Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Judô

Mensagem por -meph- » 11 Nov 2014 10:47

razorback escreveu:Galera, no inicio do mês ganhei minha amarelinha no Judô!! :ymparty:
Parabéns! :2handed:
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

"

Mensagem por Sanshiro » 11 Nov 2014 12:18

Valeu mesmo, galera.

Pra mim, considerando os anos parado, as tentativas de volta, e o tempo que estudei intensamente depois da volta definitiva pra poder passar no exame (no Judô o exame da marrom é extenso, muitas técnicas, tanto em pé quanto chão, praticamente toda a base do judô, combinações, contragolpes, teoria)... Também teve a parte de shiai (randori).

Agora vou manter o foco em aprimorar meu nível nos randoris, treinar com a faixa marrom é uma responsabilidade, ela "pesa bastante na cintura"... :|

E sempre reservar um tempo na semana pra estudar o Nage no kata. Fazer tudo sem pressa, procurando aproveitar cada treino, treinar relaxado...

Espero um dia merecer a preta.

Abraços.
Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 11 Nov 2014 12:40

Vou aproveitar pra comentar umas impressões que tenho tido ao trocar idéia com amigos faixas-pretas e com meu sensei, que é faixa coral 6º Dan.

Eu já tive muita raiva das regras que vêm sendo implementadas nas competições, pela IJF, dizem que por pressão dos dirigentes no Japão, proibindo as "catadas de perna", até em contra-ataque...

Eu criticava ferrenhamente essas proibições, achava muito estúpido um judoca ser desclassificado por derrubar com morotegari (baiana) ou coisa assim...

Só que parando com calma pra analisar... Essas regras na prática estão melhorando o nível do judõ como um todo, porque estão forçando os atletas a utilizarem as técnicas que na prática são mais difíceis de realizar em luta, como o ippon seoi nage, ou o o-goshi, além das de perna. As demais como morote-gari, kata-guruma, kibisu-gaeshi, não foram "suprimidas" do judô, elas continuam lá e você precisa demonstrar que domina essas técnicas pra passar de faixa, assim como para pegar a preta você tem que demonstrar várias que são proibidas até em treinos, como kani-basami por exemplo, além de chaves de joelho. Muitas delas não são difíceis de realizar (qual é o faixa-branca de jiu jitsu ou judô com 6 meses de treino que não saberia baianar?)...

Pensando por esse ângulo, o judô vinha se adequando a uma realidade mais de luta de solo, com atletas puxando a luta pra baixo ou simplesmente voando nas pernas do outro, quando a excelência do judô é mais a luta em pé com o adversário.

Revi outro dia o video do ippon seoi nage espetacular que o Leo Vieira aplicou num ADCC, quedaço... E justamente isso é que mal ou bem está sendo resgatado no judô atual...

Estou meio dividido sobre minha opinião. Mas pelo menos um lado bom existe, e estou enxergando mais isso agora.
Imagem

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Judô

Mensagem por -meph- » 11 Nov 2014 13:40

Sanshiro escreveu:Vou aproveitar pra comentar umas impressões que tenho tido ao trocar idéia com amigos faixas-pretas e com meu sensei, que é faixa coral 6º Dan.

Eu já tive muita raiva das regras que vêm sendo implementadas nas competições, pela IJF, dizem que por pressão dos dirigentes no Japão, proibindo as "catadas de perna", até em contra-ataque...

Eu criticava ferrenhamente essas proibições, achava muito estúpido um judoca ser desclassificado por derrubar com morotegari (baiana) ou coisa assim...

Só que parando com calma pra analisar... Essas regras na prática estão melhorando o nível do judõ como um todo, porque estão forçando os atletas a utilizarem as técnicas que na prática são mais difíceis de realizar em luta, como o ippon seoi nage, ou o o-goshi, além das de perna. As demais como morote-gari, kata-guruma, kibisu-gaeshi, não foram "suprimidas" do judô, elas continuam lá e você precisa demonstrar que domina essas técnicas pra passar de faixa, assim como para pegar a preta você tem que demonstrar várias que são proibidas até em treinos, como kani-basami por exemplo, além de chaves de joelho. Muitas delas não são difíceis de realizar (qual é o faixa-branca de jiu jitsu ou judô com 6 meses de treino que não saberia baianar?)...

Pensando por esse ângulo, o judô vinha se adequando a uma realidade mais de luta de solo, com atletas puxando a luta pra baixo ou simplesmente voando nas pernas do outro, quando a excelência do judô é mais a luta em pé com o adversário.

Revi outro dia o video do ippon seoi nage espetacular que o Leo Vieira aplicou num ADCC, quedaço... E justamente isso é que mal ou bem está sendo resgatado no judô atual...

Estou meio dividido sobre minha opinião. Mas pelo menos um lado bom existe, e estou enxergando mais isso agora.
Meu sensei, que também é 6º dan, partilha da mesma opinião. Sem contar que o Judô tava muito catada de perna, até as competições agora ficaram mais bonitas de se ver, sem contar que o nível de solo dos praticantes só aumentou!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 12 Nov 2014 08:54

Tava procurando video do seoi do Leo mas parece que a luta dele com esse cara foi excluída de tudo que é site...

No instagram ainda tem:

http://instagram.com/p/eX1ODEoWkY/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 14 Nov 2014 14:02

PortugaBJJ escreveu:Parabéns pela graduação Sanshiro...

Nuno eu antes de vir para o Brasil viver morava em Coimbra... como deves saber a comunidade de Jiu Jitsu lá ainda é pequena e a de Judo tem enorme tradição... a nossa relação com os Judocas era bastante próxima e era normal recebermos vários na provas organizadas pela Coimbra MMA... em Lisboa como é essa relação?

P.S: Essa é uma barba e bigode de um BLACK BELT!!!!!

Oss
Boas!

Eu não vivo em Lisboa por isso não te posso dar uma opinião :)
Eu tenho um amigo, tirei o curso de treinador de Judo conjuntamente com ele, e que treina na Coimbra, o Pedro Freitas... conheces?
O Jorge Fernandes de certeza que conheces, já entrou em pelo menos numa prova dessas, tendo vencido da faixa azul.

Aqui em Braga há dois sitios onde se treina JJB e conheço ambos os professores, sendo que até tenho alguns alunos de um deles a treinarem Judo comigo e já treinei na academia do outro.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 14 Nov 2014 14:02

razorback escreveu:Galera, no inicio do mês ganhei minha amarelinha no Judô!! :ymparty:
Parabéns! :)
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: "

Mensagem por Judo Pitbull » 14 Nov 2014 14:04

Sanshiro escreveu:
Espero um dia merecer a preta.
Como já te disse, um cinto castanho é basicamente um cinto preto... agora é limar arestas e preparar o Nage No Kata ;)

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 14 Nov 2014 16:49

Nuno, queria te pedir um favor.

Um dia lá no finado, você fez uma tabela com os nomes das partes do corpo e da técnica (em japonês), que juntando, você tinha o nome do golpe.

Você consegue fazer ela de novo, e dar uma trabalhada nela pra gente colocar no site ?
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 16 Nov 2014 10:10

Sanshiro escreveu:Vou aproveitar pra comentar umas impressões que tenho tido ao trocar idéia com amigos faixas-pretas e com meu sensei, que é faixa coral 6º Dan.

Eu já tive muita raiva das regras que vêm sendo implementadas nas competições, pela IJF, dizem que por pressão dos dirigentes no Japão, proibindo as "catadas de perna", até em contra-ataque...

Eu criticava ferrenhamente essas proibições, achava muito estúpido um judoca ser desclassificado por derrubar com morotegari (baiana) ou coisa assim...

Só que parando com calma pra analisar... Essas regras na prática estão melhorando o nível do judõ como um todo, porque estão forçando os atletas a utilizarem as técnicas que na prática são mais difíceis de realizar em luta, como o ippon seoi nage, ou o o-goshi, além das de perna. As demais como morote-gari, kata-guruma, kibisu-gaeshi, não foram "suprimidas" do judô, elas continuam lá e você precisa demonstrar que domina essas técnicas pra passar de faixa, assim como para pegar a preta você tem que demonstrar várias que são proibidas até em treinos, como kani-basami por exemplo, além de chaves de joelho. Muitas delas não são difíceis de realizar (qual é o faixa-branca de jiu jitsu ou judô com 6 meses de treino que não saberia baianar?)...

Pensando por esse ângulo, o judô vinha se adequando a uma realidade mais de luta de solo, com atletas puxando a luta pra baixo ou simplesmente voando nas pernas do outro, quando a excelência do judô é mais a luta em pé com o adversário.

Revi outro dia o video do ippon seoi nage espetacular que o Leo Vieira aplicou num ADCC, quedaço... E justamente isso é que mal ou bem está sendo resgatado no judô atual...

Estou meio dividido sobre minha opinião. Mas pelo menos um lado bom existe, e estou enxergando mais isso agora.
Discordo visceralmente. As regras não fazem o nível técnico aumentar, mas apenas facilita para os preguiçosos não buscarem aprimorar contra-ataques as catadas de perna. Existe tawara-gaeshi pra que, no caso das catadas de perna???

Treinar técnica pra exame do ponto de vista didático tem o mesmo valor de liberar em randori??? Jesus...

É por isso que a desmoralização do Judo olímpico parece não ter fim. Tem que ser muito FILHO DA PUTA pra proibir uma técnica do Gokyo de 1895, uma técnica criada por Jigoro Kano.

Fico imaginando se Jigoro Kano se acomodasse, em vez de ir estudar wrestling oriental pra criar o kata-guruma...
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 16 Nov 2014 12:12

Discordar é sempre saudável.

Eu mesmo estou dividido entre as duas opiniões, a que você deu, à qual eu tendo a me filiar (também acho estupidez tirar técnicas das competições, ainda bem que elas ainda são estudadas no Judô, nenhuma delas foi proibida), mas ao mesmo tempo tenho pra mim que isso será temporário. Essas técnicas não saíram do go-kyo, nem vão.

Mas observando as competições dá pra perceber que o nível técnico melhorou muito, depois dá uma olhada no vídeo do All Japan Championships que postei mais acima, o nível é altíssimo. Nas olimpíadas é que vamos ver melhor.

Uma das principais diferenças entre um judoca e um lutador de jiu jitsu é como se posicionam em pé. O jiu-jiteiro dificilmente dará as costas, ele preferirá atacar de frente ou forçar a luta pro solo, enquanto que o judoca, se for experiente, irá buscar uma projeção forte, mesmo que isso implique arriscar virar de costas... As novas regras forçam os judocas a se tornarem excelentes nisso... O resultado é que os caras agora estão projetando MUITO de ippon seoi, o-goshi, tai otoshi...

Volto a dizer, essas técnicas são fundamentais no judô e estavam sendo esquecidas, além de serem úteis inclusive pra no-gi e pra defesa pessoal... Olha o seoi do Leozinho no ADCC, entre outras isso é de entusiasmar...

Por outro lado, voltando a lhe dar razão, a gente recai naquelas questões: o judô é muito treinado com base em campeonatos. Quer dizer, se você treina com um professor que só vai permitir randori com regras de competição, isso vai lhe limitar como lutador. Mas muitos professores fazem as duas coisas, até porque o judoca precisa dominar todas essas técnicas pra ir pra faixas mais adiantas, como roxa, marrom e preta.

Eu vejo isso no jiu jitsu hoje tb, tem professores que só ensinam o jiu jitsu esportivo, muito técnico, só de pano, rarissimamente começando os rolas em pé. Outros são mais old-school, treinam tudo, inclusive taparia. O tipo de treino que você faz define o lutador que você é.

Abraço!
Imagem

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 16 Nov 2014 17:36

Precisar de regra pra ficar ''bonito'' é atestado de incompetência. A solução pros catadores de perna estava dentro do próprio Judo. Mas não era a solução mais fácil.

Melhorar a defesa pessoal com quedas em que se dá as costas?


Tomara que não apareça nenhum outro jogo que desagrade a japonesada... Pois pelo andar da carruagem, iria rolar mudanças nas regras novamente.

Oi eu sou judoka. Não sei defender catada de perna, não sei dar tawara-gaeshi, não sei lutar no solo, mas sei dar uchimata, ippon e seoi.

Máxima eficiência com mínimo de esforço... #SQN.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 16 Nov 2014 21:48

Acho que vc tá sendo muito radical, velho...

Não é isso, a questão é que qualquer grappler sabe dar e defender um morotegari, cara.

Já um seoi ou um uchimata não.

E esse lance de "dar as costas", não é que se quisesse melhorar a defesa pessoal com isso, é forçar os atletas a usarem e melhorarem essas técnicas, muita gente estava parecendo que era wrestler no tatame... Além do que já se provou que é bobagem o tal "medo de dar as costas", eu postei um exemplo de um seoi fuderoso aplicado por um ícone do jiu jitsu num ADCC, além do vídeo que postei mais atrás, o monte de quedas bonitas que andam dando no MMA. Dar as costas é perigoso quando vc não sabe dar as costas. Assim como baixar a guarda ou levar uma luta pro chão. Faz isso com um cara que não seja inocente em briga de rua e vc vai perder os dentes, entende?

Veja uma coisa: seguindo essa lógica, se poderia falar que o jiu jitsu atualmente é inteiramente inútil pra defesa pessoal, porque qual agressão começa de joelho? Te pergunto sem querer "estar certo": quantas academias hoje ensinam jiu jitsu em pé e com taparia? A maioria é só rola de joelhos, e com kimono, tudo na base da competição. Mas sabemos que não é bem por aí, o jiu jitsu é bem mais do que isso (pros meios entendedores, eu NÃO estou criticando o jiu jitsu, é o contrário)...

De qualquer modo, é como eu disse: essas regras não excluíram as técnicas de catada de perna, elas apenas não são usadas em torneios. Mas são treinadas e cobradas pra exame de faixa.

Enfim relaxa que não estou discordando de vc propriamente, só estou explicando um ponto de vista que ouvi de pessoas mais experiente do que eu e que não deixei de reconhecer certa lógica...

Abraço!
Imagem

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 17 Nov 2014 09:48

Se qualquer um sabe defender um morote-gari, pq proibir?

Seoi ou qualquer outra técnica pode ou poderia ser dado a qualquer momento, independentemente das regras. Teve até um vídeo, cuja origem sinceramente eu não lembro, acerca da segurança das quedas na rua. O autor recomendou apenas o (de)ashibarai sem pegada, atacando o agressor com socos e fitando chutes.

Se vc limitar o BJJ a puxar pra guarda, realmente fica complicado. Porém posso afirmar sem medo de errar que é mais fácil um lutador de BJJ aprender quedas dentro da própria arte, do que Judoka aprender newaza além de osaekomi, só no Judo. Isso apenas pq não existe um complô, travestido de regra, no BJJ, contra as quedas.

Banir em randori é matar a técnica. Queria ver um judoka dando um sankaku-garami em um randori, pq conseguiu fazer um exame de faixa.

Pobre do Kani Basami, banido, pq um xodózinho japa de machucou ao vivo nessa queda... Dezenas já morreram ou ficaram tetraplégicos por causa de Seoi e suas variações...
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 17 Nov 2014 09:54

ska4fun escreveu:Se qualquer um sabe defender um morote-gari, pq proibir?

Seoi ou qualquer outra técnica pode ou poderia ser dado a qualquer momento, independentemente das regras. Teve até um vídeo, cuja origem sinceramente eu não lembro, acerca da segurança das quedas na rua. O autor recomendou apenas o (de)ashibarai sem pegada, atacando o agressor com socos e fitando chutes.

Se vc limitar o BJJ a puxar pra guarda, realmente fica complicado. Porém posso afirmar sem medo de errar que é mais fácil um lutador de BJJ aprender quedas dentro da própria arte, do que Judoka aprender newaza além de osaekomi, só no Judo. Isso apenas pq não existe um complô, travestido de regra, no BJJ, contra as quedas.

Banir em randori é matar a técnica. Queria ver um judoka dando um sankaku-garami em um randori, pq conseguiu fazer um exame de faixa.

Pobre do Kani Basami, banido, pq um xodózinho japa de machucou ao vivo nessa queda... Dezenas já morreram ou ficaram tetraplégicos por causa de Seoi e suas variações...
Eu acho sua maneira de se expressar meio agressiva, e as vezes não fica legal no fórum. Mas cada um, cada um ...

Agora, destaquei em negrito uma parte do seu post, que não tinha parado pra pensar, e de novo, embora se expressando de forma meio exagerada ... estou tendendo a concordar contigo ... :-?
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes