Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por armlock » 10 Fev 2019 22:35

Filipe escreveu:
10 Fev 2019 10:44
Esse palmar se nunca tinha visto.

Cara, nunca tinha pensado sobre o vício motor que pode adquirir com a luva de mão aberta. Eu costumo usar pq ela aumenta o arrasto e me obriga a fazer mais força. Mas vou começar a usar uma ou duas vezes por semana só, pra evitar o vício.

Sobre os estilos, mestre. Eu costumo só fazer crawl e peito. Na minha cabeça são os mais utilizáveis na vida real. Deixo o borboleta sempre de fora. Até pq n vejo tanta aplicabilidade dele na vida real. Qual a sua opinião sobre ele em relação ao condicionamento? Pro gás, tu acha que ele ajuda?

Qualquer palmar que permita voce ficar de dedos fechados serve bem. Nos preferiamos algo que ficasse preso por elasticos, porque depois de 8km voce ja nem lembrava mais dos dedos... Algo assim como nessa foto. O unico inconveniente que lembro era quando sem querer sua bracada batia no braco de outra pessoa vindo na direcao oposta na raia adjascente. Dependendo da velocidade, era dolorido...

Imagem

Borboleta eh um estilo com algumas caracteristicas proprias:

1) Primeiramente, depende de explosao, ja que para nada-lo propriamente voce precisa da impulsao dos dois bracos e 1 pernada simultaneamente. Se voce estiver sem energia... ja viu... no final de 2 locomotivas de borboleta, a "equipe brasileira" parecia um bando de iniciantes "se afogando"..

2) Se voce tentar fazer 2 x 1, uma bracada respirando, uma sem respirar, com a cabeca dentro d'agua, e a terceira respirando, com era o protocolo para desenvolver resistencia, voce drena a sua energia bem mais rapidamente que fazendo 3 x 1 com crawl. Isso porque em crawl voce eh muito mais balanceado na distribuicao de energia. Em borboleta as explosoes sao concentradas.

3) Borboleta fica muito mais facil para pessoas que tem boa flexibilidade nos ombros. Voce precisa ficar com os cotovelos sempre mais altos que o resto do braco...ambos cotovelos simultaneamente... Tem muita gente com pouca flexibilidade de ombros que comeca a nadar borboleta com os bracos quase retos. O que na verdade cansa mais (pensa no momento (fisica 101) necessario para mover uma distancia de alavanca mais comprida ao inves de uma alavanca mais curta). Voce pode fazer exercicios de flexibilidade com corda onde voce segura um pedaco de barbante de um tamanho que te permita pega-lo com as duas maos na frente do corpo, e passar por cima da cabeca ate traze-lo para as costas sem largar o barbante. Vais sentir os ombros se "contorcendo" para permitir... quando comecar a ficar facil, apos algumas semanas, voce da um no no barbante, o que diminui o tamanho alguns milimetros.. e continua fazendo o condicionamento... apos alguns meses, voce vai ter diminuido consideravelmente o comprimento do barbante e aumentado substancialmente a flexibilidade dos ombros e alongamento do peitoral. O que facilitara enormemente nadar borboleta se cansando menos. Tinha alguns nadadores, acho que o Ricardo Roffman e o Romulo Arantes, que seguravam uma mao na outra na frente do corpo e as levavam ate as costas por cima da cabeca...

Se eu acho que deves nadar borboleta? Depende de voce.... Nao eh necessario para ganhar resistencia cardio vascular. Mas se voce precisar fazer um treino mais curto, coloque borboleta no meio que voce deve obter o mesmo resultado que precisaria de mais tempo usando crawl. E tambem serve como medidor dos seus ganhos.. fazer algumas series de borboleta a cada X semanas te permitira comparar seu folego a medida que o tempo vai passando. Me lembro e comento ate hoje com minha familia, que o meu ponto alto de satisfacao foi num dos ultimos treinos que fiz antes de parar de vez, num sabado de manha. Era uma serie de 20 tiros de 100m de borboleta a cada 1:30min (ou 1:20?). La pelo decimo quinto eu estava nos 75 m, meio que vigiando os colegas nas raias dos lados (todo mundo competia o tempo todo durante os treinos), e me dei conta que nao estava nem um pouco cansado... foi uma realizacao momentanea que ficou comigo o resto da vida, como uma das minhas maiores satisfacoes.

Nado de peito eh mais complicado para ganhar resistencia cardio vascular, porque usar bloqueio eh meio estranho. Mas em compensacao, posso te dizer que para homens, eh o estilo que acho que da o melhor fisico em termos de upper-body. Mais que borboleta. Eu nadava crawl e borboleta mas a minha pernada de peito era muito ruim. Entao depende do que voce quer conseguir com o treino.

Boa sorte.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

OG-Kush
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1555
Registrado em: 24 Fev 2016 13:43
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por OG-Kush » 11 Fev 2019 02:15

armlock escreveu:
09 Fev 2019 01:54
Mais um voto para natação...

Como ja havia contado, antes de eu começar a lutar eu era nadador competitivo e treinava junto com o pessoal que compunha boa parte da seleção brasileira no inicio dos anos 70 (eu não era bom o suficiente para qualificar, no máximo fui reserva em uma ou outra ocasião, mas o treino era o mesmo). Nos treinávamos em torno de 6Km as 5:30 de manha e mais 8Km as 6:00 da tarde diariamente incluindo sábado de manha. Alem disso corríamos e fazia-mos peso (voltado para natação).

O resultado foi que quando passei a lutar no Carlson, e depois no Rolls, era praticamente impossível eu ficar cansado. Eu realmente era adepto a estratégia de me defender ate o oponente se cansar para depois inverter o jogo. E quando maior o numero de rolas dados no treino, mais fácil ia ficando para mim, ja que pouco sentia o passar do tempo e o meu ritmo nao diminuia.

Eu tenho certeza que dos anos 60/70 para ca, os tipos de treino de natação devem ter evoluído bastante, e estou por fora dos métodos atuais. Mas na minha época, no inicio do ano, fora de estação, quando estávamos fazendo treinamento de fundo (longo) para ganhar resistencia, o mais comum eram as chamadas locomotivas. Voce nada sem parar 25m rápido, 25 lento, 50 rápido, 50 lento, 75 rápido, 75 lento, 100 rápido, 100 lento, e dai repete e começa a descer, 100 rápido, 100 lento, 75 rápido, 75 lento, 50 rápido, 50 lento, 25 rápido, 25 lento. Fazendo uma locomotiva de 100m completa, voce nada 1000 metros. Podia-se fazer locomotivas de nado livre ou de borboleta, que realmente matavam a gente.

Os metros considerados "rápidos" são tiros, e os "lentos" são apenas voce nadando em ritmo normal para desacelerar o coração. Obviamente quanto mais em forma voce estiver, menos recuperação voce necessitara.O importante da locomotiva, eh realmente voce nao parar depois do tiro de velocidade, mas forcar seu corpo e o coração a se recuperar enquanto continuam trabalhando. No final de 2 meses nos ficávamos impressionados como nada mais nos cansava.

Quando fizer treinamento de resistencia, faca sempre respiração bilateral. Uma respirada, 3 braçadas, respirada do outro lado. Isso nao so forca voce a trabalhar com menos oxigênio mas também serve para eliminar desequilíbrios e vícios de postura enquanto nadando, dando mais simetria. Depois passe para bilateral de 5 braçadas.

Enfim, como disse, nao sei como as técnicas atuais são, mas garanto que o pessoal daqui que esta tentando ganhar resistencia, se beneficiara muito com as velhas e boas "locomotivas"...

Boa sorte e bom treino!
Fala Armlock, muito bom esse seu relato sobre a natação. Acho admirável essa força que vc tinha para nadar 6km de manhã e 8 km no fim da tarde. é insano, fico cansado só de pensar kkkkk

Vou colocar em prática esse treino locomotiva, bem interessante. Depois passo aqui para falar como foi. Nos últimos anos, estou nadando por conta própria. É bom variar o treinamento. Se vc puder compartilhar outros tipos de treinamento com a galera, esse tópico vai ficar ainda melhor.

Recentemente fiz a mudança de uma piscina de 25 metros para uma piscina olímpica. Isso deu um gás a mais. Estou achando bem melhor nadar na piscina grande. No caso da locomotiva, vc recomenda desacelerar no meio da piscina quando estiver na série de 25 e 75? ou tem que adaptar na piscina olímpica (50 rápido, 50 lento, 100 rápido, 100 lento, 150 rápido, 150 lento)?

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por armlock » 11 Fev 2019 13:56

OG-Kush escreveu:
11 Fev 2019 02:15
Fala Armlock, muito bom esse seu relato sobre a natação. Acho admirável essa força que vc tinha para nadar 6km de manhã e 8 km no fim da tarde. é insano, fico cansado só de pensar kkkkk

Vou colocar em prática esse treino locomotiva, bem interessante. Depois passo aqui para falar como foi. Nos últimos anos, estou nadando por conta própria. É bom variar o treinamento. Se vc puder compartilhar outros tipos de treinamento com a galera, esse tópico vai ficar ainda melhor.

Recentemente fiz a mudança de uma piscina de 25 metros para uma piscina olímpica. Isso deu um gás a mais. Estou achando bem melhor nadar na piscina grande. No caso da locomotiva, vc recomenda desacelerar no meio da piscina quando estiver na série de 25 e 75? ou tem que adaptar na piscina olímpica (50 rápido, 50 lento, 100 rápido, 100 lento, 150 rápido, 150 lento)?
OG-Kush,

Essas distancias eram durante o treinamento de resistencia no inicio do ano.. a medida que os meses de competicao se aproximavam, as distancias diminuiam um pouco para ate 4/5km de manha e entre 4/6 km a tarde e o foco mudava para velocidade. Mas eu e outros tinhamos a "estranha" caracteristica de conseguir pegar no sono em qualquer lugar a qualquer hora do dia. Era so fechar os olhos e em minutos eu estava dormindo. Wonder why.... :rolleyes: Teve um nadador que ate dormiu em pe encostado no poste de luz da piscina e quase caiu.

Faca a progressao colocando ou removendo 25 metros por vez. Na locomotiva voce desacelerava no meio da piscina, sem maiores problemas. Em geral piscinas olimpicas tem drenos e ralos no chao no meio da piscina, usados para limpeza que marcavam a distancia certa. De uma olhada na sua, mas as chances sao que haja alguma forma de identificar o meio... Caso contrario voce pode usar referencias na borda. As vezes as raias tambem tem um pequeno intervalo de cor diferente no meio do comprimento, para ser referencia para os nadadores.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5429
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Tubarao Floripa » 02 Set 2019 19:42

Deadlift escreveu:
08 Fev 2019 22:35
Gosto demais de nadar, mas hoje tô sem tempo.

Agora tem uma coisa que me deixa puto demais: eu não flutuo. É me jogar na água, pareço um tijolo. Consigo nadar, mas é me esforçando pra ir pra frente e ainda mais pra permanecer com as pernas flutuando. E olhe que conheço bem a parte técnica. Devido a isso, sinto que faço, no mínimo, o dobro de esforço de uma pessoa que flutue naturalmente.

Vários professores já analisaram pra ver se era erro técnico, mas, infelizmente, é dificuldade natural mesmo.
Quem é mais "sarado" ou tem os quadris mais "secos" tem mais dificuldade mesmo. O corpo fica mais denso que a água e afunda :blow:

Tem que bater mais as pernas e dar mais giros no braço. Meus alunos com essa dificuldade treinavam com pé de pato ou as vezes até espaguete em baixo da cintura. Com o tempo iam corrigindo a postura, a técnica e largavam os acessórios. Cada um no seu tempo próprio :punk:

Imagem

Imagem
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5429
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Tubarao Floripa » 02 Set 2019 19:46

armlock escreveu:
09 Fev 2019 01:54
Mais um voto para natação...

Como ja havia contado, antes de eu começar a lutar eu era nadador competitivo e treinava junto com o pessoal que compunha boa parte da seleção brasileira no inicio dos anos 70 (eu não era bom o suficiente para qualificar, no máximo fui reserva em uma ou outra ocasião, mas o treino era o mesmo). Nos treinávamos em torno de 6Km as 5:30 de manha e mais 8Km as 6:00 da tarde diariamente incluindo sábado de manha. Alem disso corríamos e fazia-mos peso (voltado para natação).

O resultado foi que quando passei a lutar no Carlson, e depois no Rolls, era praticamente impossível eu ficar cansado. Eu realmente era adepto a estratégia de me defender ate o oponente se cansar para depois inverter o jogo. E quando maior o numero de rolas dados no treino, mais fácil ia ficando para mim, ja que pouco sentia o passar do tempo e o meu ritmo nao diminuia.

Eu tenho certeza que dos anos 60/70 para ca, os tipos de treino de natação devem ter evoluído bastante, e estou por fora dos métodos atuais. Mas na minha época, no inicio do ano, fora de estação, quando estávamos fazendo treinamento de fundo (longo) para ganhar resistencia, o mais comum eram as chamadas locomotivas. Voce nada sem parar 25m rápido, 25 lento, 50 rápido, 50 lento, 75 rápido, 75 lento, 100 rápido, 100 lento, e dai repete e começa a descer, 100 rápido, 100 lento, 75 rápido, 75 lento, 50 rápido, 50 lento, 25 rápido, 25 lento. Fazendo uma locomotiva de 100m completa, voce nada 1000 metros. Podia-se fazer locomotivas de nado livre ou de borboleta, que realmente matavam a gente.

Os metros considerados "rápidos" são tiros, e os "lentos" são apenas voce nadando em ritmo normal para desacelerar o coração. Obviamente quanto mais em forma voce estiver, menos recuperação voce necessitara.O importante da locomotiva, eh realmente voce nao parar depois do tiro de velocidade, mas forcar seu corpo e o coração a se recuperar enquanto continuam trabalhando. No final de 2 meses nos ficávamos impressionados como nada mais nos cansava.

Quando fizer treinamento de resistencia, faca sempre respiração bilateral. Uma respirada, 3 braçadas, respirada do outro lado. Isso nao so forca voce a trabalhar com menos oxigênio mas também serve para eliminar desequilíbrios e vícios de postura enquanto nadando, dando mais simetria. Depois passe para bilateral de 5 braçadas.

Enfim, como disse, nao sei como as técnicas atuais são, mas garanto que o pessoal daqui que esta tentando ganhar resistencia, se beneficiara muito com as velhas e boas "locomotivas"...

Boa sorte e bom treino!
Excelente colocações. :ymapplause:

Ainda se usam sim baterias como essa "locomotiva". Com meus alunos eu periodizava. Dia de tiros, dia de treino longo (500m) e dia de treino mesclado, onde usava método semelhante. Meus alunos não gostavam muito porque era sofrido, mas eu sim :evil:

Sempre voltavam porque o resultado pro gás e queima de calorias eram visíveis :-B
Editado pela última vez por Tubarao Floripa em 02 Set 2019 19:58, em um total de 1 vez.
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5429
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Tubarao Floripa » 02 Set 2019 19:57

Filipe escreveu:
09 Fev 2019 15:56
Muito interessante esse método de treino locomotiva. Vou por em prática.

Eu ultimamente tenho utilizado luva de natação e o paraquedas amarrado na cintura pra dar mais resistência. Confesso que ainda n estou sentindo evolução no meu condicionamento, mas vou continuar pra ver se o corpo se adapta. Tou ficando velho e as respostas tem ficado cada vez mais lentas kkk.

Minha médica já disse pra eu dar uma desacelerada, mas é foda. A cabeça n deixa.
Tô com o colega, essa luva de natação é mais pra enfeite que pra efeitos práticos :))
Claro, se a pessoa se sente bem que continue usando, o importante é ir treinar e curti :punk:

Já os Para-Quedas são minha paixão! Treino com eles e dou aulas usando eles. Uso muito com alunos que gostam de fazer travessias mas NÃO treinam no mar (tem louco pra tudo), pois se o cara não consegue fazer 1.000m com para-quedas grande é porque não está preparado pra vencer ondas e correntezas.

Eu gosto de dar tiros de 25m com para-quedas porque deixam os braços mais explosivos, venci 2 lutas de muay-thai esse ano graças ao gás que ganhei. Consegui sustentar os ataques intensos por mais tempo, coisa que não ganhei na corrida e no funcional :fear:

Imagem

Sugestão de treino

1-faça um aquecimento de 200m livres, variando nado peito, crawl e costas.

2- Dê 5 tiros de 25m com para-quedas, com descanso de 2 minutos.

3- Depois dê mais 5 tiros sem para-quedas, parece que você vai sair voando, mal vai precisar respirar.

Teoria: Isso acontece porque com o para-quedas você exigirá mais força de seus músuculos, então eles receberão mais sangue e oxigênio! O intervalo de 2 minutos é o suficiente pra você recuperar o fôlego sem deixar o corpo esfriar. Quando você tirar os para-quedas seus músculos ainda estarão tonificados ao máximo, seu corpo vai achar que você ainda está com a resistência extra, e sua braçada sairá mais explosiva.

É uma delícia, vai se sentir um torpedo. Faz e me conta :))
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes