Aldo vs Chandler

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 16 Out 2014 19:51

Tópico bem straightforward.
Quem vocês acham que levaria e por que, em ambas as categorias (pena e leve).
Por favor, sem posts do tipo "Aldo porque ele é foda e da Nova União" :lol:
Sejamos sensatos e vamos destrinchar esses possiveis combates.

Minha opinião fecal:

featherweight
Por ser uma diferença de peso pequena, e o americano passar longe de ser um leve grande (mesmo tendo a força de um elefante) ACHO que esse corte a mais de 4kg não influenciaria no seu jogo.
Tendo isso sido dito, o problema no gás que o Aldo invariavelmente apresenta acredito que seria seu calcanhar de aquiles nessa luta. O Chandler faz um jogo de muita pressão, muita brutalidade, muita força e disposição, e tem um gás invejavel, como demonstrou contra o Alvarez. Mesmo apanhando MUITO de um ótimo striker, se manteve firme e não morreu no gás. Acho que o Chandler tem totais condições de pressionar o Aldo desde o começo da luta e cansá-lo antes do tempo, se valendo da sua força, queixo pra aguentar as porradas de um cara mais leve e que apesar de nocauteador não tem todo esse poder de nocaute com um soco, e também teria totais condições de quedar o campeão.
Vale lembrar que, pressionando o Aldo e fazendo-o caminhar para trás pela maior parte do tempo, o americano ficaria a salvo dos seus poderoso chutes, que fariam um belo estrago até ele marcar o tempo para tentar quedar.
Luta durissima, mas acredito no Chandler.

Já na lightweight eu realmente não sei. Acho que se o menor corte de peso ajudar a melhorar o gás do Aldo, ele venceria, livrando-se do unico perigo que o Chandler poderia levar a ele, além de uma bomba, é claro.
Caso esse problema no condicionamento seja por algum outro motivo que não o corte de peso, acho que o mesmo cenario descrito acima se repetiria.

Podem me crucificar. :smoke:
Editado pela última vez por Jimmy Luckless em 16 Out 2014 20:23, em um total de 2 vezes.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
Henrique 6-3-3
Mensagens: 2041
Registrado em: 08 Set 2014 17:00
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Henrique 6-3-3 » 16 Out 2014 19:55

Dois monstros...
Seria difícil decidir para quem torcer...
O Aldo é mais lutador, mas acho que o jogo do Chandler pode embaçar pro brasileiro. Mas iria de Aldo...

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 16 Out 2014 20:32

Não é tão simples assim pressionar o Aldo e anular seus chutes, o jogo de pernas do brasileiro é muito bom. Ele não é nada fácil de se encurralar, como o Chandler gosta de fazer. Acho que em pé o Chandler não acharia muita coisa. O jogo casa melhor pro Aldo que tem uma defesa muito sólida e provavelmente exploraria a agressividade do Chandler contra o próprio, jogando contra golpeando e saindo do raio de ação. Mesmo que o ótimo wrestling do Chandler o empeça de chutar, o boxe dele também é melhor que o do americano.

Acho que o Chandler deveria jogar mais como grappler para vencer essa luta. Jogando na grade, clinchando e tal. Por mais que ele troque bem, não acho que arrumaria muita coisa em pé. E por mais que o Aldo tenha um ótimo wrestling defensivo e um jogo muito forte na grade, sendo muito bom no clinch, não acho que ele se criaria nessas paradas contra o Chandler. Acho que o americano poderia quedar e controlar a luta na grade, o problema seria clinchar o Aldo.

E é o que disse no outro tópico, o Chandler ainda não está pronto como lutador. Ainda está em plena evolução e a tendência é que fique cada vez melhor, principalmente trocando.

Enfim, seria um lutaço. Queria muito ver o Chandler nos penas e o Patrício Pitbull nos galos. São dois monstros nos pesos que estão atualmente, estão entre os melhores do mundo, mas acho que ambos são pequenos e seriam forças ainda maiores nas categorias de baixo, pena e galo.

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 16 Out 2014 20:32

Henrique 6-3-3 escreveu:Dois monstros...
Seria difícil decidir para quem torcer...
O Aldo é mais lutador, mas acho que o jogo do Chandler pode embaçar pro brasileiro. Mas iria de Aldo...
Eu torceria pelo Chandler, sem nem pensar duas vezes :lol:
Pior que eu gosto do Aldo, mas só casam ou cogitamos lutas dele contra caras que eu gosto MUITO, ai fica parecendo que eu sou hater do cara. :dunno:
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 16 Out 2014 20:36

nobremaia escreveu:Não é tão simples assim pressionar o Aldo e anular seus chutes, o jogo de pernas do brasileiro é muito bom. Ele não é nada fácil de se encurralar, como o Chandler gosta de fazer. Acho que em pé o Chandler não acharia muita coisa. O jogo casa melhor pro Aldo que tem uma defesa muito sólida e provavelmente exploraria a agressividade do Chandler contra o próprio, jogando contra golpeando e saindo do raio de ação. Mesmo que o ótimo wrestling do Chandler o empeça de chutar, o boxe dele também é melhor que o do americano.

Acho que o Chandler deveria jogar mais como grappler para vencer essa luta. Jogando na grade, clinchando e tal. Por mais que ele troque bem, não acho que arrumaria muita coisa em pé. E por mais que o Aldo tenha um ótimo wrestling defensivo e um jogo muito forte na grade, sendo muito bom no clinch, não acho que ele se criaria nessas paradas contra o Chandler. Acho que o americano poderia quedar e controlar a luta na grade, o problema seria clinchar o Aldo.

E é o que disse no outro tópico, o Chandler ainda não está pronto como lutador. Ainda está em plena evolução e a tendência é que fique cada vez melhor, principalmente trocando.

Enfim, seria um lutaço. Queria muito ver o Chandler nos penas e o Patrício Pitbull nos galos. São dois monstros nos pesos que estão atualmente, estão entre os melhores do mundo, mas acho que ambos são pequenos e seriam forças ainda maiores nas categorias de baixo, pena e galo.
Concordo contigo que o Chandler não acharia muita coisa em pé. Quando disse que ele poderia pressionar o Aldo e faze-lo cansar, me referia a fazer esse jogo de grade, mais ou menos como o Cain fez com o Cigano.
Concordo contigo que o Aldo se movimenta bem, mas o negócio é que ele se movimenta pouco. Não luta plantado, mas não é um cara que cisca o tempo todo como o Edgar, por exemplo. Por esse motivo, acho que apesar do seu ótimo footwork ele poderia sim ser encurralado pelo americano.
E também acho que se for pra medir força o Aldo não dá conta. Acabaria cansando mais cedo, e ai seria meio caminho andado para a vitória do Chandler.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 16 Out 2014 20:49

Jimmy Luckless escreveu:
Concordo contigo que o Chandler não acharia muita coisa em pé. Quando disse que ele poderia pressionar o Aldo e faze-lo cansar, me referia a fazer esse jogo de grade, mais ou menos como o Cain fez com o Cigano.
Concordo contigo que o Aldo se movimenta bem, mas o negócio é que ele se movimenta pouco. Não luta plantado, mas não é um cara que cisca o tempo todo como o Edgar, por exemplo. Por esse motivo, acho que apesar do seu ótimo footwork ele poderia sim ser encurralado pelo americano.
E também acho que se for pra medir força o Aldo não dá conta. Acabaria cansando mais cedo, e ai seria meio caminho andado para a vitória do Chandler.
Esse é um erro comum que a maioria das pessoas cometem, se movimentar muito ou pouco não tem a menor diferença. O que interessa é se movimentar bem. O Aldo se movimenta muito menos que o Edgar, mas se movimenta muito melhor. Movimentação constante é uma tática muito utilizada no MMA e que muitas vezes é confundida com um bom jogo de pernas, o que não é verdade.

Para ficar em um exemplo disso, eu acho que o Dillashaw quando luta mais plantado, como o Aldo, se movimenta muito bem. Porém, quando inventa de se movimentar o tempo inteiro, como na última luta, acho que sua movimentação fica muito pior. Ele passa a frequentemente se movimentar errado, se colocando em perigo e diminuindo o impacto dos próprios golpes.

E concordo que o Chandler poderia fazer o Aldo se cansar mais rápido, o obrigando a trocar força na grade. Essa deveria ser a estratégia dele.


Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 16 Out 2014 21:05

nobremaia escreveu:
Esse é um erro comum que a maioria das pessoas cometem, se movimentar muito ou pouco não tem a menor diferença. O que interessa é se movimentar bem. O Aldo se movimenta muito menos que o Edgar, mas se movimenta muito melhor. Movimentação constante é uma tática muito utilizada no MMA e que muitas vezes é confundida com um bom jogo de pernas, o que não é verdade.

Para ficar em um exemplo disso, eu acho que o Dillashaw quando luta mais plantado, como o Aldo, se movimenta muito bem. Porém, quando inventa de se movimentar o tempo inteiro, como na última luta, acho que sua movimentação fica muito pior. Ele passa a frequentemente se movimentar errado, se colocando em perigo e diminuindo o impacto dos próprios golpes.


E concordo que o Chandler poderia fazer o Aldo se cansar mais rápido, o obrigando a trocar força na grade. Essa deveria ser a estratégia dele.
Concordo em partes.

Essa parada do Dillashaw é normal. Afinal, quanto mais você fizer determinada ação, maior a chance de cometer erros, seja no que for. Na movimentação não seria diferente.
Também acho que o Aldo se movimenta melhor que o Edgar (acho que ninguém duvida disso), mas as vezes uma movimentação mais frenética é mais adequada. Veja o Dillashaw contra o Barão por exemplo (apenas um exemplo, são casos totalmente diferentes), se lutasse se movimentando menos acho que não teria tanta efetividade. A movimentação frenética deixou o Barão perdido. Acho que o Aldo se movimentando mais e com mais velocidade evitaria ainda melhor ser encurralado pelo Chandler, e poderia fazê-lo ceder mais brechas para golpea-lo . Mas é claro que isso é só o que eu acho, não sou nenhum Duane Ludwig pra poder falar com certeza, e posso estar totalmente errado. :lol:

Vou aproveitar o post pra dizer que é bom debater contigo, Nobre. Expõe suas ideias e opinião com embasamento e educação.
Um abraço.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 17 Out 2014 00:43

Jimmy Luckless escreveu:
Concordo em partes.

Essa parada do Dillashaw é normal. Afinal, quanto mais você fizer determinada ação, maior a chance de cometer erros, seja no que for. Na movimentação não seria diferente.
Também acho que o Aldo se movimenta melhor que o Edgar (acho que ninguém duvida disso), mas as vezes uma movimentação mais frenética é mais adequada. Veja o Dillashaw contra o Barão por exemplo (apenas um exemplo, são casos totalmente diferentes), se lutasse se movimentando menos acho que não teria tanta efetividade. A movimentação frenética deixou o Barão perdido. Acho que o Aldo se movimentando mais e com mais velocidade evitaria ainda melhor ser encurralado pelo Chandler, e poderia fazê-lo ceder mais brechas para golpea-lo . Mas é claro que isso é só o que eu acho, não sou nenhum Duane Ludwig pra poder falar com certeza, e posso estar totalmente errado. :lol:

Vou aproveitar o post pra dizer que é bom debater contigo, Nobre. Expõe suas ideias e opinião com embasamento e educação.
Um abraço.
Na verdade não é bem assim, depende do estilo do lutador. Há lutadores que preferem se movimentar bastante, gostam de jogar entrando e saindo ou utilizando deslocamentos laterais, por exemplo, e para tal tem que se movimentar muito. Se são bons nisso, o farão com qualidade sem se expor. E há lutadores que preferem jogar pressionando, buscando o contato utilizando ângulos curtos, tentando encurralar o oponente. Não é que um estilo seja superior ao outro, depende das características do lutador, de que estilo de luta em pé ele vem, etc.

Por exemplo: o Horiguchi se movimenta o tempo inteiro, joga na longa, na média, na curta e o faz muito bem, sem se expor. O Demetrius também se movimenta muito e bem, sabe o que tá fazendo. Wonderboy, Thomson, Machida, Pettis.. Há inúmeros casos de lutadores que jogam assim.

Ao passo que também tem vários lutadores que utilizam ângulos mais curtos e não se movimentam a torto e a direito. Como Aldo, Weidman, Cormier, Pearson, etc.

E claro, tem os que sabem jogar bem das duas maneiras. Como o Pettis, por exemplo.

No caso do Dillashaw, eu acho que ele joga bem das duas maneiras por ser muito rápido. Mas eu prefiro vê-lo jogando pressionando.

Valeu pelo elogio!

Abraço

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1309
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Ittocs » 17 Out 2014 01:05

Jimmy Luckless escreveu:
Concordo em partes.

Essa parada do Dillashaw é normal. Afinal, quanto mais você fizer determinada ação, maior a chance de cometer erros, seja no que for. Na movimentação não seria diferente.
Também acho que o Aldo se movimenta melhor que o Edgar (acho que ninguém duvida disso), mas as vezes uma movimentação mais frenética é mais adequada. Veja o Dillashaw contra o Barão por exemplo (apenas um exemplo, são casos totalmente diferentes), se lutasse se movimentando menos acho que não teria tanta efetividade. A movimentação frenética deixou o Barão perdido. Acho que o Aldo se movimentando mais e com mais velocidade evitaria ainda melhor ser encurralado pelo Chandler, e poderia fazê-lo ceder mais brechas para golpea-lo . Mas é claro que isso é só o que eu acho, não sou nenhum Duane Ludwig pra poder falar com certeza, e posso estar totalmente errado. :lol:

Vou aproveitar o post pra dizer que é bom debater contigo, Nobre. Expõe suas ideias e opinião com embasamento e educação.
Um abraço.
Um bom exemplo de movimentações com estilos diferentes mas mto boas foi a luta machida vs weidman, enquanto o Lyoto c movimenta freneticamente, cisca e finta mto, circula bastante, o weidman c desloca menos mas de forma mais "diagonal", cortando o octógono sem q para isso necessite de tanta movimentação, buscando encurtar/ acuar o oponente. Então nem sempre mais mov é melhor depende do estilo.


edit: agora q vi q o nobre falou a mesma coisa.
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
Zanzzo
Mensagens: 573
Registrado em: 05 Out 2014 22:23
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Zanzzo » 17 Out 2014 01:41

Acho q seria uma luta legal.

Eu vejo o chandler como um cara que gosta de pressionar, procura sempre andar pra frente, principalmente no começo da luta, e ele começa as lutas em um ritmo louco mesmo, misturando trocação e quedas, acho q ele teria q se aproveitar desse começo pra conseguir alguma coisa...

Ele tem um jogo que favorece um pouco pro aldo na minha visão (aldo luta muito bem contra wrestlers e contra golpeia bem) pois apesar de pressionar ele n corta tão bem o ringue, tbm nao lembro dele usar muito os chutes, que seriam importantes nesse estilo dele...

Uma coisa q eu sempre notei nele é que ele fica muito com a guarda baixa, confiando em esquivas, ele não se movimenta muito bem quando é atacado, acho q se o aldo mete pressão nele e com as fintas q o aldo faz, o chandler vai comer mt low kick. O chandler tem um jogo bem alucinante, tenta derrubar, troca, mete pressão, esquiva, fica pulando muito e isso acaba desgastando então ele cansa bastante.

Acho que o chandler atacaria mais nessa luta e isso facilitaria pro aldo, o chandler é rapido mas n vejo ele fintando mt então acaba indo muito pra cima e tomando muita porrada, e o aldo é bom nesse jogo. (tá com uma defesa mt boa)
Resumindo: eu acho que o aldo venceria.

Agora, sempre existe a possibilidade de tudo acontecer né, até porque o chandler é um cara rapido, bate forte, poderia derrubar e vencer a luta assim, mas é dificil pra caralho quedar o aldo mermão kkkk o cara é sinistro mesmo, sem contar que ele usa mts joelhadas e numa dessa se o chandler entra meio discpliscente...

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 17 Out 2014 08:38

nobremaia escreveu:
Na verdade não é bem assim, depende do estilo do lutador. Há lutadores que preferem se movimentar bastante, gostam de jogar entrando e saindo ou utilizando deslocamentos laterais, por exemplo, e para tal tem que se movimentar muito. Se são bons nisso, o farão com qualidade sem se expor. E há lutadores que preferem jogar pressionando, buscando o contato utilizando ângulos curtos, tentando encurralar o oponente. Não é que um estilo seja superior ao outro, depende das características do lutador, de que estilo de luta em pé ele vem, etc.

Por exemplo: o Horiguchi se movimenta o tempo inteiro, joga na longa, na média, na curta e o faz muito bem, sem se expor. O Demetrius também se movimenta muito e bem, sabe o que tá fazendo. Wonderboy, Thomson, Machida, Pettis.. Há inúmeros casos de lutadores que jogam assim.

Ao passo que também tem vários lutadores que utilizam ângulos mais curtos e não se movimentam a torto e a direito. Como Aldo, Weidman, Cormier, Pearson, etc.

E claro, tem os que sabem jogar bem das duas maneiras. Como o Pettis, por exemplo.

No caso do Dillashaw, eu acho que ele joga bem das duas maneiras por ser muito rápido. Mas eu prefiro vê-lo jogando pressionando.

Valeu pelo elogio!

Abraço
Foi isso que eu disse. :lol: Disse que ACHO que para o Aldo, exclusivamente nessa luta, se movimentar mais seria melhor por achar que casa melhor com o jogo do Chandler. Acho que ele diminuiria as chances de ser quedado (é uma desgraça explodir em queda com um oponente que não sossega e cisca o tempo todo, uma DESGRAÇA). Você não acha, Nobre?
No mais, excelente discussão, principalmente sobre o Dillashaw. Só revi uma vez a luta dele com o Barão, mas não lembro de a movimentação dele te-lo colocado em risco. Mas deve ter sido só minha falta de olho clinico pra isso. :lol:
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
Axe_Spartan
Mensagens: 3596
Registrado em: 10 Set 2014 13:05
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Axe_Spartan » 17 Out 2014 12:12

Independente do peso, seja nos penas ou nos leves, vejo um favoritismo grande em favor do Aldo nessa luta, vou explicar o motivo.

Aldo geralmente tem suas melhores performances contra wrestlers, ainda mais os que o atacam, ele tem um dos melhores jogos de anti-wrestling do esporte. O brasileiro contra-ataca perfeitamente com joelhada ou upper quando o oponente abaixa para tentar quedá-lo ou até socá-lo (Manny Gamburyan, Chad Mendes, Rolando Perez), e quando o oponente fica relutante para quedá-lo por causa disso e mantém a distância o Aldo o arrebenta nos leg kicks (Urijah Faber) ou se fica simplesmente perdido, acontece o que aconteceu com o Mike Brown. Aldo é como se fosse o Anderson Silva ao contrário, as melhores performances desse último foram contra caras que não o tentavam quedar, daí ele poderia ficar com uma base mais estreita, dançar e boxear como contra o Griffin, Belfort e Okami.

Outra coisa que pesa a favor do Aldo é a agressividade do Chandler, que vai para cima sem medo, o brasileiro é MUITO melhor jogando no contragolpe do que tomando a iniciativa atacando, dá pra ver isso na performance dele contra o Lamas, que apesar de ele ter dominado a luta e vencido pelo menos 4 rounds daquela luta, economizou bastante nos golpes enquanto o Lamas ficava inativo, não o atacava.

O problema do Aldo é quando ele inicia o ataque, ficando aberto para counters e é por isso que o maior problema para o brasileiro não seria um wrestler agressivo como o Chandler ou o Mendes (apesar disto o Mendes tem muitas chances de surpreender visto o nível de seu boxing, seu poder de nocaute assustador e o gás) mas um striker que joga no contra-ataque e que com o jogo de pernas forçaria o Aldo a tomar a iniciativa (McGregor?).

luizmma
Admin
Admin
Mensagens: 6776
Registrado em: 03 Jul 2014 15:24
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por luizmma » 17 Out 2014 15:34

Jimmy Luckless escreveu:
Eu torceria pelo Chandler, sem nem pensar duas vezes :lol:
Pior que eu gosto do Aldo, mas só casam ou cogitamos lutas dele contra caras que eu gosto MUITO, ai fica parecendo que eu sou hater do cara. :dunno:
Não vc é hater da nova união e dele mesmo =)) =)) =))
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 17 Out 2014 15:55

luizmma escreveu:
Não vc é hater da nova união e dele mesmo =)) =)) =))
Torci contra o Aldo uma vez só, que foi na luta contra o Edgar. Vou torcer pela segunda vez nessa próxima com o Mendes, que melhorou muito e deixou de ser um wrestler pra ser um lutador de MMA.
A respeito da Nova União, não odeio. Só não sou fã e acho que as pessoas exageram elevando os caras a um nivel em que eles não estão.
Por isso aproveitava toda e qualquer oportunidade pra trollar e ver nego se mordendo nas costas de raiva la no pvt. :lol:
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes