Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Urubu Rei » 07 Jun 2017 22:12

Achei interessante esse vídeo, que me fez pensar um pouco sobre a influência desse recurso nas lutas:

phpBB [video]



Diferentemente de Sonnen, Bisping e outros notórios trash talkers do MMA, parece claro que as provocações do Conor não se limitam ao objetivo de promover as lutas e sua imagem, pois ele também usa tal habilidade como recurso pra desestabilizar psicologicamente seus adversários.

O grau de eficiência e influência disso nas lutas é discutível. Vai muito além do aspecto psicológico individual no sentido de manter-se confiante, seguro, não "pipocar", coisa que ninguém duvida ser de suma importância não só no universo das lutas, mas no esporte de modo geral. Conor, por sinal, é um dos mais impressionantes mesmo quando se avalia apenas essa qualidade. Nos momentos que antecedem a luta, hora em que até eu, mero espectador, dependendo dos envolvidos fico tenso bagarai, o sujeito parece estar fazendo palhaçada pra um grupo de amigos em um churrasco qualquer no quintal de sua casa.

Imagem


Agora, a eficiência do lutador na ação/tentativa de manipular o psicológico do adversário ao seu favor é bem mais subjetiva de se julgar. Consensualmente, no UFC creio que é possível citar apenas o Aldo como exemplo de lutador que realmente foi pego de forma determinante nesse jogo mental do irlandês. Guardadas as devidas proporções, Alvarez é outro que deixou em muitos essa impressão.

Eu particularmente penso que se as lutas em si, sobretudo no contexto das grandes lutas do UFC, já têm o potencial de exercer sobre o lutador uma pressão psicológica fodida; digamos então, no mínimo, que ter do outro lado do octógono um sujeito que parece emocionalmente imune te provocando, instigando e desdenhando mesmo dos seus bons ataques, não é algo muito agradável, rs. Depende muito do lutador a enfrentar um cara como o Conor, mas a questão é que quando o cenário por si só é grandioso e intimidador, há muito espaço para os detalhes poderem ser decisivos.

Também é interessante notar que quando lutadores com essa característica se enfrentam, eles tendem a se anular completamente nesse sentido. É seguro dizer que as provocações do Conor na promoção das lutas contra o Nate em nada afetaram as performances do Maconha Jr, que lutou como sempre. Assim como os tapas na cara e os deboches do Nate durante a peleja também não desestabilizaram nem um pouco o irlandês. E quando seu irmão mais velho exagerou nas presepadas na luta contra o Anderson, talvez não estivesse apenas querendo tirar uma onda e fazer o negão provar do seu próprio veneno, mas também chamar o Spider pra uma briga um pouco mais franca, visto que passar 5 rounds buscando a luta e perseguindo um excepcional contra-golpeador maior do que ele não seria uma das estratégias mais inteligentes. Mas, como era de se esperar, Anderson cagou pras provocações do Maconha, colocou as mãos na cintura e ficou só olhando como uma expressão no rosto de "it's normal". :lol:


Por fim, pode-se dizer que essa é uma "arte" complexa e deveras perigosa, dominada por poucos e na qual mesmo os maiores artistas podem um dia se estrepar.

Imagem

PS: Não quero dizer que Anderson só perdeu pro Weidman por ter exagerado nas provocações, nem que o Conor só venceu o Aldo por ter entrado na mente dele. Óbvio que ambos os casos envolveram muitos outros fatores.

Eu admiro pra caramba esses malucos capazes de trazer pro jogo esse fator psicológico, mental, emocional. Acho foda. Quando fala-se em QI de luta, injustamente isso quase nunca entra em discussão.
Penso, logo bustamanteio.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Gardenal_JJ » 10 Jun 2017 00:59

Muito bom esse video do connor!

Avatar do usuário
sohnos
Mensagens: 1871
Registrado em: 01 Nov 2014 20:08
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por sohnos » 10 Jun 2017 11:12

Sobre AS x weidman:
P/ mim nitidamente o br usou o hipe q construiu no ufc e o ultra viper intimidator antes e durante a luta. Coisa q sempre funcionou, mas o traiu miseravelmente contra o gringo. Foi quedado e tomou uma boas bifas no gnp, o gringo soltou o jogo no chão p/ passar, finalizar, demonstrando q não veio p/ amarrar e q não estava acuado . Quando foi colocado em pé a geral pensou q o AS ia crescer, só q não, tomou altas porradas tb.
Dai ele (AS) perdeu a cabeça, se desesperou e se apegou ao já "pau amolecido" ultra viper intimidator , querendo q ele funcionasse na marra, querendo um vacilo do CW e mandar o golpe.

Enfim, sé tivesse se mancado q o "Approach psicologico" não ia funcionar e usasse o basico e fosse nocauteado, ok, normal. Mas do jeito q aconteceu esse AS vs CW, creio fo um bom exemplo do "revez/virada psicologica"

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Urubu Rei » 10 Jun 2017 16:05

sohnos escreveu:Sobre AS x weidman:
P/ mim nitidamente o br usou o hipe q construiu no ufc e o ultra viper intimidator antes e durante a luta. Coisa q sempre funcionou, mas o traiu miseravelmente contra o gringo. Foi quedado e tomou uma boas bifas no gnp, o gringo soltou o jogo no chão p/ passar, finalizar, demonstrando q não veio p/ amarrar e q não estava acuado . Quando foi colocado em pé a geral pensou q o AS ia crescer, só q não, tomou altas porradas tb.
Dai ele (AS) perdeu a cabeça, se desesperou e se apegou ao já "pau amolecido" ultra viper intimidator , querendo q ele funcionasse na marra, querendo um vacilo do CW e mandar o golpe.

Enfim, sé tivesse se mancado q o "Approach psicologico" não ia funcionar e usasse o basico e fosse nocauteado, ok, normal. Mas do jeito q aconteceu esse AS vs CW, creio fo um bom exemplo do "revez/virada psicologica"
Tenho a mesma interpretação da luta. Inclusive acho que se o Anderson tivesse feito uma leitura melhor da luta após o final do primeiro round ele teria boas chances de vencer. Weidman estava encaixando uma ou outra mão, mas estava respeitando muito, respeitou muito mais o Anderson do que o Lyoto, por exemplo. De guarda baixa, Anderson defendeu com facilidade duas tentativas de queda no segundo round. Weidman dava sinais de cansaço. Os chutes baixos na perna estavam entrando à vontade no americano. Ali, vendo que a estratégia de criar uma armadilha de contragolpe não estava funcionando, era a hora de começar a soltar o jogo aumentando o volume de golpes pra pontuar e, valendo-se da sua vantagem no gás, quem sabe arrumar um nocaute nos rounds seguintes. Mas é especulação, claro, achismo puro. Talvez Weidman estivesse economizando gás pra voltar mais forte nos rounds seguintes, ninguém sabe.

O que eu não tenho dúvida é que o Anderson se perdeu feio no seu próprio jogo mental. Méritos do Weidman, sobretudo. O negão estava visivelmente alterado pela frustração de estar levando um puta atraso sem conseguir tirar o americano do seu jogo seguro. Exagerou nas "presepadas", cometeu um erro técnico bobo e dormiu.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por kyo_spirit » 12 Jun 2017 17:05

Urubu Rei escreveu:Tenho a mesma interpretação da luta. Inclusive acho que se o Anderson tivesse feito uma leitura melhor da luta após o final do primeiro round ele teria boas chances de vencer. Weidman estava encaixando uma ou outra mão, mas estava respeitando muito, respeitou muito mais o Anderson do que o Lyoto, por exemplo. De guarda baixa, Anderson defendeu com facilidade duas tentativas de queda no segundo round. Weidman dava sinais de cansaço. Os chutes baixos na perna estavam entrando à vontade no americano. Ali, vendo que a estratégia de criar uma armadilha de contragolpe não estava funcionando, era a hora de começar a soltar o jogo aumentando o volume de golpes pra pontuar e, valendo-se da sua vantagem no gás, quem sabe arrumar um nocaute nos rounds seguintes. Mas é especulação, claro, achismo puro. Talvez Weidman estivesse economizando gás pra voltar mais forte nos rounds seguintes, ninguém sabe.

O que eu não tenho dúvida é que o Anderson se perdeu feio no seu próprio jogo mental. Méritos do Weidman, sobretudo. O negão estava visivelmente alterado pela frustração de estar levando um puta atraso sem conseguir tirar o americano do seu jogo seguro. Exagerou nas "presepadas", cometeu um erro técnico bobo e dormiu.
:ph34r:


Eu devo ter assistido outra luta
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Urubu Rei » 12 Jun 2017 21:40

kyo_spirit escreveu::ph34r:


Eu devo ter assistido outra luta
Você acha que ele estava tranquilo? A mim pareceu claramente descontrolado.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por kyo_spirit » 13 Jun 2017 08:29

Urubu Rei escreveu:Você acha que ele estava tranquilo? A mim pareceu claramente descontrolado.
Achei q ele estava com a mesma performance q vimos em muitas outras lutas; como sempre exagerando nas provocações e, como sempre, tendo um primeiro round mais marcha lenta. Ele teve um primeiro round muito pior contra o Hendo por exemplo.

Méritos pro Weidman q não se apequenou e continuou avançando....mas percebo q as pessoas (pelo q aconteceu no fim) tentam enxergar uma dominância do Weidman q absolutamente não aconteceu
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Urubu Rei » 13 Jun 2017 16:12

kyo_spirit escreveu:Achei q ele estava com a mesma performance q vimos em muitas outras lutas; como sempre exagerando nas provocações e, como sempre, tendo um primeiro round mais marcha lenta. Ele teve um primeiro round muito pior contra o Hendo por exemplo.

Méritos pro Weidman q não se apequenou e continuou avançando....mas percebo q as pessoas (pelo q aconteceu no fim) tentam enxergar uma dominância do Weidman q absolutamente não aconteceu
Hendo passou mais tempo por cima, mas não fez nada demais. Weidman aplicou socos fortíssimos no rosto e levou perigo numa tentativa de finalização, que deu ao Anderson a possibilidade de levantar. A partir dali eu nunca vi o Anderson provocando tanto, se expondo e parecendo tão nervoso.

Mas concordo que superestimam a performance do Weidman. Tanto que, como disse, penso que se o Anderson tivesse mudado a estratégia pro segundo round ele teria tido boas chances de vencer. Há quem nem considere essa possibilidade. E lembro que lá no finado alguns praticamente elevaram o Weidman ao patamar de mestre da trocação. :lol:
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por kyo_spirit » 13 Jun 2017 16:37

Um q nunca foi de usar pressão psicológica foi o Frank Mir....mas acho q na época boa dele devia exercer uma boa pressão os caras assistindo os vídeos dele finalizando rsss


Urubu Rei escreveu:Hendo passou mais tempo por cima, mas não fez nada demais. Weidman aplicou socos fortíssimos no rosto e levou perigo numa tentativa de finalização, que deu ao Anderson a possibilidade de levantar. A partir dali eu nunca vi o Anderson provocando tanto, se expondo e parecendo tão nervoso.

Mas concordo que superestimam a performance do Weidman. Tanto que, como disse, penso que se o Anderson tivesse mudado a estratégia pro segundo round ele teria tido boas chances de vencer. Há quem nem considere essa possibilidade. E lembro que lá no finado alguns praticamente elevaram o Weidman ao patamar de mestre da trocação. :lol:
Rssss vdd
Faz sentido, faz sentido
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Urubu Rei » 17 Jun 2017 19:31

MH92 escreveu:Coloca a Bethe provocando a Holm kkkk
Imagem
Penso, logo bustamanteio.

pedrocwb87
Mensagens: 496
Registrado em: 13 Nov 2014 16:24
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por pedrocwb87 » 22 Jun 2017 10:07

kyo_spirit escreveu:Um q nunca foi de usar pressão psicológica foi o Frank Mir....mas acho q na época boa dele devia exercer uma boa pressão os caras assistindo os vídeos dele finalizando rsss




Rssss vdd
Faz sentido, faz sentido

Minotauro, mesmo sem o Mir fazer força, entregou a luta (e o braço) pra ele por pura pressão psicológica :D

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25751
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por JackmAtAll » 02 Jul 2017 22:53

AS foi mestre nisso, acho que o auge foi a luta contra o mongol do Griffin que saiu correndo como uma mulherzinha no final da luta.
sohnos escreveu:Sobre AS x weidman:
P/ mim nitidamente o br usou o hipe q construiu no ufc e o ultra viper intimidator antes e durante a luta. Coisa q sempre funcionou, mas o traiu miseravelmente contra o gringo. Foi quedado e tomou uma boas bifas no gnp, o gringo soltou o jogo no chão p/ passar, finalizar, demonstrando q não veio p/ amarrar e q não estava acuado . Quando foi colocado em pé a geral pensou q o AS ia crescer, só q não, tomou altas porradas tb.
Dai ele (AS) perdeu a cabeça, se desesperou e se apegou ao já "pau amolecido" ultra viper intimidator , querendo q ele funcionasse na marra, querendo um vacilo do CW e mandar o golpe.

Enfim, sé tivesse se mancado q o "Approach psicologico" não ia funcionar e usasse o basico e fosse nocauteado, ok, normal. Mas do jeito q aconteceu esse AS vs CW, creio fo um bom exemplo do "revez/virada psicologica"
Spider deu alguma entrevista antes da primeira luta falando algo que o Weidman era mais novo, estava voando, que era hora de perder e blá blá blá

Deve ter se ligado que o gringo não caiu na pilha, porque geral entrava com 1 kg de merda nas calças antes mesmo da luta, e até na pesagem é claro quando ele da um berro na cara do spider falando que não tem medo dele.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Lutadores que tentam tirar proveito psicológico dos adversários

Mensagem por Masteron » 08 Out 2017 17:33

Connor mestre demais de intimidar. Poirier, Brandão, Siver e Alvarez entraram cagados. (chad, e maconha, não)
(O Aldo não deu nem tempo de perceber)
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes