Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5428
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Tubarao Floripa » 25 Nov 2018 20:50

Imagem

Influência da Natação no MMA e no Boxe
Por Thiago Lapolli – Educação Física CLARETIANO.


Quem acompanha o treino de atletas de MMA e Boxe já deve ter percebido que muitos praticam natação, porém são raras no Brasil pesquisas sobre a influência desse esporte na preparação dos lutadores. Há apenas alguns estudos sendo desenvolvidos no exterior através de conhecimentos empíricos de grandes treinadores.

Se entrarmos no Facebook de Roy Nelson (campeão peso-pesado de MMA) não encontraremos muitos vídeos seus correndo, mas há muitos praticando natação. Isso provavelmente se deve ao fato de ser um lutador muito pesado e uma corrida sobrecarregaria seu corpo. Segundo artigo do fisioterapeuta esportivo Evaldo Bosio Filho, 2016, na piscina o atleta pode praticar um exercício aeróbio flutuando na água, sem sobrecargas às articulações do joelho, quadris e coluna. Provavelmente os treinadores do Peso-Pesado têm esse conhecimento e garantem que ele ganhe resistência de forma segura.

Outro exemplo muito conhecido no MMA são os irmãos Nick e Nate Diaz, que são praticantes de triatlo e respeitados pelo condicionamento físico descomunal. Lutam todos os três rounds de cinco minutos como se fosse o primeiro. E por meio dessa qualidade já ganharam várias lutas por manterem pressão constante até que o adversário sucumba. Segundo estudo de MATIAS & OLIVEIRA, 2017, a natação melhora a função pulmonar e amplia a capacidade cardiorrespiratória, sendo eficiente inclusive no tratamento de patologias respiratórias como a asma. Isso ocorre porque, quando mergulhamos, a nossa caixa torácica sofre pressão do meio líquido e também expiramos contra a resistência da água. Esses esforços fazem nosso organismo se adaptar e criar resistência cardiorrespiratória.

Imagem
Floyd Mayweather aderiu à natação para manter seu bom condicionamento (foto canal Boxing Ego)

Mas se formos pensar especificamente nos socos, o fato da natação usar os braços condiciona melhor quem usa o Boxe para lutar? Os músculos dos braços ficam mais oxigenados? Faltam teses para provar cientificamente essa teoria, mas por enquanto a experiência empírica de treinadores internacionais de Boxe mostra que sim!

Segundo IVANOV, 2015, hoje a natação é uma parte indispensável do treinamento dos boxeadores de alto nível. Os campeões Wladimir Klitschko e Vasyl Lomachenko sempre nadaram muito em seus programas de resistência e agilidade para os braços. E o veterano Floyd Mayweather aprendeu a nadar para que a piscina fizesse parte de seu treinamento cardiovascular e prolongasse sua carreira. Outrossim, mudança do ambiente de treino e o fato de aprender um esporte novo mantêm o veterano motivado após muitos anos competindo. Segundo DAVIES, 2010, o treinador Alex Ariza sempre utilizou a natação no treinamento dos campeões Manny Pacquiao e Amir Khan. Gostava também de deixá-los nadar em mar aberto, fora do ambiente confortável da piscina, para simular a situação de lutar sozinho no ringue contra o adversário. Conclui-se, então, que a natação já é usada há tempos por campeões de MMA e Boxe para fortalecer tanto o corpo como a mente.

Spoiler:
Galera, essa foi minha primeira publicação como formando de Educação Física. :wub:
A produção técnica foi reconhecida pela faculdade e publicada no site do grande Oriosvaldo Costa. ^:)^
Quem curtiu o tema favor acessar o link rapidinho e dar uma curtida no rodapé do artigo, para apoiar o site que deu espaço a esse estudo. :hi:

https://zonadoesporte.com.br/influencia ... e-no-boxe/
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por terroso » 26 Nov 2018 14:47

Parabéns Zarbon pela formação !

Tinha lido que a natação faz muito bem ao corpo, quem tem oportunidade para fazer é uma boa pedida. Fiz quando eu tinha uns 7 ou 8 anos (sim, faz muito tempo), sempre quis voltar a nadar mas sempre acontecia um imprevisto e acabava não voltando...

OG-Kush
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1555
Registrado em: 24 Fev 2016 13:43
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por OG-Kush » 07 Fev 2019 14:14

Muito bom. Natação, sem dúvidas, é muito melhor que a corrida.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Tartaruga » 07 Fev 2019 16:56

O foda é que tá ficando cada vez mais raro piscina aquecida, no Brasil. E onde tem, é preciso dividir com um monte de mundiça, disponibilizar uma piscina pra um ou outro atleta apenas, custa caro.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Currador do Futuro » 08 Fev 2019 11:53

Nadar é muito foda, primeira vez que nadei fiz 300m e pensei que ia morrer
:offtopic:

OG-Kush
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1555
Registrado em: 24 Fev 2016 13:43
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por OG-Kush » 08 Fev 2019 12:20

Recentemente fiz a mudança de uma piscina de 25 metros para 50 metros. A diferença é brutal. Estou achando muito melhor nadar na olímpica.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por RicardoBJJ » 08 Fev 2019 12:47

Currador do Futuro escreveu:
08 Fev 2019 11:53
Nadar é muito foda, primeira vez que nadei fiz 300m e pensei que ia morrer
300???? na primeira nadada? :-t :-t
Imagem

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Currador do Futuro » 08 Fev 2019 17:19

Eu já sabia nadar, aí fui nadar numa semi-olimpica e nadei 300m. Mas foi 100m se parar e depois picados de 50m. Eu pensei que ia morrer qdo parei, fiquei branco, boca seca, pernas trêmulas e um nível de exaustão que foi até o dia seguinte
:offtopic:

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por minhoca » 08 Fev 2019 18:52

Parabéns, natação é boa demais pra tudo, é o melhor esporte para condicionamento físico e emagrecer

Deadlift
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por Deadlift » 08 Fev 2019 22:35

Gosto demais de nadar, mas hoje tô sem tempo.

Agora tem uma coisa que me deixa puto demais: eu não flutuo. É me jogar na água, pareço um tijolo. Consigo nadar, mas é me esforçando pra ir pra frente e ainda mais pra permanecer com as pernas flutuando. E olhe que conheço bem a parte técnica. Devido a isso, sinto que faço, no mínimo, o dobro de esforço de uma pessoa que flutue naturalmente.

Vários professores já analisaram pra ver se era erro técnico, mas, infelizmente, é dificuldade natural mesmo.

OG-Kush
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1555
Registrado em: 24 Fev 2016 13:43
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por OG-Kush » 08 Fev 2019 23:27

minhoca escreveu:
08 Fev 2019 18:52
Parabéns, natação é boa demais pra tudo, é o melhor esporte para condicionamento físico e emagrecer
Fato, estou nadando 4 vezes por semana, na média 10Km por semana, tem dia que nado 3km, tem dia que nado 2km. Ajuda bastante para secar.

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por armlock » 09 Fev 2019 01:54

Mais um voto para natação...

Como ja havia contado, antes de eu começar a lutar eu era nadador competitivo e treinava junto com o pessoal que compunha boa parte da seleção brasileira no inicio dos anos 70 (eu não era bom o suficiente para qualificar, no máximo fui reserva em uma ou outra ocasião, mas o treino era o mesmo). Nos treinávamos em torno de 6Km as 5:30 de manha e mais 8Km as 6:00 da tarde diariamente incluindo sábado de manha. Alem disso corríamos e fazia-mos peso (voltado para natação).

O resultado foi que quando passei a lutar no Carlson, e depois no Rolls, era praticamente impossível eu ficar cansado. Eu realmente era adepto a estratégia de me defender ate o oponente se cansar para depois inverter o jogo. E quando maior o numero de rolas dados no treino, mais fácil ia ficando para mim, ja que pouco sentia o passar do tempo e o meu ritmo nao diminuia.

Eu tenho certeza que dos anos 60/70 para ca, os tipos de treino de natação devem ter evoluído bastante, e estou por fora dos métodos atuais. Mas na minha época, no inicio do ano, fora de estação, quando estávamos fazendo treinamento de fundo (longo) para ganhar resistencia, o mais comum eram as chamadas locomotivas. Voce nada sem parar 25m rápido, 25 lento, 50 rápido, 50 lento, 75 rápido, 75 lento, 100 rápido, 100 lento, e dai repete e começa a descer, 100 rápido, 100 lento, 75 rápido, 75 lento, 50 rápido, 50 lento, 25 rápido, 25 lento. Fazendo uma locomotiva de 100m completa, voce nada 1000 metros. Podia-se fazer locomotivas de nado livre ou de borboleta, que realmente matavam a gente.

Os metros considerados "rápidos" são tiros, e os "lentos" são apenas voce nadando em ritmo normal para desacelerar o coração. Obviamente quanto mais em forma voce estiver, menos recuperação voce necessitara.O importante da locomotiva, eh realmente voce nao parar depois do tiro de velocidade, mas forcar seu corpo e o coração a se recuperar enquanto continuam trabalhando. No final de 2 meses nos ficávamos impressionados como nada mais nos cansava.

Quando fizer treinamento de resistencia, faca sempre respiração bilateral. Uma respirada, 3 braçadas, respirada do outro lado. Isso nao so forca voce a trabalhar com menos oxigênio mas também serve para eliminar desequilíbrios e vícios de postura enquanto nadando, dando mais simetria. Depois passe para bilateral de 5 braçadas.

Enfim, como disse, nao sei como as técnicas atuais são, mas garanto que o pessoal daqui que esta tentando ganhar resistencia, se beneficiara muito com as velhas e boas "locomotivas"...

Boa sorte e bom treino!
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por armlock » 09 Fev 2019 20:31

Filipe escreveu:
09 Fev 2019 15:56
Muito interessante esse método de treino locomotiva. Vou por em prática.

Eu ultimamente tenho utilizado luva de natação e o paraquedas amarrado na cintura pra dar mais resistência. Confesso que ainda n estou sentindo evolução no meu condicionamento, mas vou continuar pra ver se o corpo se adapta. Tou ficando velho e as respostas tem ficado cada vez mais lentas kkk.

Minha médica já disse pra eu dar uma desacelerada, mas é foda. A cabeça n deixa.
Dois comentarios...

Primeiro, sem saber exatamente o que voce esta usando.. e se estudos mudaram as recomendacoes.. mas se realmente eh luva feito essa imagem, ninguem usava por criar o mau habito de nadar de dedo aberto...memoria muscular.... obviamente se voce so nada para exercicio, provavelmente nao faz diferenca... mas voce vai abrir os dedos quando estiver sem...

Imagem

Se usava palmar...preso no pulso e em 1 dedo. Mantendo forma com mao fechada. Era importante.

Imagem


Segundo - paraquedas: Na minha epoca nao existia isso, o que se usava era camera de bicicleta inflada amarada nos pes... o que causava uma baita resistencia para treinar so braco... Voce treinava a musculatura de forma que ao tirar a resistencia o seu ritmo de bracadas aumentava barbaramente. Mas ai voce precisa ver o que voce quer acomplish mais rapido... Obviamente, aumenta a resistencia tambem, mas nao era a meta.

Se for para aumentar resistencia cardiovascular, nao havia nada mais rapido que aumentar o bloqueio respiratorio, ou seja, o numero de bracadas sem respirar (de forma continua - nao adianta fazer algumas e depois ficar respirando a cada bracada por exaustao). Basta ver o que faz o seu coracao disparar. Se voce nunca fez e comecar a nadar com bloqueio (3 por 1, 5 por 1 etc) voce vai possivelmente sentir o coracao na garganta depois dos primeiros 100 metros. Quando acostumar, aumenta....

A ideia era voce sempre trabalhar o corpo com pouco oxigenio. A mesma coisa que treinar em montanhas para depois competir no nivel do mar.

ps: O acima eh baseado na minha experiencia pessoal e como disse, pode-se ter tecnicas melhores atualmente baseadas em estudos. Tudo isso era muito empirico na epoca. Mas funcionava.
Editado pela última vez por armlock em 09 Fev 2019 20:34, em um total de 3 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por armlock » 09 Fev 2019 20:33

duplicado
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

carodrigues
Mensagens: 962
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: Influência da Natação no MMA e no Boxe.

Mensagem por carodrigues » 10 Fev 2019 21:44

Filipe escreveu:
10 Fev 2019 10:44
Esse palmar se nunca tinha visto.

Cara, nunca tinha pensado sobre o vício motor que pode adquirir com a luva de mão aberta. Eu costumo usar pq ela aumenta o arrasto e me obriga a fazer mais força. Mas vou começar a usar uma ou duas vezes por semana só, pra evitar o vício.

Sobre os estilos, mestre. Eu costumo só fazer crawl e peito. Na minha cabeça são os mais utilizáveis na vida real. Deixo o borboleta sempre de fora. Até pq n vejo tanta aplicabilidade dele na vida real. Qual a sua opinião sobre ele em relação ao condicionamento? Pro gás, tu acha que ele ajuda?
Palmar é excelente pra trabalho de força, antigamente era um retângulo de plástico preso com extensor, mas hoje tem de vários tipos e tamanhos. Se tiver ombro lesionado não compre um muito grande, pois pode piorar a lesão.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes