não curto ombro no queixo, joelho no saco, etc. Pode ter, mas não sou fã hahaha

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Tartaruga » 27 Nov 2017 19:19

VagabondMusashi escreveu:
23 Nov 2017 18:31
Eu tou por fora, mas em academia de jiu jitsu ainda se ensina a levantar o queixo do oponente enfiando os dedos no nariz dele no mata leão?
Em teoria não pode, mas a galera dá aquela passada com o antebraço, sem querer. :vampire:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 60 visitantes