Por que insistir com laterais?

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Avatar do usuário
cremildo
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2386
Registrado em: 09 Set 2014 12:20
Contato:

Por que insistir com laterais?

Mensagem por cremildo » 03 Abr 2019 14:15

O Brasil vive um período lixo demais com relação à revelação de laterais, daí eu me pergunto, por que os treinadores insistem tanto em jogar com 2 zagueiros e 2 laterais, o famoso 4-4-2; 4-3-3, 4-etc...

Na Europa tem crescido muito o número de times jogando sem laterais e com 3 zagueiros e aqui no Brasil você não encontra um treinador tentando jogar assim. Pelo contrário, insistem e montam times com jogadores bons em todas as posições e medíocres nas laterais. Sem falar naqueles que deixam zagueiros excelentes no banco, pq só tem duas vagas.

O que vcs acham disso?
Teste os seus conhecimentos de MMA no UFC on Fantasy: http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Avatar do usuário
OCaçadorDeMarias
Mensagens: 529
Registrado em: 30 Nov 2014 20:52
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por OCaçadorDeMarias » 03 Abr 2019 16:06

Precisa de alguém para fazer as jogadas de linha de fundo. Alguns times trocam os laterais pelos pontas para fazer essas jogadas já que se o jogador não for muito rápido e não cansar muito deixa o corredor na posição que abandonou ou o volante teria que fazer tal cobertura.
O São Paulo tricampeão ficou muito conhecido pelas jogadas de bola parada, não sei muito bem como era o time.
Acho que o time sem laterais que apoiam ficam muito travados, mas são mais consistentes defensivamente.

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por ruud » 03 Abr 2019 17:00

os laterais, teoricamente, deixam o time mais ofensivo. vc teria, mesmo com 2 volantes de contenção, 2 linhas com 4 caras pressionando o adversário no campo dele. se vc coloca 3 zagueiros vc tem menos gente ofensivamente. bielsa fala muito bem sobre a necessidade de, uma vez q vc não tenha jogadores de alta qualidade de criação e finalização de jogada, vc ter mais opções na frente. sem contar q a saida com 4 caras lá atrás deixa o time mais espaçado e com alternativas de mais de meio time na transição.
um excelente exemplo disso é flamengo x independiente na final da copa sulamericana. principalmente o jogo do maracanã onde o flamengo, muito bem armado e com excelente padrão imposto pelo rueda, não conseguiu escapar das armadilhas dos laterais. daí quando o flamengo achou o jogo, o tecnico do independiente trocou um zag por outro lateral pra melhor a saida e a pressão ofensiva.
o problema dos laterais no brasil ao meu ver é não saber fazer função tática nenhuma. aqui o lateral tem saber driblar e cruzar ao inves de saber marcar e jogar coletivamente.
é mais um problema de como vemos a posição historicamente q acaba atrapalhando a formação.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Online
Avatar do usuário
Austin-Flint
Mensagens: 2021
Registrado em: 20 Jan 2016 20:01
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por Austin-Flint » 03 Abr 2019 17:34

No São Paulo, 3-5-2 fez muito sucesso por conta dos volantes que passaram. Mineiro e Josué não preciso nem comentar, melhor dupla de volantes que já vi jogar. Ninguém lembra, mas foi a dupla de volantes do dunga naquela final da copa américa de 2007 contra a argentina. Depois foi Hernanes e Richarlyson, este último chegou a ser convocado na época. E no último ano, do hexa, era Hernanes e Jean. Esse último era um puta dum volante, muito técnico, infelizmente foi estragado depois que improvisaram ele na LD. Nunca mais foi o mesmo, seja no flu ou no palmeiras.

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11294
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 04 Abr 2019 18:32

Austin-Flint escreveu:
03 Abr 2019 17:34
No São Paulo, 3-5-2 fez muito sucesso por conta dos volantes que passaram. Mineiro e Josué não preciso nem comentar, melhor dupla de volantes que já vi jogar. Ninguém lembra, mas foi a dupla de volantes do dunga naquela final da copa américa de 2007 contra a argentina. Depois foi Hernanes e Richarlyson, este último chegou a ser convocado na época. E no último ano, do hexa, era Hernanes e Jean. Esse último era um puta dum volante, muito técnico, infelizmente foi estragado depois que improvisaram ele na LD. Nunca mais foi o mesmo, seja no flu ou no palmeiras.
Ouso discordar.
No Flu ele foi bola de prata como segundo-volante. No são paulo como primeiro e no Palmeiras como LD.
O que estragou ele foi a última lesão no Palmeiras, ele voltou bem zuado e nunca mais conseguiu jogar em alto nível.
__________________________

No mais, faltam laterais pelo mesmo motivo que faltam meias armadores e excelentes finalizadores: pouco foco no fundamento na categoria de base.
É zagueiro que só aprende a saltar qd vira profissional, volante que erra passe de dois metros, lateral que não sabe fechar um corredor nem cruzar, meia que não sabe bater na bola, por aí vai.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por Professor Ludovico » 05 Abr 2019 00:00

Kabeça Grande BJJ escreveu:
04 Abr 2019 18:32
Ouso discordar.
No Flu ele foi bola de prata como segundo-volante. No são paulo como primeiro e no Palmeiras como LD.
O que estragou ele foi a última lesão no Palmeiras, ele voltou bem zuado e nunca mais conseguiu jogar em alto nível.
__________________________

No mais, faltam laterais pelo mesmo motivo que faltam meias armadores e excelentes finalizadores: pouco foco no fundamento na categoria de base.
É zagueiro que só aprende a saltar qd vira profissional, volante que erra passe de dois metros, lateral que não sabe fechar um corredor nem cruzar, meia que não sabe bater na bola, por aí vai.
Também acho que as lesões foderam com a mobilidade do Jean, até 2016 ele ia muito bem em qualquer uma destas funções, depois disso só consegue
quebrar um galho quando alguém se machuca. se por para jogar direto não vai aguentar o tranco.

Quanto aos laterais, temos o Daniel Alves e o Marcelo quase se aposentando e não vejo ninguém para dar uma esperança de dias melhores no futuro.

Jogar com 3 zagueiros no Brasil é complicado pela cultura do nosso futebol. se tentar e os resultados não vierem rapidamente a própria imprensa e a torcida já cai de pau em cima chamando o time de retranqueiro e criticando o técnico.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

The Walrus
Mensagens: 5460
Registrado em: 03 Out 2014 19:16
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por The Walrus » 05 Abr 2019 11:02

Eu não consigo ver nenhum nome na LD para brilhar no futuro, já na LE tem o Renan Lodi.

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Por que insistir com laterais?

Mensagem por Arbiter » 05 Abr 2019 14:03

Sejamos justos,

Jogar de lateral é difícil demais. Exige muito fisicamente, e consequentemente sufoca a parte técnica.

Dito isso do ponto de vista tático é muito importante não dar facilidade para o adversário pelos lados do campo.

Caso um ataque consiga brechas constantes nas costas do lateral certamente dá merda.

Com 3 zagueiros vc libera um ataque agudo pelas laterais porém perde muito no miolo de zaga. A corbertura fica difícil de ser feita. Ai depende se vc tem excelentes zagueiros e volantes. Não só tecnicamente mas que sejam inteligentes e leiam bem o jogo.

Então como é uma combinação difícil de se ver acho que a linha de 4 faz sentido.

Eu gosto muito desse tipo de discussão, por mais tópicos assim!

Mestre Luxa aqui dá aula

phpBB [video]
"O segundo lugar fede"

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: LeoMatosJJ e 66 visitantes