Desanimo com o Jiu-jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
jiuhu
Mensagens: 3327
Registrado em: 07 Out 2014 15:28
Contato:

Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por jiuhu » 23 Ago 2017 20:48

Fala galera, alguém de vcs já sentiram desanimo em ir treinar? Mas não um "desanimo sazonal", digamos assim, em que em determinadas épocas vc fica sem vontade, mas sim sem interesse algum de ir e isso durando já algum tempo.

Ultimamente eu estou assim, peguei a roxa no meio do ano passado e logo depois tive que fazer uma cirurgia, fiquei 45 dias parado e qdo voltei estava a todo vapor, porém a vontade foi diminuindo a cada dia. Em setembro abri minha marcenaria ao qual batalhei mto pra conseguir, porém ainda continuei no meu emprego, isso tudo fez com que a ida aos treinos diminuíssem mto.

Pois bem, esse ano consegui mais uma conquista, troquei de emprego e estou em um que eu sempre quis estar. Continuei indo mais reduziu mto a frequência nos treinos. Cheguei a ficar 2 meses esse ano sem ir na academia.

Eu não sei como explicar, em um momento da minha vida que tudo começa a dar certo, uma das coisas que mais me deu prazer não me dá mais prazer. Não sei se muitos dos meus amigos de treino começaram a se afastar tbm e poucos ficaram ou se tbm a minha namorada faz parte disso.

Bom desculpa o desabafo, mas queria saber se alguém aqui já ocorreu algo parecido ou simplesmente perdeu completamente o interesse em treinar?
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Avatar do usuário
Ozz
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Jan 2016 21:38
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Ozz » 23 Ago 2017 21:19

confesso que isso comigo é meio comum tb. já tem uns meses que não consigo ir treinar com uma boa regularidade e tenho um problema pior ainda... não consigo ir treinar fora do meu horário de costume hahaha

acho que o único jeito de burlar isso é ir na força, por disciplina mesmo. ou tira umas férias e relaxa a cabeça, quando vc se sentir pronto pra voltar, volta de vez.
Imagem

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5410
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Raul Nutti » 23 Ago 2017 23:13

Faça aquilo que lhe faz sentir bem, quando começa a ser um peso, considere deixar pra lá.
Nesse momento estou a mais de 10 meses sem poder treinar por conta de um problema ósseo, não houve um dia da minha vida que não tive vontade de voltar a treinar. Ver meus amigos se graduando, competindo, por um celular, dentro de um hospital, querendo apenas ir ao banheiro sozinho.

Faça o que quiser, tu tem saúde pra isso. Tem saúde pra voltar quando quiser também. As vezes é preciso definir prioridades e hobbies. Não se sinta culpado
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por jitsunaja » 24 Ago 2017 03:17

Já. Perdi o interesse de treinar assim q peguei a roxa, isso pq eu treinava 6x por semana. Já faz 1 ano e meio, 2 anos que não treino por causa de uma lesão. A vida é feita de fases cara, não tenta forçar. Para de treinar e quando a vontade voltar vc volta. Treinei forçado durante uns 6 meses e passei a desgostar do jiu, sem contar que a minha evolução foi quase nula.

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 24 Ago 2017 12:35

jiuhu escreveu:
23 Ago 2017 20:48
Fala galera, alguém de vcs já sentiram desanimo em ir treinar? Mas não um "desanimo sazonal", digamos assim, em que em determinadas épocas vc fica sem vontade, mas sim sem interesse algum de ir e isso durando já algum tempo.

Ultimamente eu estou assim, peguei a roxa no meio do ano passado e logo depois tive que fazer uma cirurgia, fiquei 45 dias parado e qdo voltei estava a todo vapor, porém a vontade foi diminuindo a cada dia. Em setembro abri minha marcenaria ao qual batalhei mto pra conseguir, porém ainda continuei no meu emprego, isso tudo fez com que a ida aos treinos diminuíssem mto.

Pois bem, esse ano consegui mais uma conquista, troquei de emprego e estou em um que eu sempre quis estar. Continuei indo mais reduziu mto a frequência nos treinos. Cheguei a ficar 2 meses esse ano sem ir na academia.

Eu não sei como explicar, em um momento da minha vida que tudo começa a dar certo, uma das coisas que mais me deu prazer não me dá mais prazer. Não sei se muitos dos meus amigos de treino começaram a se afastar tbm e poucos ficaram ou se tbm a minha namorada faz parte disso.

Bom desculpa o desabafo, mas queria saber se alguém aqui já ocorreu algo parecido ou simplesmente perdeu completamente o interesse em treinar?
O nome disso é prioridades, nesse momento o Jiu Jitsu não é a sua, logo é normal não estar motivado. Além disso entra a questão do hábito, quando você faz ou deixa de fazer uma atividade por mais do que 3 semanas a mesma vira ou deixa de ser um hábito, principalmente quando não é algo forçado. Sugiro você viver o dia a dia, pois só sua mente vai te dizer o que você quer fazer. É importante também não atrelar suas escolhas à terceiros como você fez no seu penúltimo parágrafo, as escolhas são suas se você quer fazer ou deixar de fazer é uma decisão que tem que partir de você e doa quem doer. Se você tem o Bushido em breve você voltará aos treinos. Oss!

Avatar do usuário
AldoVieira
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Jul 2017 09:10
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por AldoVieira » 24 Ago 2017 14:28

Me identifiquei com se desabafo, amigo, e espero poder ajuda-lo porque passei por coisa semelhante. Treinei intensamente até a minha faixa-roxa por cerca de seis anos. Comecei a sentir o mesmo desanimo que você relatou e senti que os treinos não estavam rendendo. Fiquei bastante tempo assim até que resolvi dar uma parada. Problemas pessoais, prioridades divergentes, cabeça em outra praia e etc, etc. Falei com meu professor na época sobre o desejo de dar uma parada e ele falou que a decisão era minha mas que achava que eu não deveria fazer isso, que iria me arrepender depois. Bem, segui meu coração e parei... por cinco longos anos. Mas, como foi dito, logo acima, se o Bushido está em você, uma hora você vai voltar. Dito e feito. Meu filho estava com oito anos e coloquei ele para treinar judô e ao leva-lo para treinar e ver o pessoal com quimono treinando,bateu aquela saudade de envergar novamente a armadura sagrada. Voltei. Apanhei muito, mas voltei (cinco anos não são cinco dias) e quero dizer que me arrependi mesmo, pois todos aqueles que treinavam comigo e que continuaram já estavam na faixa-preta, a qual só cheguei no fim do ano passado, aos 45 anos.

Meu conselho para você é: siga seu coração. Se precisa de um tempo para refletir, dê esse tempo a si mesmo, mas não deixe esse lapso se tornar um abismo entre você e aquilo que ama. Continue vendo videos de lutas e acompanhando as notícias. Sobretudo, continue se exercitando sozinho. Corra, nade, puxe peso, não deixe o corpo se acostumar com a inéricia. Nós nos acostumamos com tudo. Se damos descanso ao corpo, ele logo vai querer mais, assim como com os exercícios.

Já se questionou também sobre o por quê estar desanimado para treinar? Tem a ver com os treinos em sua academia? Está se sentindo estagnado? Os treinos são duros demais, tipo pega pra capar todos os dias? Esse tipo de coisa também gera desgaste desnecessário. Dosar e variar os treinos é uma premissa inteligente para resguardar o físico e o psicológico do atleta. O JIU-JITSU tem um leque muito grande de atividades que podem ser incorporadas como parte de um programa que tenha vistas a recuperação e e reabilitação de atletas que estão sob stress pós competição, por exemplo, que podem ser direcionadas a pessoas com casos parecidos com o seu.

Concordo que é um saco ir para a academia treinar como se fosse obrigado a isso e, é claro, que quando isso acontece algo está errado. Você precisa recuperar o sentimento de que o JIU-JITSU lhe proporciona prazer. Fale com seu professor. Ele vai entender e direcionar seu aprendizado para que você recupere a gana que sentia.

O faixa-preta de amanhã que está dentro de você, vai agradecer imensamente por você não ter desistido no meio do caminho e esse foi um dos pensamentos que me incentivaram a voltar a treinar, cumprir aquilo que me propus no início: completar o caminho, chegar ao fim dele (embora pegar a faixa-preta não signifique o fim do aprendizado!) o que traz um sentido de realização e propósito que é o que todo guerreiro deve buscar em sua vida. Grande Abraço.

OSS
Enquanto houver vida, há movimento, enquanto há movimento, que haja JIU-JITSU

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Holden » 24 Ago 2017 14:38

Sei como é isso, um grande problema pra mim é a minha própria cobrança. Eu sofro de ansiedade e moro bem longe de onde eu treino. Sempre treinei muay thai junto então entre o tempo de ir/voltar e o tempo dos treinos acabava dedicando 6/7 horas por dia a algo que não pretendo utilizar profissionalmente. No último ano, cada dia que faltava me sentia muito mal por estar perdendo treino e o cansaço do dia a dia e a sensação de estar deixando de lado outras coisas importantes fazia com que eu não rendesse nos treinos e acabasse me frustrando e me desanimando mais ainda.
Grande parte dos meus amigos de treino são competidores e o ambiente te faz querer competir também, porém participar de campeonatos é algo que me destrói mental e emocionalmente por causa da ansiedade então eu sempre me pegava nesse parafuso de interesses, vontades, obrigações e cobranças e algo que sempre me fez tão bem começou a se tornar um peso.
Minha solução foi parar e focar nas prioridades, estou estudando para o vestibular e se passar provavelmente terei que continuar sem treinar para me dedicar a faculdade. Olho meu kimono, minha faixa e minhas luvas diariamente e me parte o coração mas sei que, no momento, eu não consigo levar as duas coisas, o jiu jitsu, pra mim, não é como puxar um ferro ou dar uma corridinha pra manter a forma, é algo que acaba ocupando um espaço de importância maior do que eu posso dedicar e por isso eu preferi deixa-lo do que tentar forçar esse equilíbrio. Minha unica certeza e meu consolo nesse tempo sem treinar é a convicção de que isso não é um adeus aos tatames e sim um até logo.

Edit: erro de portugues :enhancedwheelchair:
Editado pela última vez por Holden em 24 Ago 2017 14:56, em um total de 1 vez.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Leeo » 24 Ago 2017 14:43

Como já falaram, siga seu caminho e veja o que é melhor pra vc.

A gente não vive constantemente a mesma motivação, isso é normal.
Já cheguei a acordar 5:50 da manhã pra malhar, ir pra faculdade, trabalhar e treinar jiu-jitsu, chegava em casa e ia dormir lá pras 00:30, durante a semana, e nos sábados ainda malhava e treinava jj.
Hoje em dia não tenho mais esse ritmo, as vezes bate uma desmotivação, mas tente respirar novos ares.
Passei a treinar na matriz da minha academia (treinava numa filial) e tá sendo muito bom.

Veja o que é melhor pra vc, mas tente não se acomodar.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
Issão
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 326
Registrado em: 22 Jul 2016 12:07
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Issão » 24 Ago 2017 16:02

Eu to pensando a mesma coisa, mas felizmente é com relação a campeonatos.

Comecei a competir em agosto do ano passado (coisa de 6 meses depois de pegar a azul), e acho que lutei uns 10 camps de lá pra cá.
Só ganhei 2 lutas até hoje, que me renderam um bronze e uma prata.
Treino jj pelo menos 5 vezes por semana, faço preparação física e tudo mais.
Minhas noites são totalmente voltadas pro JJ, e as manhãs pra preparação (trabalho das 12 às 19).

Outro dia parei pra me tocar que não vou ser profissional nessa porra e dificilmente vou ganhar algo que dê algum retorno $$. Tava nessa pelo retorno pessoal mesmo, ganhar medalhas e tals, amaciar o ego.
Só que não teve e agora to aí, tentando descobrir se continuo nessa lida ou não... Maior medo é parar de competir e começar a desanimar dos treinos! Por enquanto vou continuar apanhando, pq é "prático" ir competir. Mas o saco tá cheião já
.'.
Imagem

jiuhu
Mensagens: 3327
Registrado em: 07 Out 2014 15:28
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por jiuhu » 24 Ago 2017 19:04

Obrigado galera. Vcs ajudaram e muito.
Mas como vcs disseram e eu estava pendendo pra isso, talvez eu faça uma pausa mesmo, vou ir na academia semana que vem e falo com o sensei. Acho que dando esse tempo agora consigo recolocar em ordem pra depois no futuro voltar com gás total de novo.
Agradeço a compreensão de todos.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Hall » 28 Ago 2017 14:29

oq me desanima são as lesões.

lesionei o anelar da mão esquerda no final do ano passado e esse mes o polegar.

Deve ter um vudu da minha mão esquerda. :-?
Imagem

Alekson lima
Mensagens: 879
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por Alekson lima » 28 Ago 2017 15:42

O jiu jitsu seria uma atividade física perfeita, se não fossem as lesões. Em 8 meses eu consegui luxar o ombro duas vezes e quase luxei o dedo anelar da mão direita. Meu dedo ficou com um nó kkkk, se eu fecho a mão dá para sentir o dedo pegando, às vezes atrapalha quando eu tenho que ficar muito tempo escrevendo com a caneta.

Avatar do usuário
AldoVieira
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Jul 2017 09:10
Contato:

Re: Desanimo com o Jiu-jitsu

Mensagem por AldoVieira » 08 Set 2017 19:30

Hall escreveu:
28 Ago 2017 14:29
oq me desanima são as lesões.

lesionei o anelar da mão esquerda no final do ano passado e esse mes o polegar.

Deve ter um vudu da minha mão esquerda. :-?
kkkk... Se for assim, então eu to com vudu no corpo inteiro!
Enquanto houver vida, há movimento, enquanto há movimento, que haja JIU-JITSU

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 246 visitantes