Existe algum lutador unidimensional?

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 02 Jan 2017 20:07

Sei que alguns(muitos) hah vão entrar com algum lutador em mente, alguma resposta na ponta da língua... Mas acho que muitas pessoas(inclusive que entendem bastante do assunto) acabam se perdendo no contexto, ou seja, confundem ser unidimensional com ser versátil. Explico:

Unidimensional como a própria palavra já emprega é basicamente aquela pessoa que é dotada dê uma ÚNICA arte marcial. Por isso a pergunta inicial do texto: de fato existiria algum lutador unidimensional hoje em dia? As pessoas chamam de unidimensional atletas como: Demian Maia, Jake Shields, Edson Barboza, Jon Fitch Entre outros... mas eles dominam mais de uma arte marcial, seja Demian com Wrestling e judo para usar o seu BJJ ou Edson Barboza com seu Wrestling defensivo para se manter em pé e o boxing aliado do seu Muay Thai.
As pessoas confundem unidimensional com alguém que só luta No chão ou apenas em pé..isso acho um grande equívoco.

Bom mas tudo isso sendo sanado, a pergunta final que deixo pro pessoal: Existiria de fato nos dias de hoje algum atleta unidimensional de fato?
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!


NEGO DÁGUA
Mensagens: 1259
Registrado em: 15 Out 2014 11:18

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por NEGO DÁGUA » 03 Jan 2017 12:14

LUcas Mineiro, dizer ser "mai tai"

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 12:36

Philly Shell escreveu:Ben Askren e Touquinho.

Caramba com certeza não, o Askren sabe inibimo-nos de BJJ e o Toquinho teve uma época no UFC que ele dava cada queda linda de Wrestling tirando que já Tkozo muito nego tipo aquela pataquada com o Dan Miller
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 13:22

Philly Shell escreveu:Askren usa scrambles no chão, não usa muitas técnicas de BJJ. Touquinho quedava na força bruta, não era técnica de wrestling, era uma baianada com explosão e muita força muscular.

O Askren não acompanhei muito mas o Toquinho se você procurar highlightw você ver que a maioria das queds tem de fato alguma técnica e até uns chutes rodados do Toquinho exigencqyw você treine ao menos a técnica... foi mais enssa reta final que ele se resumiu a chave de calcanhar
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Mileto
Mensagens: 5649
Registrado em: 31 Out 2014 15:58
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Mileto » 03 Jan 2017 14:24

CM Punk

Só domina a arte do marketing =)) =))

Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3007
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Atibaia » 03 Jan 2017 15:25

Que domine somente uma arte marcial acho que hoje em dia não tem mais nenhum.

Todos treinam de tudo, parte em pé, quedas, defesas de jiu-jitsu e luta no solo.

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 16:01

café c/ leite escreveu:Pela definição do Gustabr é impossível achar um cara unidimensional no mma, todo mundo treina de tudo.

Não é uma definição minha, é a própria definição da palavra. Ser unidimensional(Uma dimensão) é basicamente saber apenas uma coisa, e olha que não me refiro nem a treinar, mas sim a executar algo.. Por exemplo, praticamente todos treinam de tudo(lógico que tem exceções) mas nem sempre executam na hora da luta, treinam mais para estar preparado. Como é o caso do McGregor que o headcoach dele é o John Kavanagh que apesar de ser Headcoach é um cara que manja de Jiu-Jitsu, inclusive o próprio Conor diz que nao faz muito sparrings que fica mais treinando Jiu Jitsu e nem por isso na hora da luta ele vai diretamente e bota o cara pra baixo pra usar o BJJ, na maioria das vezes ele nem usa.

Pra resumir tudo isso que eu disse é que o pessoal resume ser unidimensional com lutar em pé ou no chão, o que eu não concordo, entende? Porque mesmo o cara que luta em alguma dessas areas as vezes pode dominar várias artes marciais diferentes.

Um cara que luta em pé pode dominar o Boxing, o Kickboxing, Muay Thai, taekwondo, Karate, Kung Fu entre outras. Daí fica impossivel dizer que o cara é unidimensional só porque luta em pé assim como o cara que luta no chão pode dominar o JIu-Jitsu, Sambo, Judo, Wrestling, e ser considerado unidimensional.

Na minha concepção unidimensional era só na época do começo do vale-tudo onde cada um entrava com seu ''arroz-feijão'' e usava apenas isso. Não tinha um cara do Karate treinando wrestling com uma ótima defesa de quedas ou um lutador de BJJ com ótima técnica em pé. Acho que um dos primeiros foi o Marco Ruas mesmo
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 16:03

Atibaia escreveu:Que domine somente uma arte marcial acho que hoje em dia não tem mais nenhum.

Todos treinam de tudo, parte em pé, quedas, defesas de jiu-jitsu e luta no solo.

Sim, é basicamente o que quis dizer com tudo aquilo, o pessoal sempre chama algum lutador de unidimensional mas querendo ou não o cara sabe um pouco de tudo, o que não quer dizer que ele seja bom em tudo.

O MMA antes era uma luta entre estilos, hoje em dia isso mudou. O que acontece é as vezes as lutas se resumem a Striker x Grappler porque um dos dois vai procurar o caminho que tem mais dominio sobre o oponente, ninguém é um Jon Jones da vida que luta onde o oponente é bom
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 16:17

Philly Shell escreveu:Mas desse jeito vc n vai achar nenhum unidimensional mesmo. Alguma coisinha o cara vai saber. Concordo oq vc falou no primeiro post, q Demian e Fitch não são unidimensionais, são grapplers com jogo de quedas e chão. Askren sabe BJJ, é faixa marrom, se não me engano, mas no chão usa scrambles e técnicas de domínio do solo oriundas do folkstyle. Ele não sabe trocar e dificilmente vai tentar finalizar, por isso o considero unidimensional.

Sim mas é exatamente isso, o texto é pra dizer e confirmar que talvez não existam atletas unidimensionais hoje em dia. como disse não me refiro a treinar tudo mas pelo menos fazer parte do seu jogo de luta mais de uma arte marcial já te desqualifica como uma atleta unidimensional.
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Nile
Mensagens: 15291
Registrado em: 14 Nov 2014 10:36

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Nile » 03 Jan 2017 19:19

Hoje não existe unidimensional, mas existe lutadores mto limitados
A Esparza seria um exemplo
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/


Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 22:45

Tonio Kröger escreveu:Mickey Gall.

Oloco, Gall Ainda e bem cru mais não é unidimensional, não tem Wrestling, apenas um Jiu Jitsu é uma trocacao rudimentar... da pra ver claramente na luta contra o Rei do Pop
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por Gustabr » 03 Jan 2017 22:47

café c/ leite escreveu:Vai depender do contexto, se eu tô falando de escolas de artes marciais, aí um unidimensional entra nessa tua categorização, mas a palavra pode também ser usada no contexto de estilo de luta, jogo, gameplay, striker x grappler etc.

Sim por isso disse que muitos erram por não usar a palavra certa mesmo... nesse caso que tu disse Striker c Grappler que é basicamente que se resume eu chamariam um lutador de limitado pois mesmo treinando técnicas em pé ou alguns em técnica de chão, não conseguem evoluir de fato.
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
sohnos
Mensagens: 1910
Registrado em: 01 Nov 2014 20:08
Contato:

Re: Existe algum lutador unidimensional?

Mensagem por sohnos » 04 Jan 2017 15:28

Shinya Aoki não é 100% unidimensional, mas eu acho ele ruim em tudo menos no chão:
zero de cage control
zero de velocidade e movimentação
zero de punch e trocação

Entende como encurralar e se vira nas quedas no ringue (aonde não tem wallwalk, muito menos jogo de escora p/ não ser quedado, sem contar q o juizão manda os caras p/ centro do ringue).
enfim tem chão bom...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes