Beber líquidos durante as refeições engorda?

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por renatomp » 16 Set 2014 11:31

O hábito de ingerir líquidos nas refeições é muito comum, porém todos já ouviram dizer que isso é errado porque engorda, nos faz comer em maior quantidade, a barriga incha ou ainda atrapalha a digestão. Entenda um pouco mais sobre esse assunto e saiba como se comportar na hora de realizar as refeições:


Qual melhor momento de ingerir líquidos?
Os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quando optar por ingeri-los nas refeições é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.

Ingerir líquidos nas refeições engorda?
O líquido ingerido na refeição não engorda, porém dilata o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal.
É importante não criar o hábito de ingerir líquidos sempre nas refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação o que irá torna-lo mais elástico. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e você pode acabar consumindo mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Por que devemos evitar líquidos nas refeições?
Durante a digestão dos alimentos precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, entre outros.

Se optar por ingerir líquidos, qual dar preferência?
Se desejar beber líquidos durante a refeição, dê preferência aos sucos naturais feito com frutas ácidas como abacaxi, limão, morango, kiwi, já que não irão trabalhar a favor do suco gástrico no estômago, não interferindo na absorção dos alimentos. A água também é uma boa escolha, pois ajuda na hidratação e não aumenta o valor calórico da refeição.
É importante ressaltar que refrigerantes e água gaseificadas são mais prejudiciais, pois o gás presente nessas bebidas dilata ainda mais o estômago, prejudicando a digestão e criando uma falsa sensação de saciedade, fazendo com que a fome apareça mais rapidamente, e podendo levar a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Como manter o corpo hidratado sem ingerir líquidos nas refeições?
Muitas pessoas sentem necessidade de ingerir líquidos durante as refeições quando a hidratação durante o dia está baixa e somente se lembram de tomar algo na hora da refeição. É importante lembrar que a recomendação de água é de 6 a 8 copos de 200 ml e essa deve ser feita preferencialmente nos intervalos entre as refeições!
Alimentos ricos em água, geralmente frutas e legumes como abacaxi, abobrinha, alface, laranja, tomate, mamão, melancia, melão, uva, chuchu fazem parte de nossas refeições, portanto é impossível realizar uma refeição sem ingerir líquidos, a preocupação sempre deve ser em não consumir líquidos em grande volume.

Portanto, é importante evitar a ingestão de líquidos durante a refeição, e caso ocorra, não deverá exceder um copo pequeno, e que preferencialmente seja água ou suco de frutas ácidas. E lembre-se sempre tenha foco na hidratação ao longo do dia.

Andréia Manetti Previero
Nutricionista do Dieta e Saúde
CRN 34975/P

Fonte: http://www.dietaesaude.com.br/temas/ali ... es-engorda
=====================================================================

Achei interessante o assunto, comecei pesquisando sobre os benefícios da água e cheguei nesta informação. Resolvi compartilhar com vocês.
Imagem

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por BrunoJJ » 18 Set 2014 23:51

Eu comia sempre com uns 2 copos de alguma bebida, mas ai minha nutricionista cortou meu barato.

No começo eu tomava uns goles num copo de 200ml mas depois acostumei e parei de beber na hora do almoço, jantar.
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por renatomp » 19 Set 2014 07:20

tbm estou me reeducando...vigio pra não tomar nada durante as refeições.
Imagem

Avatar do usuário
DOSTRY
Mensagens: 11692
Registrado em: 15 Jun 2014 00:44
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por DOSTRY » 03 Out 2014 13:07

eu sempre me atentei pra isso, mas nunca soube explicar o pq. rs..

Vou tentar me policiar mais, pois tem alguns alimentos que necessitam de um acompanhamento liquido, exemplo pizza e lanches, pedem uma coca cola gelada... É isso que ferra minha dieta kkkkkkkkk

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por renatomp » 03 Out 2014 13:09

kkkkkkkkkkkkkk, verdade.
Eu tenho me policiado e tem dado resultado, me sinto melhor, mais saciado pós refeição.
Imagem

hnm
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Nov 2014 16:54
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por hnm » 04 Nov 2014 09:13

Preciso ganhar peso... alguma dica rápida?

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por Birita » 04 Nov 2014 12:04

beber água durante as refeições!

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por ska4fun » 06 Nov 2014 19:24

Engordar não engorda não, mas pode dilatar o estômago e prejudicar a digestão de proteínas, caso haja aumento no ph estomacal.
hnm escreveu:Preciso ganhar peso... alguma dica rápida?
Carboidratos, o único jeito de se ganhar peso rápido. Algo tipo 50%carb-25-gordura-25prot.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
bacana
Mensagens: 693
Registrado em: 28 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por bacana » 18 Nov 2014 08:48

Já faz um tempo que me acostumei a não ingerir líquidos nas refeições. No começo é ruim, mas depois acostuma.
Me sinto "mais leve" após as refeições.

Avatar do usuário
DOSTRY
Mensagens: 11692
Registrado em: 15 Jun 2014 00:44
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por DOSTRY » 20 Nov 2014 11:27

Eu tenho seguido essa regra e é de boa... no começo estranha mas depois vai de boa.

Avatar do usuário
bicolor
Mensagens: 1240
Registrado em: 23 Out 2014 11:38
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por bicolor » 25 Nov 2014 16:32

Eu comia bebendo no mínimo 300ml de liquido, tive refluxo, e agora anda de liquidos durante as refeições, apenas 2 horas depois.

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7935
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por Turbo » 27 Nov 2014 23:34

ja tentei e consegui durante um tempo, mas depois acabei deixando para la.
Gracas a esse topico vou tentar novamente
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

opala-azul
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Nov 2014 22:48
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por opala-azul » 10 Dez 2014 16:59

Sou totalmente contra refeição sólida e líquida ao mesmo tempo.

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6954
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Beber líquidos durante as refeições engorda?

Mensagem por Masteron » 22 Dez 2014 15:53

Depende de cada um .
Eu tomo uns 500 ml de coca zero no meu almoço ( que é bruto , como uns 400g de carne de uma vez ) , e nunca tive problemas.
Eu acho até bom que me incha e deixa minha digestão mais lenta, assim sustenta bem mais tempo sem fome , e nao preciso ficar petiscando porcaria , fico sem comer até a hora do jantar. ( o que é prático e eficaz )
Nao vale essa historinha que agua dilui o suco gástrico, mesmo pq uma grande quantidade da comida que comemos é agua ... salada entao, lotado de agua. se fosse assim nao poderia comer salada junto com a comida. alem do que agua absorve rapidinho, enquanto a digestão dura até 12h . E o shake de whey com aveia , voce deve comer puro entao porque a agua do shake ( ou o leite ) vai diluir o suco gastrico e atrapalhar a digestão ?
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes