Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 207
Registrado em: 14 Jul 2014 12:17
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Marcel Firefighter » 30 Nov 2017 14:52

Eu sei lá...Eu tenho 47 anos, pratico arte marcial desde os 09. Sou faixa preta em Judô e BJJ...E perdi um pouco da fé em defesa pessoal.

Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

Você pode até aprender um monte de técnica, mas de que vai adiantar se vc não tiver feito uma analise antecipada do risco que corria e, por exemplo, não evitou o ambiente perigoso, onde o meliante tava com mais dois parceiros escondidos e te sentaram o aço?

Outra parada: é muito comum o camarada confundir defesa pessoal e briga de rua. Defesa pessoal é muito mais comportamento preventivo do que técnica. E pra briga de rua, nada como o bom e velho, pisão/baiana, montou, bateu, pegou as costas, mata-leão.

"Ah mas o cara vai estar com um monte de amigo" Ué, tu não tem amigo também? A gente ta falando de briga não de crime. E alguem ja viu a parada em ação? 35 segundos vc finalizou o leigo e ta de pé de novo.

Dai eu vejo geral condenando o treino esportivo...Mas eu penso assim: vale muito mais o treino esportivo e a competição pra te preparar pra adrenalina que é uma parada real, do que ficar repetindo movimento de defesa de faca, saida de gravata, etc...Além do que, os fundamentos do "vale tudo" são as técnicas mais basicas da coisa. Só mudar o "set up".

E se vc soma isso com uma certa "visão da maldade", vc sempre vai estar pronto pra mandar uma tijolada na cabeça, enfiar uma caneta no olho, dar uma cadeirada em um agressor, se tiver oportunidade...

Eu sou instrutor na PMPR e eu gosto de ensinar aquela taparia basica mesmo: luvão, porradão, um bate e outro usa jiu jitsu. Não pra nego usar isso na rua, mas pra se acostumar com a adrenalina e tensão de situação de rua, com risco de morte. Depois que vc pega essa confiança, dai o mais importante é saber "ler" o ambiente, pra não correr risco de bancar o herói e virar lembrança. Entrar num lugar e ja visualizar abrigo, ja visualizar a cadeira e a garrafa que vc pode usar de arma, visualizar rota de fuga...

Na minha opinião, essa defesa pessoal que nego fala por ai tem mais risco de dar é merda, isso sim...de pegar um cara que nunca saiu na mão na vida e fazer ele acreditar que vai defender a namorada na rua, vai desarmar um cara com uma faca.

Eu ensino taparia, passo algo de defesa pessoal, mas faço questão de falar que é só mais um recurso, não é garantia de nada.

Mas pra quem gosta,o que eu faço aqui é:

Pega um parceiro, bota luva de 14 onças no cara, caneleira e bota ele pra te bater...controla distancia, faz teu clinch, bota pra baixo e treina americana, armlock e mata leão. Dai treina com vc tomando uma barrigada e caindo por baixo..guarda fechadinha e raspagem elevador, guarda aberta com pé na virilha e raspagem tripe/dominando calcanhar, levantada técnica, triangulo e armlock. Tenta encaixar as paradas tomando porrada.

Depois disso, começa a fazer uns exercicios de percepção: Observa caminhos alternativos pro teu trabalho, rotas de fuga e abrigos na tua escola,objetos que podem ser usados como armas improvisadas - copo, cadeira, garrafa, caneta, etc -, observe se os individuos usam roupas que podem esconder armas, mochilas, etc e comece a ganhar percepção do ambiente.

Se vc fez tudo isso e ainda tomou uma gravata ou foi abordado num assalto, só se benzendo mesmo. E se não fez, não vai ser a técnica de defesa de gravata que vai garantir sua segurança. Como eu disse, é só mais um recurso.


Desculpa o texto grande. E é só a minha visão da coisa...
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem


Avatar do usuário
Codeço
Mensagens: 868
Registrado em: 18 Jul 2014 16:58
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Codeço » 30 Nov 2017 15:31

Marcel Firefighter escreveu:
30 Nov 2017 14:52
Eu sei lá...Eu tenho 47 anos, pratico arte marcial desde os 09. Sou faixa preta em Judô e BJJ...E perdi um pouco da fé em defesa pessoal.

Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

...
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Pode trancar o tópico.
Imagem

Avatar do usuário
Striker
Mensagens: 130
Registrado em: 13 Jul 2014 17:51
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Striker » 30 Nov 2017 16:18

LAWYER escreveu:
24 Nov 2017 14:32
Bom, existem detalhes e detalhes, depende muito do que o adversário te oferece...Mas vamos pensar o seguinte: se você está fazendo guarda fechada é porque tem um cara grandão que te levou pro chão e vai descer o braço na sua cara, ou, mais comum, vai botar as duas mãos no seu pescoço e apertar até você morrer!

Então GUARDA é AÇÃO, nunca repouso, descanso, inação. Ou você faz alguma coisa rápido, ou você vai apanhar feio ou morrer.

Outra coisa, lutador de jiu-jitsu NÃO toma soco na cara. Você tem um arsenal imenso pra evitar isso, seus braços, suas pernas, seu quadril, até sua cabeça... use-os! Tomar soco na cara é prejuízo!
Pra ilustrar a parte em negrito, segue vídeo do Hôme mostrando como usar a guarda pra evitar levar bordoadas na lataria:
phpBB [video]
Editado pela última vez por Striker em 30 Nov 2017 16:21, em um total de 1 vez.
"Quando uma coisa evolui muito, acaba que aquele que sabe o básico se destaca." - Júpiter

Cartel no Fantasy: 10-5 Cartel no TUF: 3-1

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Striker
Mensagens: 130
Registrado em: 13 Jul 2014 17:51
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Striker » 30 Nov 2017 16:43

Marcel Firefighter escreveu:
30 Nov 2017 14:52
Eu sei lá...Eu tenho 47 anos, pratico arte marcial desde os 09. Sou faixa preta em Judô e BJJ...E perdi um pouco da fé em defesa pessoal.

Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

Você pode até aprender um monte de técnica, mas de que vai adiantar se vc não tiver feito uma analise antecipada do risco que corria e, por exemplo, não evitou o ambiente perigoso, onde o meliante tava com mais dois parceiros escondidos e te sentaram o aço?

Outra parada: é muito comum o camarada confundir defesa pessoal e briga de rua. Defesa pessoal é muito mais comportamento preventivo do que técnica. E pra briga de rua, nada como o bom e velho, pisão/baiana, montou, bateu, pegou as costas, mata-leão.

"Ah mas o cara vai estar com um monte de amigo" Ué, tu não tem amigo também? A gente ta falando de briga não de crime. E alguem ja viu a parada em ação? 35 segundos vc finalizou o leigo e ta de pé de novo.

Dai eu vejo geral condenando o treino esportivo...Mas eu penso assim: vale muito mais o treino esportivo e a competição pra te preparar pra adrenalina que é uma parada real, do que ficar repetindo movimento de defesa de faca, saida de gravata, etc...Além do que, os fundamentos do "vale tudo" são as técnicas mais basicas da coisa. Só mudar o "set up".

E se vc soma isso com uma certa "visão da maldade", vc sempre vai estar pronto pra mandar uma tijolada na cabeça, enfiar uma caneta no olho, dar uma cadeirada em um agressor, se tiver oportunidade...

Eu sou instrutor na PMPR e eu gosto de ensinar aquela taparia basica mesmo: luvão, porradão, um bate e outro usa jiu jitsu. Não pra nego usar isso na rua, mas pra se acostumar com a adrenalina e tensão de situação de rua, com risco de morte. Depois que vc pega essa confiança, dai o mais importante é saber "ler" o ambiente, pra não correr risco de bancar o herói e virar lembrança. Entrar num lugar e ja visualizar abrigo, ja visualizar a cadeira e a garrafa que vc pode usar de arma, visualizar rota de fuga...

Na minha opinião, essa defesa pessoal que nego fala por ai tem mais risco de dar é merda, isso sim...de pegar um cara que nunca saiu na mão na vida e fazer ele acreditar que vai defender a namorada na rua, vai desarmar um cara com uma faca.

Eu ensino taparia, passo algo de defesa pessoal, mas faço questão de falar que é só mais um recurso, não é garantia de nada.

Mas pra quem gosta,o que eu faço aqui é:

Pega um parceiro, bota luva de 14 onças no cara, caneleira e bota ele pra te bater...controla distancia, faz teu clinch, bota pra baixo e treina americana, armlock e mata leão. Dai treina com vc tomando uma barrigada e caindo por baixo..guarda fechadinha e raspagem elevador, guarda aberta com pé na virilha e raspagem tripe/dominando calcanhar, levantada técnica, triangulo e armlock. Tenta encaixar as paradas tomando porrada.

Depois disso, começa a fazer uns exercicios de percepção: Observa caminhos alternativos pro teu trabalho, rotas de fuga e abrigos na tua escola,objetos que podem ser usados como armas improvisadas - copo, cadeira, garrafa, caneta, etc -, observe se os individuos usam roupas que podem esconder armas, mochilas, etc e comece a ganhar percepção do ambiente.

Se vc fez tudo isso e ainda tomou uma gravata ou foi abordado num assalto, só se benzendo mesmo. E se não fez, não vai ser a técnica de defesa de gravata que vai garantir sua segurança. Como eu disse, é só mais um recurso.


Desculpa o texto grande. E é só a minha visão da coisa...
Concordo com absolutamente tudo que o Nietzsche disse. Aprendi aos 14 anos isso de analisar entrada/ saída, rotas alternativas e objetos que podem se converter em armas. E o lance de ter sangue no olho para o vamo ver das ruas é bem isso tbm. Não adianta muito ficar fazendo movimentos coreografados de saída de gravata; pisão + clinche + baianada se vc não se expõe a uma situação minimamente parecida com uma briga (colega com luvas sentando a porrada enquanto vc tenta controlar e derrubar; fazer guarda enquanto parceiro calçando luvas desfere socos, etc.).
Ah, esse lance de estar alerta e observar as coisas já me livrou de ser esfaqueado duas vezes. Numa, usei um banco contra o peito do agressor para afastá-lo. Noutra, sentei-me de modo que minha sombra fosse projetada alguns metros à minha frente e isso me fez perceber a aproximação de um cara que, por ter me confundido com alguém, quase me esfaqueia.
"Quando uma coisa evolui muito, acaba que aquele que sabe o básico se destaca." - Júpiter

Cartel no Fantasy: 10-5 Cartel no TUF: 3-1

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5807
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Tony Fla » 30 Nov 2017 18:17

Marcel Firefighter escreveu:
30 Nov 2017 14:52
Spoiler:
Eu sei lá...Eu tenho 47 anos, pratico arte marcial desde os 09. Sou faixa preta em Judô e BJJ...E perdi um pouco da fé em defesa pessoal.

Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

Você pode até aprender um monte de técnica, mas de que vai adiantar se vc não tiver feito uma analise antecipada do risco que corria e, por exemplo, não evitou o ambiente perigoso, onde o meliante tava com mais dois parceiros escondidos e te sentaram o aço?

Outra parada: é muito comum o camarada confundir defesa pessoal e briga de rua. Defesa pessoal é muito mais comportamento preventivo do que técnica. E pra briga de rua, nada como o bom e velho, pisão/baiana, montou, bateu, pegou as costas, mata-leão.

"Ah mas o cara vai estar com um monte de amigo" Ué, tu não tem amigo também? A gente ta falando de briga não de crime. E alguem ja viu a parada em ação? 35 segundos vc finalizou o leigo e ta de pé de novo.

Dai eu vejo geral condenando o treino esportivo...Mas eu penso assim: vale muito mais o treino esportivo e a competição pra te preparar pra adrenalina que é uma parada real, do que ficar repetindo movimento de defesa de faca, saida de gravata, etc...Além do que, os fundamentos do "vale tudo" são as técnicas mais basicas da coisa. Só mudar o "set up".

E se vc soma isso com uma certa "visão da maldade", vc sempre vai estar pronto pra mandar uma tijolada na cabeça, enfiar uma caneta no olho, dar uma cadeirada em um agressor, se tiver oportunidade...

Eu sou instrutor na PMPR e eu gosto de ensinar aquela taparia basica mesmo: luvão, porradão, um bate e outro usa jiu jitsu. Não pra nego usar isso na rua, mas pra se acostumar com a adrenalina e tensão de situação de rua, com risco de morte. Depois que vc pega essa confiança, dai o mais importante é saber "ler" o ambiente, pra não correr risco de bancar o herói e virar lembrança. Entrar num lugar e ja visualizar abrigo, ja visualizar a cadeira e a garrafa que vc pode usar de arma, visualizar rota de fuga...

Na minha opinião, essa defesa pessoal que nego fala por ai tem mais risco de dar é merda, isso sim...de pegar um cara que nunca saiu na mão na vida e fazer ele acreditar que vai defender a namorada na rua, vai desarmar um cara com uma faca.

Eu ensino taparia, passo algo de defesa pessoal, mas faço questão de falar que é só mais um recurso, não é garantia de nada.

Mas pra quem gosta,o que eu faço aqui é:

Pega um parceiro, bota luva de 14 onças no cara, caneleira e bota ele pra te bater...controla distancia, faz teu clinch, bota pra baixo e treina americana, armlock e mata leão. Dai treina com vc tomando uma barrigada e caindo por baixo..guarda fechadinha e raspagem elevador, guarda aberta com pé na virilha e raspagem tripe/dominando calcanhar, levantada técnica, triangulo e armlock. Tenta encaixar as paradas tomando porrada.

Depois disso, começa a fazer uns exercicios de percepção: Observa caminhos alternativos pro teu trabalho, rotas de fuga e abrigos na tua escola,objetos que podem ser usados como armas improvisadas - copo, cadeira, garrafa, caneta, etc -, observe se os individuos usam roupas que podem esconder armas, mochilas, etc e comece a ganhar percepção do ambiente.

Se vc fez tudo isso e ainda tomou uma gravata ou foi abordado num assalto, só se benzendo mesmo. E se não fez, não vai ser a técnica de defesa de gravata que vai garantir sua segurança. Como eu disse, é só mais um recurso.


Desculpa o texto grande. E é só a minha visão da coisa...
Perfeito!!!! A galera fala de defesa pessoal como se ela sozinha fosse um escudo, super poderes. Amigo, na hora que a chapa esquenta na rua, só a proteção de Deus (para quem acredita).
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Marcial » 30 Nov 2017 18:49

Concordo integralmente com o Marcel/Nietzsche, acrescentando que malícia, 'vocação' para a maldade, sangue frio, instinto de sobrevivência, senso de oportunidade, características eminentemente psicológicas, fazem toda a diferença numa situação de tensão real. Nesse ponto, penso que artes marciais atuam sempre conjuntamente, fornecendo técnicas e aumentando a confiança do indivíduo. Um moleque de hoje, rato de competições de bjj, treinando dia e noite, sabendo que é bom naquilo, tem mais ferramentas, emocionais inclusive, pra se sair bem numa situação de risco, do que uma pessoa normal que treina 'defesa pessoal', mesmo regularmente. Ainda assim, entendo que também há um fator imanente, algo como uma característica inata de cada pessoa, que as torna naturalmente propensas ou não a se saírem bem trocando porrada.

Avatar do usuário
RDSANTOS
Mensagens: 958
Registrado em: 09 Jul 2014 20:02
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por RDSANTOS » 30 Nov 2017 19:13

Ultimamente nos estamos aprendendo que auto defesa não é só porrada, tem varias coisas que influenciam no julgamento de terceiros a sua conduta, hoje pra nos que treinamos uma arte marcial e somos graduados, qualquer excesso sem necessidade acaba virando problema, e tudo isso tem que ser levando em consideração, o Mestre Sylvio sempre fala do gerenciamento progressivo de comportamento Inconveniente, onde se treina defesa pessoal mas também o dialogo, a postura diante de uma situação inconveniente, um cara bêbado querendo brigar em uma festa, um motorista estressado, diversas situações do dia a dia que muitas vezes se resolve na conversa, na postura, e usando a defesa pessoal como ultima opção, se tu ensinar pro cara que ele só vai sair de uma confusão batendo em outra pessoa ferrou. Até pq muita gente não é de briga, nunca saiu na porrada nem em época de escola, ai você trabalha o dia a dia, começou a executar corretamente, começa a fazer real, bota o cara no meio com a academia toda olhando, ele vai travar quantas vezes for necessário, uma, duas vezes ou até mais, a ideia é tenta mostrar para o aluno que ele tem capacidade de se defender pra um momento da vida dele que seja necessário chegar ao ponto de reagir a uma agressão e ele não travar, e tomar prejuízo.
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por minhoca » 30 Nov 2017 19:13

Parabéns pelos comentários galera, vários apontamentos importantes, hoje em dia o pessoal gosta de medalha e não há campeonato mundial de defesa pessoal, há poucos atletas de pontas no mma oriundos do jiu jitsu de alto nível atualmente, gostaria de saber mais detalhes de armlock saindo para 90 graus

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por minhoca » 30 Nov 2017 20:30

VagabondMusashi escreveu:
30 Nov 2017 20:15
Já eu acho que estão viajando muito e falando de coisas não relacionadas, ou além do âmbito do jiu jitsu propriamente dito.
kkkkkkkkkkkkkkk

Avatar do usuário
Ozz
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Jan 2016 21:38
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Ozz » 30 Nov 2017 21:58

Depois dessa do Marcel, pode trancar o tópico. Tem mais nada pra falar.
Imagem

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por magrinho » 01 Dez 2017 09:06

Marcel Firefighter escreveu:
30 Nov 2017 14:52
Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

Você pode até aprender um monte de técnica, mas de que vai adiantar se vc não tiver feito uma analise antecipada do risco que corria e, por exemplo, não evitou o ambiente perigoso, onde o meliante tava com mais dois parceiros escondidos e te sentaram o aço?

Outra parada: é muito comum o camarada confundir defesa pessoal e briga de rua. Defesa pessoal é muito mais comportamento preventivo do que técnica. E pra briga de rua, nada como o bom e velho, pisão/baiana, montou, bateu, pegou as costas, mata-leão.

E se vc soma isso com uma certa "visão da maldade", vc sempre vai estar pronto pra mandar uma tijolada na cabeça, enfiar uma caneta no olho, dar uma cadeirada em um agressor, se tiver oportunidade...

Eu ensino taparia, passo algo de defesa pessoal, mas faço questão de falar que é só mais um recurso, não é garantia de nada.
Boaaaa SGT!!
Imagem

Teve um topico, se não me engano falando de Op esp. e ou reações/defesa pessoal.
E ja falei um monte (mas sou reco maluco..rs, ta ai a diferença do sgt pro sd e cabo - ou sddf rsrs), sempre falei que defesa pessoal, não é a arte em si, até o krav maga (quando começou e pro que foi proposto, é util) o que percebi, foi que vc condiciona o corpo p movimento de reflexo, poreemmmmmmm e o que eu fico puto (e creio que a maioria tb) é que nego acha que vai se graduar e sair "ninja", apto a resolver qq parada na rua.
Problema que na rua não tem padrão, vi um tenente ze buceta almofada falando que essa parada de disparar c a arma de lado que nem filme é lenda, que o "certo" é visada, alça, massa e efetuar o disparo na tecnica, o foda que isso não é garantia, na pratica tu pode se fuder na tecnica e o inimigo se dar bem na culha.
P mim a "sacada da defesa pessoal, é vc ter não digo a tecnica em si, mas o sangue frio, confiança e a caralhada de fatores que engloba a situação real p executar na hora, pois o que muitas x mata (p não dizer todas) é o nervosismo do bandido e colada de placa do individuo.

minha escola de SD tinha, praticante de TKD, Karateka, mas o instrutor que era do COBRA fazia jiu-jitsu então colocaram a tal taparia e muito sd se assustou..pq a adrenalina toma conta no primeiro tapa, enquanto uns querem revidar de qq jeito, outros paralisam...e a diferença é que os mais condicionados mantem a calma e reagem na boa.

Nego compara muito Israel c aqui, só que em Israel TEM que reagir, lá não tem assalto e se alguem te enquadrar geralmente é p matar.

Alguem publica o elogio do SGT!!
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por Leeo » 01 Dez 2017 09:44

Concordo com tudo dito
O jiu jitsu te faz ser muito confiante, pelo menos pra mim foi assim, me deixa com a sensação de que sei que não vou apanhar pra aquele agressor.
A única vez que precisei usar o jiu jitsu foi com um cara bêbado numa festa, tentei argumentar mas não deu, na minha cabeça eu tinha plena consciência de que eu ia anular ele, mesmo ele sendo muito maior e mais pesado, mas analisei todos os riscos, fiquei de costas pra uma parede, vi se não tinha mais gente em volta, vi que tinham uns amigos meus pertos, que eu teria apoio/rota de fuga...
No fim foi só uma baiana, cair montado, bater até apagar.
No entanto, eu acho que só consegui ficar relaxado pq já tava acostumado a tomar soco na cara.

Acho que a questão de travar faz todo sentido, já vi uma briga em que um cara bom de jiu jitsu, aluno graduado de uma boa escola travou completamente, ficou trocando soco "helicóptero" com o outro.
Além de tudo não levou em consideração nada ao redor, brigou dentro de uma sala pequena, no 1x1 de costas pra uma mesa e encurralado, nem pensou em baianar.
Eu tinha certeza que o cara ia anular o agressor facilmente, eles eram do mesmo tamanho e o do jiu jitsu era mais pesado, mas o cara simplesmente travou.

Concordo plenamente que esses treinos de porrada ajudam muito, te faz ter noção de que vc não é de vidro, de não ter medo e ter consciência de que o que vc sabe é muito útil, mas temos que levar tudo em consideração e botar na balança ali na hora.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

globebjj
Mensagens: 318
Registrado em: 10 Ago 2017 22:15

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por globebjj » 02 Dez 2017 21:45

Numa briga de rua REAL, se você só sabe jiu-jitsu você tem duas opções: evitar brigar ou sair voado. Essa é a real.

Acha que é bom no treino? Em campeonato? Em briga de rua tu vai ficar retardado para sempre depois de tanto tomar chute na cara na covardia.

jiujitsufederal
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Nov 2017 09:23
Contato:

Re: Royce Gracie diz que o Jiu-Jitsu “ficou horrível nos últimos 20 anos”

Mensagem por jiujitsufederal » 03 Dez 2017 10:28

Marcel Firefighter escreveu: ↑30 Nov 2017 14:52
Eu sei lá...Eu tenho 47 anos, pratico arte marcial desde os 09. Sou faixa preta em Judô e BJJ...E perdi um pouco da fé em defesa pessoal.

Também sou bombeiro a 25 anos, atuei dominando suicida, maluco, vitima agressiva, etc, e, o que eu vi é que a defesa pessoal ou a tecnica pra combate real depende mais de auto-confiança e de um certo "gerenciamento do risco" do que da modalidade que vc aprendeu.

Na boa, acho dificil ensinar isso sem viver isso. Vc pode até aprender um monte de técnica e tal, mas de que vai adiantar se vc congelar na hora que precisar?

...


-------

Defesa pessoal é o básico...depois se aprende a luta e treina-se pra ficar sempre com os instintos apurados para uma possível situação. Trabalho na área e nunca apliquei exatamente determinada tecnica mas a some ou conjunto de algumas com detalhes que só o improviso te proporciona na hora solucionar . Enfim , ja me livrei de assaltos justamente por estar treinando mma constanemente, bem afiado nos instintos e com a atitude certa . Enfim , na hora é tudo muito rápido e realmente o automático preponderá por isso é importante estar preparado pra tudo .

Do mesmo jeito ja vi muita gente operacional , que trabalha na rua diariamente , ir lutar um campeonato de jiujitsu esportivo e amarelar completamente !

Enfim...Defesa pessoal pra mim é de suma importancia , é a introdução !

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 226 visitantes