Mascotes dos clubes brasileiros

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Professor Ludovico » 09 Nov 2018 11:09

A seguir, apresentamos uma lista dos mascotes dos clubes brasileiros da série A. (Não sei como colocar imagens, se quiserem podem editar)

América (MG) – Coelho

O coelho do América Mineiro surgiu do trabalho do cartunista Mangabeira, criador dos mascotes dos principais clubes de Minas Gerais. Segundo o desenhista, o América era “um clube aceso, sempre pronto para o que desse e viesse. Ao mesmo tempo, era um clube delicado, de torcida fina. Um coelho, não é?”.

Atlético Mineiro – Galo

Assim como seu conterrâneo alviverde, o Galo Mineiro surgiu das mãos do cartunista Mangabeira. A escolha se deu a partir da auto-imagem dos atleticanos como atletas que nunca desistem em campo; segundo o cartunista, “o Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega e luta até morrer!”. Numa época em que as rinhas de galo ainda eram uma diversão popular, a associação foi imediata.

Atlético Paranaense – Cartola

O atual Cartola atleticano surgiu de uma escolha genuinamente popular: foi votado pela Internet em 2010. A vinculação do clube do Paraná com a elite paranaense – que ia de fraque e cartola para o estádio no começo do século XX – é o motivo da escolha. O Atlético-PR também é conhecido como Furacão – e, por essa razão, a eleição de 2010 consagrou o Furacãozinho como mascote infantil.

Bahia – Super-homem Tricolor

Conhecido como “Esquadrão de Aço”, o Bahia escolheu o Homem de Aço para representá-lo: o Super-Homem Tricolor foi desenhado em 1979 pelo cartunista Ziraldo e ganhou, em 2014, a sua companheira feminista, a Lindona do Bahêa, uma releitura da Mulher Maravilha.

Botafogo – Manequinho

Uma estátua de um menino nu em frente ao velho estádio de General Severiano virou mascote do Fogão de maneira curiosa: apelidada de “Manequinho” pelos cariocas, a estátua foi vestida com a camiseta do Botafogo após o clube vencer o Carioca de 1957. Desde então, após cada vitória do alvinegro carioca, os torcedores dirigem-se à frente da sede do clube e vestem o menininho, réplica do “Manneken Pis”, estátua belga do século XVII.

Ceará – Vovô

“Vamos, meus netinhos, vamos aprender bem para açoitar o Fortaleza. Mas respeitem o Vovô aqui”. Assim o dirigente do Ceará, Meton de Alencar Pinto, dirigia-se para os jogadores do América local que treinavam no estádio do Ceará – o mais antigo clube daquele Estado, fundado em 1914. O paternalismo do “Vovô” cearense virou mascote com o passar do tempo e, hoje, os torcedores do clube cantam em homenagem ao “Vozão”.

Chapecoense – Índio condá

Antes da chegada dos europeus ao Oeste catarinense, a região era habitada pelos índios kaingang. Liderados pelo chefe Condá, os índios conseguiram, após anos de lutas, que o governo brasileiro reconhecesse suas terras e impedisse que os colonizadores as tomassem à força. A Chapecoense homenageia a garra do índio local, que ganhou ainda mais popularidade entre os torcedores após o trágico acidente sofrido pela equipe, em 2016.

Corinthians – Mosqueteiro

Uma briga de cartolas levou o campeonato paulista de 1913 ser disputado apenas por 3 clubes: Americano, Germânia e Inter de Limeira – apelidados de “Três Mosqueteiros” pela imprensa da época. O então recém-fundado Corinthians entrou como a quarta equipe – o “Quarto mosqueteiro”, como o “Dartagnan” da história original de Alexandre Dumas.

Cruzeiro – Raposa

Assim com os seus conterrâneos do América e Atlético, o mascote Cruzeiro saiu das mãos do cartunista mineiro Mangabeira. A raposa, animal típico dos planaltos mineiros, foi a escolhida para representar o clube das Alterosas – além de ser uma referência à astúcia do antigo presidente Mario Grosso, contemporâneo de Mangabeira, conhecido por “atravessar” contratações do rival Atlético.

Flamengo – Urubu

Estamos em 1969. É dia de Flamengo e Botafogo, então os dois melhores times do Rio de Janeiro. Como de costume, os torcedores do Fogão chamam os flamenguistas de “urubus” nas arquibancadas- uma referência explícita à grande presença de afro-descendentes entre os flamenguistas. Eis que, antes do jogo, um imenso urubu voa pelo campo com uma bandeira do Flamengo presa nas asas. Provocação botafoguense? Nada disso: um grupo de flamenguistas resolveu assumir o animal como mascote a partir daquele dia, como forma de esvaziar o insulto dos rivais. Resultado: o Flamengo venceu por 2 x 1 e o urubu virou o mascote oficial do clube.

Fluminense – Guerreirinho

Identificado com a classe alta carioca, o Fluminense tinha, até recentemente, o Cartola como seu mascote tradicional. O uso da expressão para designar pejorativamente os dirigentes de clubes fez o Tricolor carioca abrir votação para a escolha de um novo mascote. O vitorioso foi o Guerreirinho – um cavaleiro medieval envergando as cores do Fluminense.

Grêmio – Mosqueteiro

Criado em 1946 pelo chargista Pompeu, da “Folha da Tarde”, o mascote apareceu pela primeira vez em um desenho sobre o Campeonato Gaúcho de 1946, onde cada clube foi representado por um personagem a cortejar a moça Rosinha, que representava a taça. Uma das explicações para a escolha está na cor do uniforme dos mosqueteiros franceses, azul com frisos em preto e branco. O Grêmio logo adotou o personagem e, já em 1946, lançou a revista do clube, a “Mosqueteiro”.

Internacional – Saci Pererê

O mascote colorado é uma figura do folclore sul-brasileiro. A lenda do Saci-Pererê surgiu entre os índios guaranis, habitantes da região noroeste do Rio Grande do Sul, e conta a história de uma entidade de uma perna só, brincalhona e travessa, que se diverte aprontando para os humanos. O Internacional adotou o mascote nos anos 50 para representar sua origem popular e, assim como o rival Grêmio, escolheu-o para nomear a sua revista oficial: “O Sacy”, publicada a partir dos anos 1960.

Palmeiras – Periquito e porco

O Palmeiras tem, oficialmente, dois mascotes: o primeiro é o Periquito,adotado já em 1917 pela torcida palmeirense, fazia referência à grande quantidade de periquitos que habitavam os bosques no entorno do estádio Palestra Itália. O segundo é o porco, que tem origem mais recente: surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial como termo pejorativo para designar os imigrantes italianos, fundadores do clube e vindos de um país inimigo do Brasil naquele momento. Durante muito tempo, foi considerado um apelido ofensivo pelos palmeirenses, até que, nos anos 80, as torcidas organizadas do clube o adotaram como mascote, neutralizando assim a ofensa xenófoba.

Paraná – gralha azul

O mascote do Paraná Clube faz referência direta ao Estado do Paraná: é a ave símbolo dos paranaenses. A gralha-azul voa pelo planalto paranaense e alimenta-se dos pinhões que caem das araucárias, árvore-símbolo do Paraná.

Santos – Baleia

A origem do mascote do Santos é óbvia: sendo uma cidade portuária, a cidade de Santos é frequentemente visitada por esses imponentes mamíferos. O Santos FC adotou a baleia nos anos 40 e o mascote ganhou novas versões, como a dupla Baleião e Baleinha, que anima dos jogos da Vila Belmiro e é responsável por momentos engraçadíssimos.

São Paulo – Santo Paulo

O mascote do São Paulo surgiu na década de 40, criado por um cartunista do jornal “Gazeta Esportiva”, de São Paulo, e representa o santo cristão original como um velhinho, pois teria morrido com 60 anos de idade. Chamado de “Santo Paulo” para não confundir com o nome do clube, o mascote é representado em todos os jogos do Tricolor pelo funcionário Severino Bianchi há mais de 15 anos.

Sport Recife – Leão

O mascote do Sport Recife é um dos mais antigos do futebol brasileiro: foi adotado em 1919 após a disputa do troféu Leão do Norte, em Belém do Pará, então considerado um centro futebolístico muito mais desenvolvido do que Pernambuco. O adversário foi um combinado de Remo e Paysandu e o Sport, contra todas as expectativas, sagrou-se vencedor daquele torneio, levando para casa o troféu e o mascote.

Vasco da Gama – Bacalhau ou Almirante

Assim como o Palmeiras, o Vasco da Gama tem dois mascotes. O primeiro deles foi o Almirante, criado pelo cartunista argentino Lorenzo Molas, em homenagem ao navegador português que nomeia do clube. O segundo, o imigrante português Bacalhau, foi criado pelo cartunista Henfil nos anos 60, representando a comunidade lusitana do Rio de Janeiro, até hoje identificada com o clube.

Vitória – Leão

“Eu sou Leão da Barra, tradição / Eu sou vermelho e preto, eu sou paixão” – os versos do hino do Vitória da Bahia trazem consigo um dos mascotes mais antigos do futebol brasileirão, se não for o mais antigo: já em 1902, os torcedores do Vitória se autodenominavam “leoninos” em referência ao animal-símbolo do clube, representando a origem nobre dos fundadores, todos membros da elite soteropolitana.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Professor Ludovico » 09 Nov 2018 11:11

Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21556
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por kyo_spirit » 09 Nov 2018 15:33

Esse do flu eu nem sabia q existia rssss
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Professor Ludovico » 09 Nov 2018 16:42

kyo_spirit escreveu:
09 Nov 2018 15:33
Esse do flu eu nem sabia q existia rssss
Eu não sabia que o do Grêmio era Mosqueteiro. :)) :)) :))
Pensei que era exclusividade de vocês.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25826
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por JackmAtAll » 09 Nov 2018 18:22

Tem uns ai que são mais famosos: baleia, raposa, galo, urubu e o vovô.

Agora do fluminense kkkk
Auditor de tretas

Online
Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por RFAbdo » 09 Nov 2018 21:11

Lembrei de imediato dos álbuns de figurinhas com mascotes desenhados pelo Ziraldo

Clássico

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Paulo J. » 09 Nov 2018 22:15

Pensei que o Fluminense adotasse informalmente o Duende Verde.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador



Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21556
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por kyo_spirit » 10 Nov 2018 00:08

Professor Ludovico escreveu:
09 Nov 2018 16:42
Eu não sabia que o do Grêmio era Mosqueteiro. :)) :)) :))
Pensei que era exclusividade de vocês.
Esse eu sabia pelos jogos nos estádios deles. Pode reparar, fica sempre um mosqueteiro azul lá




Tem os da zuera tbm q foram ppopularizados pelos torcedores né

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Mestre Santana
Mensagens: 6473
Registrado em: 16 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Mestre Santana » 10 Nov 2018 02:29

JackmAtAll escreveu:
09 Nov 2018 18:22
Tem uns ai que são mais famosos: baleia, raposa, galo, urubu e o vovô.

Agora do fluminense kkkk
Fluminense sempre foi o cartola. Saporra de guerreiro é de uns tempos p cá.

Do gremio e Corinthians, sempre lembro dos mosqueteiros. O do grêmio menorzinho, o do timao, gordão.

Como o RFA falou, teve um tempo q tds os mascotes foram desenhados pelo ziraldo, pros álbuns de figurinhas do campeonato brasileiro.

Avatar do usuário
Johnny Ramone
Mensagens: 1703
Registrado em: 16 Out 2014 09:08
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Johnny Ramone » 10 Nov 2018 08:07

Mestre Santana escreveu:
10 Nov 2018 02:29
Fluminense sempre foi o cartola. Saporra de guerreiro é de uns tempos p cá.

Do gremio e Corinthians, sempre lembro dos mosqueteiros. O do grêmio menorzinho, o do timao, gordão.

Como o RFA falou, teve um tempo q tds os mascotes foram desenhados pelo ziraldo, pros álbuns de figurinhas do campeonato brasileiro.
Escroto isso de alguns dirigentes quererem reescrever a historia do clube. O mascote das florzinhas sempre será o cartola. Essa de guerreiro é escroto.

Assim como estão querendo empurrar goela abaixo esse tal de almirante pra torcida do vasco.

Imagem

Pra mim o mascote do vasco sempre será esse:

Imagem

Mestre Santana
Mensagens: 6473
Registrado em: 16 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Mascotes dos clubes brasileiros

Mensagem por Mestre Santana » 10 Nov 2018 10:15

Johnny Ramone escreveu:
10 Nov 2018 08:07
Escroto isso de alguns dirigentes quererem reescrever a historia do clube. O mascote das florzinhas sempre será o cartola. Essa de guerreiro é escroto.

Assim como estão querendo empurrar goela abaixo esse tal de almirante pra torcida do vasco.

Imagem

Pra mim o mascote do vasco sempre será esse:

Imagem
Mas o do vasco sempre foi o almirante e o portuga. Ate mais o primeiro. O segundo, é mais um.simbolo do clube.

Só q agr tao querendo botar um almirante bombado

Botafogo tb tem mais de 1. Tem o manequinho, e o vira lata.

Palmeiras tb tem 2. Antigamente era o papagaio ou periquito, sei lá. Alguma ave verde. Dps veio o porco

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 206 visitantes